24h de Daytona: 54 carros confirmados

2016_WTSC_Roar_7

RIO DE JANEIRO – Finalmente a IMSA divulgou a primeira lista oficial de inscritos para a edição 2016 das 24h de Daytona. Como se previa, 54 carros estarão na lendária pista da Flórida para a abertura da temporada do Weather Tech SportsCar Championship. Mais de duzentos pilotos de 24 países – incluindo o Brasil – compõem a competitiva lista de entradas, que contará ainda com quatro representantes do sexo feminino – Katherine Legge, Sabine Schmitz, Ashley Freiberg e Christina Nielsen.

À exceção da Ferrari F488 GTE da Risi Competizione, todos os carros foram vistos no ROAR Before The Rolex 24, o treino de pré-temporada realizado há alguns dias. Serão 13 carros na classe principal – Prototype – incluindo o DeltaWing, quatro Corvette DP, três Riley DP e cinco modelos LMP2, entre eles dois Ligier JS P2, o novo BR01 e os Mazda SDR-14 agora com motores 2 litros turbo – e surpreendentemente competitivos.

A Prototype Challenge conta com oito inscritos – todos em modelos Oreca FLM09C com motor Chevrolet V8 6,3 litros. Na GTLM, onze carros vêm representando a fina flor do Grã-Turismo e, com exceção à Aston Martin, as demais marcas vêm com tudo – Porsche, Ferrari, Corvette, Ford e BMW prometem protagonizar um duelo espetacular pela vitória na prestigiosa prova de abertura do IWSC.

E o que dizer da GTD, que com o novo regulamento técnico voltou a “bombar”? Serão 22 carros na pista e entre as novas estrelas da companhia estão a BMW M6 GT3, o novo Porsche 911 GT3-R, a Ferrari F488 GTB, o Lamborghini Huracán e o Audi R8 LMS geração 2.

O plantel de pilotos brasileiros, embora bem pequeno se comparado ao dos EUA, que tem 87 nomes na lista de entradas, é muito forte. São seis nomes, todos de alto nível: o bicampeão da categoria principal Christian Fittipaldi (Action Express Racing), Oswaldo Negri (Michael Shank Racing), Pipo Derani (Tequila Patrón ESM) e Tony Kanaan (Chip Ganassi Racing) – atual vencedor das 24h de Daytona na geral – todos inscritos na classe Prototype. Há ainda Augusto Farfus (BMW Team RLL), vice-campeão na categoria GTLM ano passado e Daniel Serra (Scuderia Corsa), que fará toda a temporada de quatro provas longas do certame, em Daytona, Sebring, Watkins Glen e Petit Le Mans, com uma Ferrari F488 GTE.

Poucos lugares – quatro ao todo – estão em aberto. Somente as equipes BAR1 Motorsports (PC) e Konrad Motorsport (GTD) não definiram suas tripulações por completo. Como novidade de última hora, a TRG-AMR confirmou a inscrição do piloto mexicano de Fórmula 1 Sergio Perez no seu Aston Martin Vantage V12, ao lado dos compatriotas Santiago Creel, Ricardo Perez de Lara, Antonio Perez e do britânico Lars Viljoen.

A lista de inscritos para as 24h de Daytona está aqui

Comentários