Glenn Frey (1948-2016)

GlennFrey14

RIO DE JANEIRO – Os últimos dias têm sido “osso” para a música. No fim de 2015, morreu o lendário Lemmy Kilmister, do Mötorhead. A ceifadeira continuou e levou David Bowie semana passada. Agora é a vez de Glenn Frey, guitarrista e fundador dos Eagles, nos deixar aos 67 anos de idade, vítima de uma inflamação crônica nas articulações, mais conhecida como artrite reumatóide. O músico também padecia de graves problemas intestinais e fora operado em novembro. Infelizmente, sem êxito.

Nascido em Detroit, no estado de Michigan, Glenn Frey formou com Don Henley e mais Bernie Leadon e Randy Meisner o lendário grupo de country rock Eagles, que teve pelo menos um sucesso avassalador: “Hotel California” tornou-se uma espécie de hino do grupo e conhecida de todos pelo longo solo de guitarras ao final da canção – tão bom que nenhuma rádio tinha coragem de cortar a música antes de seu final. Detalhe é que Glenn Frey, mesmo sendo guitarrista de mão cheia, não é um dos que executa os solos que a gente ouve até hoje. Ele contribuiu com a letra, apenas. O vocal é justamente do baterista, Don Henley.

Os Eagles se dissolveram em 1980 e cada um foi pro seu lado. Glenn Frey iniciou carreira solo e gravou cinco discos entre 1982 e 2012. Uma de suas músicas explodiu feito dinamite – a deliciosa “The Heat Is On”, para o filme Beverly Hills Cop, aqui conhecido como Um Tira da Pesada e estrelado pelo astro da comédia Eddie Murphy. Alegre e dançante, é obrigatória nas festas flashback, e foi uma pena que na última em que estive sábado passado, o DJ não a tivesse tocado. E não esqueçamos da ótima “You Belong To The City”, da série de televisão Miami Vice, igualmente bem-sucedida.

Mas vamos lá… o blog relembra “The Heat Is On”, até porque “Hotel California” seria óbvia demais para homenagear Glenn Frey no clip da semana.

https://www.youtube.com/watch?v=1-mU-YSk32I

Comentários

  • A orquestra lá de cima esta ótima: David Bowie, Freddy Mercury, Glenn Frey, Jonh Lennon, Amy Winehouse, Janis Joplin (aniversariante do dia), Jimi Hendrix, Joey Ramone, etc. Quem quiser acrescentar, fique à vontade. Ayrton Senna e Ronnie Peterson devem estar achando bom.

  • Engraçado que estou lendo toda manhã sobre a morte dele e você foi o primeiro a citar que é ele quem canta “The Heat Is On”. Nos demais somente citam ele como ex-integrante do Eagles.