Le Mans 2016: o que vem por aí (atualizado)

11357307_920234334699688_4065795707695371463_o-600x350

RIO DE JANEIRO – No dia 5 de fevereiro, o Automobile Club de l’Ouest (ACO) promove a já tradicional conferência de imprensa – que terá transmissão ao vivo no blog – para anunciar os agora 58 titulares para o grid da edição 2016 das 24h de Le Mans. No mesmo evento, serão também confirmados os participantes inscritos para a temporada completa do Mundial de Endurance (FIA WEC) e do European Le Mans Series (ELMS).

Com os dias passando rápido (até demais) já estamos a menos de duas semanas do anúncio oficial dos concorrentes para Sarthe. Então o blog traz, com base em informações do site francês Endurance-Info.com, já atualizadas com o mais recente panorama, o que pode acontecer com relação à lista de entradas da clássica prova francesa de Endurance.

A LMP1, após um momento forte com a presença de um terceiro carro da Porsche contra a Audi, além da estreia da Nissan com o revolucionário porém pouco competitivo GT-R LM Nismo, se vê no desvio. O escândalo em que se envolveu a Volkswagen, com sérias consequências no board da montadora alemã, resvalou nas duas marcas do VAG que disputam a categoria. Tanto a Porsche, campeã deste ano, quanto a Audi, terão que reduzir investimentos e alinhar apenas dois carros cada, representando teoricamente um equilíbrio de forças com a rival Toyota – já que a Nissan sacramentou o fiasco de seu carro com motor dianteiro e, semanas atrás, caiu fora do WEC.

O que salvará a categoria são os construtores privados, que deverão ajudar a LMP1 a não ter o pior grid de sua história nos últimos anos. A Rebellion terá dois carros no grid do Mundial e em Sarthe, mas a ByKolles ainda é dúvida: o CLM P1/01 claramente mostrou evolução e a equipe está empolgada no sentido de ter um segundo protótipo para bater de frente com os helvéticos. ACO e FIA terão que usar seu poder de persuasão para fazer Colin Kolles inscrever mais um carro em 2016.

Panorama da LMP1 (9-10 carros)

Audi Sport Team Joest (Audi R18 e-tron quattro)
Marcel Fässler/Andre Lotterer/Bénoit Tréluyer
Loïc Duval/Oliver Jarvis/Lucas Di Grassi

Porsche Team (Porsche 919 Hybrid)
Mark Webber/Timo Bernhard/Brendon Hartley
Romain Dumas/Marc Lieb/Neel Jani

Toyota Gazoo Racing (Toyota TS050 Hybrid)
Sébastien Buemi/Kazuki Nakajima/Anthony Davidson
Kamui Kobayashi/Stéphane Sarrazin/Mike Conway

Rebellion Racing (Rebellion R-One AER)
Nicolas Prost/Nick Heidfeld/Mathias Beche
Alexandre Imperatori/Dominik Kraihamer/Mathéo Tuscher

ByKolles Racing (CLM P1/01 AER)
Um carro garantido, podendo ter dois. Pierre Kaffer e Simon Trummer estão garantidos para mais uma temporada

Na LMP2, a situação vai ser das mais “cascudas” pro ACO, que terá de ter bastante jogo de cintura para equalizar a distribuição de inscritos. A projeção para o WEC é que a categoria venha a ter de 10 a 11 carros fixos em 2016, com a possível permanência da G-Drive Racing e de um dos atuais campeões de pilotos (Roman Rusinov, pelo menos) – ainda sem parceria definida, junto as já confirmadas Tequila Patrón ESM (com dois carros), SMP Racing (possivelmente com dois carros), Jota Sport/Arden, Greaves Motorsport, Strakka Racing, Signatech-Alpine e Team Morand, com um carro cada. A KCMG, protagonista em 2015 e atual campeã das 24h de Le Mans na classe LMP2, pode não disputar o WEC e se dedicar apenas ao AsLMS.

