MENU

6 de janeiro de 2016 - 17:22Rali Dakar

Dakar 2016: mudança de holandeses na liderança dos “brutos”

O Iveco de Gerard De Rooy venceu a 4ª etapa entre os caminhões e outro holandês, Peter Versluis, assume a ponta na geral

RIO DE JANEIRO - Troca da guarda entre os holandeses, que vêm dominando o Rali Dakar na categoria dos caminhões ao longo deste início de prova. Hans Stacey dominou os dois primeiros dias na classificação geral e agora o novo líder é Peter Versluis. O piloto da MAN superou o compatriota por escassos quinze segundos na soma dos tempos dos três dias de provas especiais e agora comanda a classificação dos “brutos”.

A vitória da 4ª etapa em Jujuy, disputada em 429 km de percurso, foi de outro holandês: Gerard De Rooy enfim se impôs com seu Iveco “bicudo” e estabeleceu a marca de 3h58min16seg, batendo Versluis por apenas trinta e sete segundos. Stacey perdeu 1min18seg em relação ao compatriota ganhador da etapa e, consequentemente, a liderança geral.

O argentino Federico Villagra, em sua prova de estreia no Dakar, continua muito bem: foi o quarto colocado do dia, a 1min46seg de Gerard De Rooy. E por enquanto, está em posição de pódio, com o 3º lugar geral. Coincidentemente, ele alugou um caminhão Iveco justamente à equipe do holandês De Rooy, que está em seus calcanhares no agregado dos tempos…

Eduard Nikolaev salvou o dia da Kamaz, após uma terça-feira que se antevia desastrosa – mas que acabou não sendo: a correção dos tempos após o fim prematuro da especial #3 salvou a pele do atual campeão Ayrat Mardeev, que está em quinto na geral e a menos de 10 minutos da liderança. O vencedor da véspera, Martin Kolomy, ficou apenas em 7º nesta quarta, atrás do bielorusso Siarhei Viazovich.

Ales Loprais não vem num bom início de Rali: o tcheco foi o oitavo na etapa e ocupa a mesma posição na geral, tendo para já perdido uns 15 minutos em relação a Versluis – incluindo-se aí uma penalização de um minuto. O holandês Ton Van Genutgen, que vem bem desde o início, completou o top 10 do dia para se manter entre os seis melhores na geral.

Resultado da etapa #4 do Rali Dakar nos caminhões
Jujuy-Jujuy (492 km)

1. Gerard De Rooy/Moises Torrallardona/Darek Rodewald (Iveco) – 3h58min16seg
2. Peter Versluis/Marcel Pronk/Artur Klein (MAN) – a 37seg
3. Hans Stacey/Serge Bruynkens/Jan Van der Vaet (MAN) – a 1min18seg
4. Federico Villagra/Jorge Pérez Companc/Andres Memi (Iveco) – a 1min46seg
5. Eduard Nikolaev/Evgeny Yakovlev/Vladimir Rybakov (Kamaz) – a 3min32seg
6. Siarhei Viazovich/Pavel Haranin/Andrey Zhyhulin (MAZ) – a 3min54seg
7. Martin Kolomy/David Kilián/Rene Kilián (Tatra) – a 4min21seg
8. Ales Loprais/Ferran Marco Alcayna/Bernhard Der Kinderen (Iveco) – a 4min26seg
9. Ayrat Mardeev/Aydar Belyaev/Dmitriy Svistunov (Kamaz) – a 5min36seg
10. Ton Van Genutgen/Anton Van Limpt/Peter Van Eerd (Iveco) – a 6min08seg

Classificação geral extra-oficial

1. Versluis/Pronk/Klein – 10h02min34seg
2. Stacey/Bruynkens/Van der Vaet – a 15seg
3. Villagra/Pérez Companc/Memi – a 2min04seg
4. De Rooy/Torrallardona/Rodewald – a 4min59seg
5. Mardeev/Belyaev/Svistunov – a 9min27seg
6. Van Genutgen/Van Limpt/Van Eerd – a 13min32seg
7. Kolomy/Kilián/Kilián – a 13min40seg
8. Loprais/Marco Alcayna/Der Kinderen – a 15min04seg
9. Nikolaev/Yakovlev/Rybakov – a 17min56seg
10. Viazovich/Haranin/Zhyhulin – a 22min58seg

2 comentários

  1. Gustavo disse:

    Rodrigo,

    Perdoe-me o off-topic, mas trata-se de uma triste notícia para o automobilismo mineiro: faleceu hoje o fundador do complexo Mega Space.

    http://g1.globo.com/minas-gerais/noticia/2016/01/prefeito-de-santa-luzia-carlos-alberto-calixto-morre-apos-aneurisma.html

    Um grande incentivador do esporte a motor no estado de Minas Gerais, que proporcionou momentos como os dos videos abaixo para os amantes do automobilismo.

    https://www.youtube.com/watch?v=4rDabc6mHaE

    https://www.youtube.com/watch?v=AH1O1EmuiaE

    https://www.youtube.com/watch?v=_7JnMNaVLWs

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>