MENU

6 de janeiro de 2016 - 18:00Rali

82 carros na abertura do WRC em Monte-Carlo

Visuel_WRC20162

RIO DE JANEIRO – A abertura do World Rally Championship (WRC) acontece neste mês de janeiro com uma das provas mais tradicionais de todos os tempos na história do automobilismo – a 84ª edição do Rali de Monte-Carlo, em torno do Principado de Mônaco e na região de Gap, nos Alpes Franceses, será a primeira de um total de 14 etapas previstas – entre os próximos dias 21 e 24.

Apesar dos fenômenos climáticos que mudam o planeta com alguma frequência, não esperem nada diferente do que se vê no Rali de Monte-Carlo em relação aos últimos anos. Ou seja: deveremos ter muito frio, com direito a neve, chuva e estradas tão apertadas quanto escorregadias e quiçá enlameadas com a passagem dos carros pelos trechos cronometrados.

O Automóvel Clube de Mônaco recebeu, para a abertura da temporada, um total de 82 inscrições. A Volkswagen, logicamente, encabeça a lista de entradas com suas duplas principais e seu modelo Polo R, que será guiado pelo tricampeão em título Sébastien Ogier com Julien Ingrassia no carro #1 e Jari-Matti Latvala com Mikka Anttila no #2.

O construtor alemão mantém sua terceira inscrição com Andreas Mikkelsen – e o norueguês começa a nova temporada com um novo companheiro de equipe: Anders Jaeger Synnevag. Ola Floene foi para a Ford, onde trabalhará ao lado de outro nórdico – Mads Østberg fará sua estreia pela M-Sport Ford no Rali de Monte-Carlo, assim como a dupla formada por Eric Camilli/Nicolas Klinger.

A Hyundai mantém Thierry Neuville/Nicolas Gilsoul no time principal ao lado de Dani Sordo/Marc Martí, fincando pé no WRC com o terceiro carro de Hayden Paddon/John Kennard. A Citroën fez o contrário: visando 2017, a marca francesa retirou o apoio oficial, mas dois modelos DS3 serão “oficiosamente” vistos na abertura do campeonato para Kris Meeke/Paul Nagle e Stéphane Lefevbre/Gabin Moreau.

Entre as inscrições suplementares e de times não-oficiais, a M-Sport preparou um terceiro Ford para o especialista de Monte-Carlo Bryan Bouffier fazer a prova em que foi 2º colocado há dois anos, em dupla com Victor Bellotto. Robert Kubica, que ensaiou bater em retirada do WRC, segue para a próxima temporada e participará da prova com o parceiro fiel Maciej Szczepaniak. Ott Tanak/Raigo Molder, agora na equipe Drive DMACK e Lorenzo Bertelli/Simone Scattolin completam os inscritos da turma de cima, junto a dupla formada por Felice Re e pela navegadora Mara Bariani.

Dezesseis duplas formam o plantel da classe WRC2, que terá Elfyn Evans neste ano. O galês acabou “rebaixado” para a subclasse para ganhar mais experiênia de pista, embora seus dois anos na turma de cima não tenham sido de erros em demasia. Ele correrá no carro #35 da M-Sport ao lado de Craig Perry.

Outras atrações da subcategoria são o Team Oreca agora com um Skoda Fabia inscrito para Teemu Suninen/Mukko Markkula, a dupla formada por Armin Kremer/Pirmin Wilkhofer e pelos locais Julien Maurin/Benjamin Veillas – todos com o modelo do fabricante tcheco. Nas classes WRC3/JWRC, nove outras duplas participarão da prova somando pontos para o Mundial de 2016.

A lista completa de inscritos do Rali de Monte-Carlo está aqui

Compartilhar

4 comentários

  1. dionisio disse:

    Rodrigo
    Uma duvida .
    Vi na lista de inscritos dois Twingos. São aqueles velhos twingos, ou são alguma versão modernizadas.

    abraços

  2. Bruno Serafim disse:

    Oi, Rodrigo. Tudo bom? Desculpe por mandar uma pergunta nos comentários que não está relacionada ao post, mas vi que você não tem mais postado sobre miniaturas. Você parou ou só deu tempo com isso? Parabéns pelo blog, tenho entrado quase todos os dias. Abs!

    • Rodrigo Mattar disse:

      Parei porque ninguém tem mandado, Bruno. Se você quiser contribuir…

      • Bruno Serafim disse:

        Legal, Rodrigo. Peço licença então para te mostrar o blog que criei recentemente para mostrar não só a minha coleção, mas também contar a história sobre os modelos e pilotos representados pelas miniaturas. Meu blog é o scalemotorsport.tumblr.com e, neste início, tenho postado a cada 2 dias uma história nova sempre ilustrada com fotos da miniatura da minha coleção pessoal e outras do carro real em atividade. Posso enviar para você por e-mail também fotos dos meus modelos se preferir, porque no blog estou colocando aos poucos. Lá ainda não tem muita coisa por ter acabado de começar com esse projeto. Se possível me indique um contato seu para eu poder enviar algumas fotos. Abs!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *