Dakar 2016: Barreda é novamente punido; Gonçalves ganha etapa e liderança

PauloGoncalves-Dakar2016-02
Paulo Gonçalves agradece: a punição de cinco minutos do ASO a Joan Barreda tirou a vitória da etapa e a liderança do Dakar das mãos do espanhol para o português da Honda

RIO DE JANEIRO – O clima entre os dois principais pilotos da Honda – Joan Barreda Bort e Paulo Gonçalves – já não estava bom desde ontem. Os dois discordavam de uma situação na trilha durante um dos abastecimentos previstos na planilha e foi visível o desconforto do piloto português diante do espanhol.

Hoje, então, mais ainda. Barreda venceu mais uma especial no tempo cronometrado, mas no tempo corrigido, perdeu novamente o primeiro lugar do dia e a liderança geral, que conquistara ao ser o mais rápido da etapa laço em Jujuy, a última antes da passagem para o território boliviano. Os organizadores do ASO lhe aplicaram uma penalização de 5 minutos, provavelmente por excesso de velocidade em zonas de segurança delimitadas pelos responsáveis do Rali Dakar.

Com 429 km de percurso, a etapa marca finalmente o início dos grandes desafios do evento. Com altitudes variáveis, chegando até a 3.500 metros acima do nível do mar, a especial era de muita navegação e várias pedras no caminho, tornando o percurso ainda mais tortuoso para máquinas e piloto.

A penalização a Barreda, que fez o espanhol despencar de primeiro para quarto na etapa e 3º na geral, foi de colher para o companheiro de equipe e talvez agora desafeto Paulo Gonçalves, que foi proclamado o vencedor da etapa com o tempo de 4h07min19seg, pouco mais de dois segundos e meio à frente do compatriota Ruben Faria, que após um mau dia ontem por conta de falta de combustível, retorna às principais posições e já está no top 5 geral.

O argentino Kevin Benavides segue como a maior surpresa deste Rali Dakar nas motocicletas. Na etapa de hoje, foi o 3º mais rápido, perdendo para Faria o segundo lugar por apenas dois segundos. Toby Price, a exemplo de Ruben Faria, também recuperou terreno e hoje completou a etapa com a quinta marca a 4min01seg de Gonçalves.

Antoine Meo, um dos estreantes que vem com excelentes credenciais das provas de Enduro, começa a pôr as manguinhas de fora: o francês da KTM-Red Bull foi o sexto mais rápido e já se encontra no top 10 geral dos motociclistas. A Honda teve quatro pilotos entre os dez melhores de hoje, graças ao sétimo tempo de Michael Metge e a nona posição de Ricky Brabec. Quem também andou muito bem foi Antoine Van Beveren, que se sustentou em vários waypoints entre os melhores, mas acabou caindo para 11º ao fim da aferição dos tempos.

Em contrapartida, o eslovaco Stefan Svitko não conseguiu manter o ritmo dos rivais. Abrindo a trilha, o piloto da KTM #5 perdeu 6min16seg e ao fechar a especial na 12ª posição, consequentemente perdeu a liderança da geral, caindo para a quarta posição na soma dos tempos.

O brasileiro Jean Azevedo tenta se recuperar pouco a pouco após a queda sofrida na segunda-feira. Com sua Honda, ele cravou 4h26min10seg, a 18min51seg de Gonçalves – 35ª melhor marca do dia. Porém, por conta do atraso resultante do tombo, o experiente piloto ainda não se encontra no top 100 geral dos motociclistas.

Resultado da etapa #4 do Rali Dakar nas motos
Jujuy-Jujuy (429 km)

1. Paulo Gonçalves (Honda) – 4h07min19seg
2. Ruben Faria (Husqvarna) – a 2min35seg
3. Kevin Benavides (Honda) – a 2min37seg
4. Joan Barreda Bort (Honda) – a 3min11seg
5. Toby Price (KTM) – a 4min01seg
6. Antoine Meo (KTM) – a 4min11seg
7. Michael Metge (Honda) – a 5min20seg
8. Gerard Farres Guell (KTM) – a 5min23seg
9. Ricky Brabec (Honda) – a 5min29seg
10. Pablo Quintanilla (Husqvarna) – a 5min52seg

Resultado geral extra-oficial

1. Paulo Gonçalves – 10h35min17seg
2. Kevin Benavides – a 2min17seg
3. Joan Barreda Bort – a 3min03seg
4. Stefan Svitko – a 5min22seg
5. Ruben Faria – a 5min24seg
6. Mathias Walkner – a 7min08seg
7. Toby Price – a 7min56seg
8. Pablo Quintanilla – a 8min22seg
9. Antoine Meo – a 10min55seg
10. Alain Duclos – a 11min11seg

Comentários