“Frosty” é campeão do V8 Supercars

&
7004736-3x2-940x627
Primeiro título: Mark “Frosty” Winterbottom é o mais novo campeão do International V8 Supercars, um dos melhores certames de Turismo do mundo

RIO DE JANEIRO – “O Rei morreu, viva o Rei”. O International V8 Supercars tem um novo campeão, pondo fim a quatro anos consecutivos de domínio de Jamie Whincup. E é um novo campeão MESMO: aos 34 anos, Mark “Frosty” Winterbottom, um dos mais conceituados pilotos da categoria de Turismo da Oceania, conquistou hoje seu primeiro título na série e, além de acabar com a sequência de títulos do rival da Red Bull Racing Australia, acabou com a hegemonia dos modelos Holden Commodore. A bordo de um Ford FG X Falcon, o piloto nascido em Doonside conquistou nove vitórias ao longo de 36 corridas disputadas este ano e merecidamente fez jus ao galardão.

A última rodada foi disputada num circuito urbano montado no Parque Olímpico de Sydney e Jamie Whincup foi, tardiamente, o grande nome do fim de semana. O piloto que ainda ostentava o numeral #1 em seu Holden venceu as duas primeiras baterias disputadas sábado, com 125 km de percurso. Em ambas, Winterbottom fez o bastante para se manter à frente do mais direto adversário, Craig Lowndes: chegou em quinto na primeira corrida e foi ao pódio na segunda. Único piloto que podia reverter o quadro favorável a “Frosty”, Craig não foi bem nas primeiras provas – foi 15º colocado na primeira e sétimo na segunda, o que praticamente fazia suas chances caírem para perto de zero.

Hoje, na prova ganha por Shane Van Gisbergen na despedida deste da Tekno Autosports, já que em 2016 ele integrará a mesma equipe de Whincup e Lowndes, Winterbottom chegou na quarta colocação e levou o caneco. Com a sexta colocação, o máximo que Lowndes pôde alcançar foi o vice-campeonato. David Reynolds fechou a temporada num excepcional 3º lugar na pontuação, seguido por SVG e Whincup, que após as rodadas de Endurance venceu pelo menos uma vez nos três eventos restantes do campeonato.

Para a próxima temporada, a Ford não prestará mais nenhuma assistência de fábrica, seja técnica ou financeira. Mesmo assim, a marca do oval azul estará representada em 2016 pela Prodrive Racing Australia, pela Super Black Racing (com assistência da Prodrive) e pelo DJR Team Penske, num total de cinco carros, podendo aumentar para seis quando se confirmar o substituto de David Reynolds na Rod Nash Racing. Holden, Volvo, Nissan e Erebus-Mercedes são os demais construtores confirmados para o ano que vem. E 24 dos 26 lugares já estão assegurados.

Classificação final do V8 Supercars 2015:

1. Mark Winterbottom (campeão) – 3246 pontos
2. Craig Lowndes – 3008
3. David Reynolds – 2910
4. Shane Van Gisbergen – 2712
5. Jamie Whincup – 2647
6. Garth Tander – 2584
7. Fabian Coulthard – 2542
8. Scott McLaughlin – 2205
9. Rick Kelly – 2154
10. James Courtney – 2135

Sobre o Autor

Rodrigo Mattar

2 Comentários

  • Rodrigo, o Frosty ja foi campeão na 2ª prova no sabado mesmo, pois como so tinham 150 pontos pelo 1ª colocação e a qualificação da 3ª prova que seria no domingo de manha nao dá pontuação e a distancia dos dois ja estava em 208 pontos,…foi o campeão e tanto que na prova do domingo estava estampado “champion” no capo dp Ford Falcon #5…. abraços.

Por Rodrigo Mattar

Reclames

Perfil

Rodrigo Mattar, carioca de 49 anos. Apaixonado por automobilismo desde os nove, é jornalista especializado em esportes a motor desde 1998. Estagiou no Jornal do Brasil e numa assessoria de comunicação antes de ingressar na Rede Globo. Em 2003, foi para o SporTV, onde foi editor dos hoje extintos programas Grid Motor e Linha de Chegada. No mesmo ano, iniciou sua trajetória como comentarista, estreando numa transmissão de uma corrida de Stock Car, realizada no saudoso Autódromo de Jacarepaguá. Há sete anos, está no Fox Sports, atuando como editor responsável do programa Fox Nitro e comentarista de diversas categorias, entre as quais Rali Dakar, Nascar, MXGP, WTCC, WRC, FIA WEC, IMSA, Fórmula E, WTCR e Superbike Series Brasil. Conduz o blog A Mil Por Hora, agora no GRANDE PRÊMIO, desde 2008.

Arquivos

Categorias

Nuvem de Tags

Twitter

Reclames

Facebook

Mais reclames