Por falar na série estadunidense, uma das bem-vindas novidades é a estreia da Michael Shank Racing em Sarthe (por consequência, do brasileiro Oswaldo Negri), mediante o convite direto do ACO. Duas equipes do AsLMS também devem fazer jus ao convite e portanto, fica bem difícil estabelecer qualquer previsão de inscrições nesta categoria no momento. Acho que os franceses vão dar prioridade às equipes que farão as temporadas completas do Mundial, do Europeu, do Asiático e também nos EUA. E pelo visto eles terão problemas na hora de fechar a conta…

Panorama da LMP2 (até 27 carros)

Tequila Patrón ESM (Ligier JS P2 HPD ou Nissan)
Pipo Derani/Chris Cumming/Scott Sharp
Ryan Dalziel/Johannes Van Overbeek/Ed Brown

SMP Racing (BR01 Nissan)
Nicolas Minassian/Maurizio Mediani/Kirill Ladygin
Vitaly Petrov/Viktor Shaitar/David Markozov ou Sergey Sirotkin

Strakka Racing (Gibson 015S Nissan)
Nick Leventis/Danny Watts/Jonny Kane

Jota Sport/Arden (Oreca 05 Nissan e Gibson 015S Nissan)
Participarão do WEC com um Oreca 05 Nissan, em associação com a G-Drive Racing. Roman Rusinov e Nathanaël Berthon estão confirmados. O Gibson 015S do ELMS será inscrito em Sarthe com trio definido: Simon Dolan/Giedo Van der Garde/Jake Dennis

Greaves Motorsport (Ligier JS P2 Nissan e Gibson 015S Nissan)
Participarão do WEC com um Ligier JS P2 Nissan, ainda sem definir pilotos. Comenta-se que Gary Hirsch seria o único até aqui confirmado. O Gibson 015S do ELMS poderá ser inscrito com o nome do Team LNT e vai com dois pilotos já definidos: Chris Hoy e Charlie Robertson

Signatech-Alpine (carro a definir e Alpine A450b Nissan)
Ainda não têm carro definido para o WEC e devem também tentar inscrever o Alpine A450b. Paul-Loup Chatin e Nelson Panciatici estão confirmados. Gustavo Menezes e Matt Rao concorrem a uma vaga, pelo menos no WEC

RGR Sport by Morand (Ligier JS P2 Nissan)
Ricardo González/Bruno Senna/Filipe Albuquerque

KCMG Racing (Oreca 05 Nissan)
Campeã da prova na LMP2 em 2015, pode entrar com o convite direto apenas. Richard Bradley e Matt Howson confirmados

Michael Shank Racing (Ligier JS P2 HPD)
Aceitou o convite do ACO e estará com seu Ligier JS P2 HPD para Oswaldo Negri, John Pew e o belga Laurens Vanthoor

Thiriet by TDS Racing (Oreca 05 Nissan)
Participante regular do ELMS, deve ser pré-selecionada de forma direta. Pierre Thiriet está garantido

Krohn Racing (Ligier JS P2 Nissan)
Participante regular das 24h de Le Mans, deve ser pré-selecionada pelo ACO e irá atuar em parceria com a Greaves. Tracy W. Krohn e Nic Jönsson estão confirmados

Pegasus Racing (Morgan EVO Nissan)
Participante regular do ELMS, deve ser pré-selecionada. Pilotos a definir

Eurasia Motorsport (Oreca 05 Nissan)
Ingressou no ELMS ano passado. Pode ser pré-selecionada em 2016. Tem já definido o trio de pilotos: Tristan Gommendy/Pu Jun Jin/Nico Pieter de Bruijn

Algarve Pro Racing (Ligier JS P2 Nissan)
Não recebeu convite do ACO em 2015 e perdeu a vaga direta através do AsLMS. Pode acabar como suplente. Pilotos a definir

SO24! by Lombard Racing (Ligier JS P2 Nissan)
Equipe nova no ELMS para 2016. Vincent Capillaire e Olivier Lombard confirmados

Panis-Barthez Compétition (Ligier JS P2 Nissan)
Equipe nova no ELMS para 2016, fruto da associação do antigo piloto de F1 Olivier Panis e do goleiro da seleção francesa campeã em 1998, Fabién Barthez – que será um dos três pilotos do carro no próximo ano

David Cheng Racing (Ligier JS P2 HPD)
Equipe campeã do AsLMS na classe LMP3, com direito a convite direto da LMP2 advindo do título da série asiática. David Cheng e Ho-Pin Tung confirmados

