Porsche confirma IMSA, WEC e 24h de Le Mans nas classes Grã-Turismo

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A Porsche estará de forma ‘oficiosa’ no WEC na classe LMGTE-PRO, confirmando um 991 RSR alinhado pela Dempsey-Proton para Richard Lietz e Michael Christensen

RIO DE JANEIRO – Mais do que uma festa para celebrar todas as conquistas de 2015 – e não foram poucas, diga-se – a Porsche aproveitou sua ‘Noite dos Campeões’ para laurear não só Ryan Dalziel como o melhor piloto não-oficial representando a marca de Weissach, por conta do ótimo desempenho do escocês no Pirelli World Challenge em 2015 e também confirmar seu programa de motorsport para 2016.

Não faltam novidades. Algumas boas, outras, nem tanto.

A do WEC todo mundo já sabe. Por conta do escândalo envolvendo o Volkswagen Auto Group, foram determinados alguns cortes pelo grupo e esses cortes atingiram momentaneamente o programa do Mundial de Endurance não só da Porsche como da Audi. Ambas as marcas, pertencentes ao VAG, perderam um carro para a disputa das 24h de Le Mans e que também disputaria as 6h de Spa-Francorchamps como preparação para Sarthe.

Apesar disso, o desenvolvimento do 919 Hybrid para 2016 já está a todo vapor. Os engenheiros não deitam nos louros do título conquistado neste ano e querem mais. Tanto que o carro rodou mais de 5.800 km em testes realizados no circuito espanhol de Motorland Aragón, em Alcañiz, com Timo Bernhard, Mark Webber, Nick Tandy e Earl Bamber. Os próximos treinos serão agora só em fevereiro, antes do carro atualizado ser apresentado no Journée Test marcado para Paul Ricard, em março do ano que vem.

Na classe LMGTE-PRO, por conta do ano sabático definido pela própria montadora até que se decida por um novo time oficial e até o desenvolvimento da nova versão do 991 RSR, a Porsche estará em caráter ‘oficioso’ na classe LMGTE-PRO com a equipe Dempsey Racing-Proton. Para fincar pé como esquema de fábrica, os pilotos já foram anunciados: o campeão mundial Richard Lietz e o dinamarquês Michael Christensen. Ambos terão o reforço de Wolf Henzler nas 24h de Le Mans. A Dempsey-Proton também terá um carro inscrito na divisão LMGTE-AM.

Entretanto, nas 24h de Le Mans, a Porsche não terá apenas este carro do Mundial na disputa da prova: os dois carros do IMSA Weather Tech SportsCar Championship deverão atravessar o Atlântico e disputar a prova da LMGTE-PRO, para reforçar o plantel de inscritos que se antevê dos melhores. Com o envolvimento maciço da Ford na estreia do seu novo carro, os alemães só aguardam a confirmação oficial do ACO em fevereiro para mandar dois 991 RSR assistidos pela CORE Autosport para Sarthe.

Estes carros já têm inclusive pilotos definidos: uma trinca será composta por Patrick Pilet/Nick Tandy/Kévin Estre e o outro bólido terá Fred Makowiecki/Jörg Bergmeister/Earl Bamber a bordo. São, aliás, praticamente as mesmas formações que deverão ser vistas em janeiro – exceção feita a Bergmeister – na disputa das tradicionais 24h de Daytona, abrindo a temporada estadunidense de corridas.

Na série IMSA, os pilotos para o ano inteiro serão Patrick Pilet e Nick Tandy no carro #911 e Fred Makowiecki comporá dupla com Earl Bamber no #912. Estre correrá como oficial de fábrica pela primeira vez nas provas do Tequila Patrón North American Endurance Cup. Michael Christensen é quem dividirá o #912 com Bamber e Mako nas provas do NAEC.

A divisão GTD verá a estreia do novo Porsche 911 GT3-R e as formações dos times que representarão a marca já estão definidas para Daytona: o carro #22 da Alex Job Racing vai com Leh Keen/Cooper MacNeil/David MacNeil/Shane Van Gisbergen/Gunnar Jeannette. O #23 do Team Seattle/Alex Job Racing apresentará Ian James/Mario Farnbacher/Wolf Henzler. Na Park Place, o carro #73 já tem dois nomes confirmados: o do patrão-piloto Patrick Lindsey e do experiente Jörg Bergmeister. E o #56 da Black Swan Racing correrá na Flórida com Tim Pappas/Nick Catsburg/Patrick Long.

Foi decidido também o destino de alguns pilotos oficiais de fábrica que ainda não tinham destino definido ou tiveram que se realocados por conta das decisões envolvendo os programas do WEC. É o caso de Patrick Long, já confirmado como o substituto de Ryan Dalziel a bordo do carro da EFFORT Racing no Pirelli World Challenge e de Jörg Bergmeister, que disputará o Super GT no Japão, na classe GT300. Nas 24h de Nürburgring, apesar de estar fora no WEC, a Manthey Racing representará a marca com dois carros e oito pilotos oficiais de fábrica. Wolf Henzler já foi confirmado na prova do Inferno Verde pela equipe Falken Motorsports.

Comentários

  • Rodrigo,

    Você tem notícias de algum Porsche Cayman participando de provas de longa duração?

    Em mais de uma oportunidade vi revistas especializadas tratando da superioridade dos Cayman em relação aos 911, especialmente pelo posicionamento central do motor, o que, segundo se acredita, teria levado a Porsche a sempre equipar os Cayman de rua com unidades menos potentes que as dos 911.

    Procede?