IWSC 2016 – Silly Season, classe GTD (atualizado)

twovipers
Os Dodge Viper deverão estar em ação no IMSA Weather Tech SportsCar Championship e pelo menos dois deles correrão nas 24h de Daytona

RIO DE JANEIRO – O blog trouxe há algumas semanas um panorama do IMSA Weather Tech SportsCar Championship para a temporada 2016. Mas como a gente não dorme em serviço, vamos à situação atualizada em todas as categorias confirmadas no certame estadunidense de Endurance, começando pela divisão GT Daytona (GTD).

Vamos às equipes já garantidas para 2016:

Alex Job Racing (2 carros)

O time de Alex e Holly Job foi um dos primeiros a confirmar sua inscrição para a próxima temporada, com a nova versão do Porsche 911 GT3-R. Terão dois carros em toda a temporada, um deles alinhado pelo Team Seattle. Os pilotos full season e das 24h de Daytona já foram oficializados em ambas as inscrições.

Carro #22 – Leh Keen/Cooper MacNeil/Dave MacNeil/Shane Van Gisbergen/Gunnar Jeannette
Carro #23 – Ian James/Mario Farnbacher/Alex Riberas/Wolf Henzler

Black Swan Racing (1 carro)

Também garantida desde antes do fim da última temporada, a Black Swan Racing terá um carro durante toda a temporada do IWSC para Tim Pappas e Nicky Catsburg. Patrick Long foi confirmado para a disputa das 24h de Daytona. Um quarto nome deverá ser designado antes do ROAR Before The Rolex 24, o teste coletivo de inverno.

Carro #56 – Tim Pappas/Nicky Catsburg/Patrick Long/piloto a confirmar

Park Place Motorsports (1 carro)

A equipe de Patrick Lindsey fechou questão para a temporada 2016 com o novo Porsche 911 GT3-R, mas o companheiro do texano para a temporada completa não está confirmado. Jörg Bergmeister disputará apenas as 24h de Daytona. Um outro nome adicional deve ser conhecido até o início dos testes coletivos de inverno.

Carro #73 – Patrick Lindsey/Jörg Bergmeister/pilotos a confirmar

Paul Miller Racing (1 carro)

Antiga cliente de Porsche e Audi, a Paul Miller Racing traz uma das boas novidades para a próxima temporada – o novo Lamborghini Huracán GT3. Os pilotos titulares serão Madison Snow e Bryan Sellers, com Bryce Miller disputando as provas do NAEC, começando pelas 24h de Daytona. O italiano Mirko Bortolotti, contratado da marca de Sant’Agata, foi chamado para reforçar a tripulação na abertura da temporada.

Carro #48 – Madison Snow/Bryan Sellers/Bryce Miller/Mirko Bortolotti

Change Racing (1 carro)

A equipe de Robbie Benton passa do Blancpain Super Trofeo para o IWSC com um Lamborghini Huracán na classe GTD. Os pilotos ainda não foram confirmados para a nova escuderia.

Carro #16 – pilotos a confirmar

O’Gara Motorsport (1 carro)

Outro time que vem do Blancpain Lamborghini Super Trofeo, a O’Gara Motorsport traz como grande atração a contratação dos campeões de 2015 na classe GTD, Townsend Bell e Bill Sweedler. Contudo, não se falou em pilotos suplementares para as provas do NAEC.

Carro #69 – Townsend Bell/Bill Sweedler/pilotos a confirmar

Stevenson Motorsport (2 carros)

Antiga participante da Rolex SportsCar Series e atualmente envolvida com o Continental Tire SportsCar Challenge, a Stevenson Motorsports fará sua primeira temporada na divisão GTD como a mais nova cliente da Audi. O time vai receber dois carros da nova geração do construtor alemão, mantendo para 2016 os mesmos pilotos do CTSC na última temporada.

Carro #6 – Andrew Davis/Robin Liddell/pilotos a confirmar
Carro #9 – Lawson Aschenbach/Matt Bell/pilotos a confrimar

Magnus Racing (1 carro)

O piloto-patrão John Potter fechou a mudança de fornecedor de chassis para 2016, saindo a Porsche e entrando a Audi. Ele e Andy Lally continuam a bordo para todo o campeonato. Pilotos para as provas de Endurance devem ser designados pela montadora alemã em breve.

Carro #44 – John Potter/Andy Lally/pilotos a confirmar

Turner Motorsport (2 carros)

Com a nova BMW M6 GTD, a equipe de Will Turner disputará o campeonato completo com dois carros. A equipe terá a colaboração de vários pilotos vinculados à montadora de Munique. Ashley Freiberg é a grande novidade, pelo menos para a disputa das 24h de Daytona.