DragonSpeed (Oreca 05 Nissan)
Futura participante do ELMS 2016. Henrik Hedman é o único piloto garantido para uma possível participação em Sarthe

Murphy Prototypes (carro a definir)
Futuro indefinido para o time de Greg Murphy. Mark Patterson deixou o time, participante regular do ELMS e de Le Mans

Race Performance (Oreca 03R Judd)
O título do AsLMS significa a volta do time de Michel Frey às 24h de Le Mans. Niki Leutwiller é o único piloto garantido

Courage Competition (BR01 Nissan)
Yves Courage, afastado há mais de uma década com sua própria escuderia, pode voltar após vender os direitos de produção de seus protótipos para a Pescarolo e também para a Oreca. O veterano francês tem interesse em alinhar um BR01 Nissan

Se na LMP2 será difícil ao ACO para fechar a conta, na LMGTE-PRO, por conta da aguardadíssima estreia da Ford – com quatro carros, diga-se – o panorama está mais ou menos resolvido. Com a presença da marca de Detroit em confronto direto contra Corvette, Ferrari, Porsche e Aston Martin, antevê-se uma disputa épica pela vitória na principal categoria de Grã-Turismo, cheia de carros novos e muitas mudanças. Principalmente no que tange aos pilotos.

No FIA WEC, deveremos ter um total de sete carros a tempo inteiro em 2016: os dois Ford da equipe de Chip Ganassi, as novas Ferrari F488 GTB da AF Corse, mais dois Aston Martin V8 Vantage GTE e o solitário Porsche 991 RSR da equipe Dempsey Racing-Proton, com suporte oficial de fábrica. Mas dos EUA virá um verdadeiro Tour de Force com os dois Corvette C7-R oficiais, mais dois Ford GT e dois outros Porsche, com a bandeira do Team Manthey, só que assistidos pela CORE Autosport, que é responsável pelo programa de fábrica da marca alemã em território ianque. Ainda há o interesse do regresso da Risi Competizione e uma presença da Scuderia Corsa, ambas com as novas Ferrari F488 GTB.

Já pensaram?

Panorama da LMGTE-PRO (13-15 carros)

AF Corse (Ferrari F488 GTB)
Gianmaria Bruni/James Calado/piloto a definir
Davide Rigon/Sam Bird/piloto a definir

Dempsey Racing-Proton (Porsche 991 RSR)
Richard Lietz/Michael Christensen/Wolf Henzler

Aston Martin Racing (Aston Martin V8 Vantage GTE)
Marco Sørensen/Nicki Thiim/Darren Turner
Fernando Rees/Richie Stanaway/Jonathan Adam

Ford Performance Chip Ganassi Racing (Ford GT)
Stefan Mücke/pilotos a definir
Andy Priaulx/pilotos a definir
Joey Hand/Dirk Müller/piloto a definir
Richard Westbrook/Ryan Briscoe/piloto a definir

Corvette Racing (Chevrolet Corvette C7-R)
Antonio Garcia/Jan Magnussen/Ricky Taylor
Oliver Gavin/Tommy Milner/Jordan Taylor

Porsche Team Manthey/Porsche North America (Porsche 991 RSR)
Earl Bamber/Fred Makowiecki/Jörg Bergmeister
Kévin Estre/Patrick Pilet/Nick Tandy

Risi Competizione (Ferrari F488 GTB)
Pode reaparecer em Le Mans na lista de entradas da classe LMGTE-PRO com sua nova Ferrari, mas pela ausência nos últimos anos, é possível que entre na suplência

Scuderia Corsa (Ferrari F488 GTB)
O time de Giacomo Mattioli tem planos de participar das 24h de Le Mans também na classe LMGTE-PRO com mais uma Ferrari no plantel de inscritos. Chance grande de suplência

Outra subclasse que deverá dar dor de cabeça ao ACO é a LMGTE-AM, cujos participantes regulares no WEC deverão ser a Larbre Competition (negociando um segundo Corvette C7-R), a SMP Racing, a AF Corse (possivelmente com dois carros), a Proton (em associação com a KCMG Racing e Abu Dhabi Racing) e a Aston Martin Racing. Seis a oito carros, portanto. Somem-se a estes a Scuderia Corsa, confirmada através de convite direto do ACO, a Formula Racing (pelo mesmo critério) e aí teremos poucas vagas disponíveis para muitos interessados.

