O baterista

RIO DE JANEIRO – Atrevo-me a dizer que Neil Peart está entre os maiores bateristas vivos que vi em ação, se não for o maior de todos os tempos, páreo duríssimo com monstros e mitos do naipe dos saudosos Keith Moon (The Who) e John Bonham (Led Zeppelin). Em resumo: o canadense é um dos gênios das baquetas – que além de tocar uma enormidade com a categoria que Deus lhe deu, é escritor e um dos principais letristas do grupo que integra desde 1974, o Rush.

Junto a Geddy Lee e Alex Lifeson, desde o mítico disco Fly by Night, Neil entrou no lugar do hoje pouco lembrado John Rutsey e fez seu nome na história da música e do rock and roll. São 40 anos de vida musical e de estrada. Quatro décadas voam. E hoje, aos 63 anos, o músico já se considera praticamente aposentado dos palcos e das turnês. Para quem passou por duas enormes tragédias pessoais, estar na ativa por tanto tempo não deixa de ser um bálsamo.

The Professor deixará saudades nos inúmeros fãs do Rush e o legado de quem brilhou em sua especialidade com solos incríveis, contratempos e viradas inenarráveis, que entram para a história da música.

Em homenagem a Neil Peart, trago aqui no clip da semana a lendária “YYZ”, tema instrumental do não menos lendário disco Moving Pictures, gravado pelo Rush em 1981.

Comentários