ELMS 2016 – Silly Season, classe LMGTE

ELMS_Paul-Ricard_Race-60
Christina Nielsen será o novo reforço da Formula Racing na defesa de título na classe LMGTE do European Le Mans Series em 2016

RIO DE JANEIRO – Fechando as previsões de equipes do European Le Mans Series (ELMS) para a temporada 2016, chegou a hora da divisão LMGTE, que no próximo ano será a única com carros Grã-Turismo. Aqui, ao contrário do WEC, não há distinção de classes LMGTE-PRO e LMGTE-AM, mas os carros não serão ainda os modelos novos dentro do regulamento que já estará valendo no Mundial e no IMSA Weather Tech SportsCar Championship – o que deve atrair os times pela questão dos custos.

Vamos às perspectivas:

AF Corse

Sempre se pode contar com a equipe de Amato Ferrari nas competições de Endurance, ainda mais porque sobra bom equipamento nas hostes italianas. E não só com carros mas também com os pilotos que podem financiar o running de todas as seis etapas que compõem a temporada.

Previsão: 2 ou 3 carros

AT Racing

A família Talkanitsa deve voltar para uma terceira temporada no ELMS em 2016 com uma Ferrari F458 Italia GTE, em associação com a AF Corse.

Previsão: 1 carro

Formula Racing

Campeã em 2015 na classe LMGTE, a equipe de bandeira dinamarquesa vai disputar mais uma vez o ELMS de forma completa, além das 24h de Le Mans na classe LMGTE-AM. Christina Nielsen está confirmada para todo o campeonato ao lado de Johnny Laursen e Mikkel Mac Jensen num trio 100% nórdico.

Previsão: 1 carro

Beechdean Aston Martin Racing

Alex Macdowall é o primeiro piloto confirmado para 2016 após disputar duas temporadas no FIA WEC. O piloto britânico deve ter a companhia de mais dois conterrâneos com um Vantage V8 representando a Aston Martin num esquema semi-oficial de fábrica.

Previsão: 1 carro

Crubilé Sport

O gentleman driver Sébastien Crubilé pode voltar com sua equipe ao ELMS a bordo de um Porsche 991 RSR.

Previsão: 1 carro

Gulf Racing UK

Mais um time de bandeira britânica que deve entrar no ELMS para mais uma temporada, embora haja planos remotos de disputar o WEC na classe LMGTE-AM. Roald Goethe, por questões de orçamento, pode trazer seu Aston Martin Vantage GTE para se juntar ao Porsche 991 RSR que disputou todo o campeonato em 2015.

Previsão: 1 ou 2 carros

IMSA Performance

Franck Rava e Raymond Narac têm pretensão de voltar ao ELMS com um Porsche 991 RSR, desde que consigam fechar o orçamento para toda a temporada do Europeu e garantir uma vaga nas 24h de Le Mans de 2016.

Previsão: 1 carro ou não devem participar

JMW Motorsport

A escuderia de Jim McWhiter deve vir mais uma vez no ELMS com sua Ferrari F458 Italia GTE, pretendendo também uma vaga em Sarthe na classe LMGTE-AM.

Previsão: 1 carro

Kessel Racing

Ronnie Kessel pode voltar em 2016 ao ELMS com uma Ferrari F458 Italia GTE, podendo alinhar um segundo carro eventualmente se houver interessados e patrocinadores.

Previsão: 1 ou 2 carros

Larbre Competition

Pouco provável que Jack Lecomte faça uma aparição no ELMS com um Chevrolet Corvette C7-R, ainda mais porque a equipe francesa não terá um carro na LMGTE-PRO em 2016 no WEC, tendo que concentrar esforços na LMGTE-AM. Dificilmente fecharão o orçamento para se dividir em duas equipes no próximo ano.

Previsão: não devem participar

ProSpeed Competition/Team AAI

Rudi Penders confirmou que a equipe belga estará novamente em associação com o Team AAI para a disputa do ELMS. Só que desta vez, virão com um Corvette C7-R ao contrário do Porsche 997 RSR usado nas 24h de Le Mans. O carro foi adquirido em leasing e terá a assistência da Pratt & Miller para 2016.

Previsão: 1 carro

Proton Competition

Christian Ried deve alinhar eventualmente seu Porsche 991 RSR no ELMS na próxima temporada, mas tudo dependerá do interesse de possíveis pilotos pagantes de uma das vagas para prata/bronze, fechando o orçamento.

Previsão: 1 carro ou não devem participar

SMP Racing

Campeã mundial do WEC na classe LMGTE-AM, a SMP Racing pode voltar ao ELMS com pelo menos uma de suas Ferrari F458 Italia GTE.

Previsão: 1 carro

TDS Racing

A equipe de Xavier Combet deve subir para a LMGTE após dois anos na classe GTC com a BMW Z4 GT3, tirada de circulação pela própria montadora bávara. Os franceses ainda devem fechar questão entre o Aston Martin Vantage V8 e a Ferrari F458 GTE.

Previsão: 1 carro

Comentários