Carro #96 – Bret Curtis/Jens Klingmann/Marco Wittmann/Ashley Freiberg
Carro #97 – Markus Palttala/Michael Marsal/Jesse Krohn/Maxime Martin

Scuderia Corsa (1 carro)

Giacomo Mattioli confirmou recentemente a inscrição de sua Ferrari F488 GT3 para toda a temporada do IWSC, incluindo a dinamarquesa Christina Nielsen no lote de pilotos. A equipe terá a volta do italiano Alessandro Balzan entre seus titulares em 2016. Jeff Segal e Robert Renauer estão entre os titulares nas 24h de Daytona.

Carro #063 – Christina Nielsen/Alessandro Balzan/Jeff Segal/Robert Renauer

Riley Motorsports (1 carro full season – 2 NAEC)

O time dos Dodge Viper GT3-R vai com um carro para toda a temporada e acabou de ser confirmada uma segunda inscrição, a princípio apenas para as 24h de Daytona, que deve disputar todo o campeonato do Tequila Patrón North American Endurance Cup. Ben Keating vai dar “duplo expediente” nos dois carros. O #93 terá também Gar Robinson, Eric Foss, Jeff Mosing e Damien Faulkner.

Carro #33 – Ben Keating/Jeroen Bleekemolen/Mark Miller/Dominik Farnbacher
Carro #93 – Ben Keating/Gar Robinson/Eric Foss/Jeff Mosing/Damien Faulkner

TRG-AMR (2 carros – Daytona e Sebring)

A equipe de Kevin Buckler está a princípio segura apenas para as 24h de Daytona e 12h de Sebring, mas o time sediado na Califórnia deve disputar a partir daí toda a temporada completa. A Aston Martin foi confirmada como “Official Automotive Partner” da IMSA para a próxima temporada.

Carro #007 – pilotos a confirmar
Carro #009 – pilotos a confirmar

Aston Martin Racing (1 carro – Daytona e Sebring)

O construtor britânico terá uma equipe oficialmente inscrita no início do campeonato, nas 24h de Daytona e 12h de Sebring, com um time de pilotos do FIA WEC, formado por Paul Dalla Lana, Pedro Lamy, Richie Stanaway e Mathias Lauda. A equipe deve ter apoio técnico da TRG nas duas primeiras provas do ano.

Carro #98 – Paul Dalla Lana/Pedro Lamy/Mathias Lauda/Richie Stanaway

Konrad Motorsport (1 ou 2 carros – NAEC)

O time austríaco trocou de fornecedor para 2016. Passou dos Porsche para os Lamborghini e correrá as provas do NAEC com o modelo Huracán GT3. Por enquanto, têm um carro confirmado, podendo haver um segundo até janeiro.

Carro #28 – Rolf Ineichen/Fabio Babini/Lance Willsey/Franz Konrad

Autometrics Motorsports (1 carro – NAEC)

Esta equipe deve disputar as etapas do NAEC em 2016 com pelo menos um Porsche 911 GT3-R. Três dos possíveis pilotos já estão confirmados.

Número a confirmar – Cory Friedman/Joseph Toussaint/Michael Mills/piloto a confirmar

Spirit of Race (1 carro – NAEC)

A escuderia suíça, que na verdade é assistida pela italiana AF Corse, deve disputar pelo menos as 24h de Daytona e 12h de Sebring com uma Ferrari F458 Italia GT3. A participação nas 6h de Watkins Glen e na Petit Le Mans ainda está por confirmar. Peter Ashley Mann, Raffaele Gianmaria e Matteo Cressoni são os nomes que estão garantidos para as duas primeiras provas do ano. Marco Cioci corre só em Daytona.

Carro #51 – Peter Ashley Mann/Raffaele Gianmaria/Matteo Cressoni/Marco Cioci

Lone Star Racing (1 carro – temporada parcial)

Egressa do Pirelli World Challenge, a Lone Star Racing tem planos de disputar o IWSC em temporada parcial na temporada 2016 com um Dodge Viper GT3-R. Dan Knox é até agora o único nome confirmado. Provavelmente Cameron Lawrence estará a bordo do carro, que deve participar das 24h de Daytona.

Carro #80 – Dan Knox/pilotos a confirmar

F Performance Racing (1 carro – temporada parcial)

Com Scott Pruett confirmado para participar do programa de desenvolvimento do novo Lexus RC-F GT3, a nova equipe de Paul Gentilozzi deve disputar parte do campeonato da GTD em 2016, a partir do segundo semestre. Os testes devem começar apenas em fevereiro. Sage Karam, recém-dispensado por Chip Ganassi na Fórmula Indy, deve ser um dos integrantes do time.

Carro #14 – Scott Pruett/piloto a confirmar

Comentários