Panorama da LMGTE-AM (até 16 carros)

Larbre Competition (Chevrolet Corvette C7-R)
Têm um Corvette C7-R e negociam com a Pratt & Miller o leasing de um segundo carro para o WEC. Pilotos a definir

AF Corse (Ferrari F458 Italia GTE)
François Perrodo/Emmanuel Collard/Rui Águas
Segundo carro com pilotos a definir

KCMG Racing-Proton (Porsche 991 RSR)
A Proton Competition deve se associar à KCMG para alinhar no WEC e em Sarthe com um Porsche 991 RSR. Pilotos a definir

Abu Dhabi Racing-Proton (Porsche 991 RSR)
Patrick Long/Khaled Al Qubaisi/David Heinemeier-Hänsson

Aston Martin Racing (Aston Martin V8 Vantage GTE)
Paul Dalla Lana/Pedro Lamy/Mathias Lauda

Formula Racing (Ferrari F458 Italia GTE)
Mikkel Mac Jensen/Christina Nielsen/Johnny Laursen

Scuderia Corsa (Ferrari F458 Italia GTE)
Bill Sweedler/Townsend Bell/piloto a definir

Riley Motorsports (Dodge Viper GT3-R)
Jeroen Bleekemolen/Ben Keating/Marc Miller

AAI Motorsports/ProSpeed Competition (Chevrolet Corvette C7-R)
Rudi Penders fechou acordo para ter um Corvette C7-R inscrito nas cores da AAI, de Taiwan. Pilotos a definir

Clearwater Racing (Ferrari F458 Italia GTE)
A equipe de Cingapura ganhou a vaga direta do AsLMS e deverá alinhar uma Ferrari F458 Italia GTE assistida pela AF Corse. Mok Weng Sun deve ser um dos titulares

JMW Motorsport (Ferrari F458 Italia GTE)
Tradicional participante do ELMS e das 24h de Le Mans, deve ser pré-selecionada na classe. Pilotos a definir

TDS Racing (carro a definir)
A equipe de Xavier Combet negocia para ter um carro LMGTE em 2016. Franck Perera e David Dermont estão garantidos

Gulf Racing UK (Porsche 991 RSR)
Participante regular do ELMS, estava na lista de suplências neste ano com seu Porsche 991 RSR. Michael Wainwright está confirmado

Beechdean Aston Martin Racing (Aston Martin V8 Vantage GTE)
A equipe britânica deve disputar o ELMS com um Aston Martin V8 Vantage e concorre a uma vaga na pré-seleção. Andrew Howard terá a companhia de Alex MacDowall e mais um piloto a definir

Para fechar o post, não custa nada lembrar que, ao contrário de 2015, teremos o chamado Garage 56, um convite aberto a equipes e carros que desenvolvem novas tecnologias, correndo como hors concours. Não é o caso do próximo ano, já que o carro em questão é um protótipo LMP2 – um Morgan com motor Audi. Mas o piloto é mais do que especial: é Fréderic Sausset, um biamputado de pernas e braços. Ele corre com próteses no certame VdeV e realizará o sonho de participar das 24h de Le Mans pela primeira vez. Christophe Tinseau, piloto profissional, será um dos que o acompanhará neste desafio.

Garage 56 (hors-concours)

Team SRT41 (Morgan EVO Audi)
Fréderic Sausset/Christophe Tinseau/piloto a definir

Comentários

  • A Rebellion confirmou essa semana a permanencia do Nico Prost e a Ford ja tem as duplas do WEC certas com Oliver Pla e Marino Franchitti, além de Bourdais sendo o terceiro piloto de algum dos carros.

    Fica a expectativa de ver o TK e Dixon em Le Mans, e até mesmo o Daniel Serra caso a Scuderia Corsa entre.

    Belo Grid.

  • Uma pena que no final a Nismo caiu fora.
    Queria ver pelo menos o carro funcionando como ele foi planejado, visto que ele nunca funcionou com todo seu sistema híbrido.
    Imagino que quando o Carlos Ghosn decidiu entrar na F1 com a Renault, isso foi fatal para o programa da Nissan no WEC.

    Acho que a ACO meteu os pés pelas mãos com essa decisão de limitar os fabricantes de chassis e motor da Lmp2.

    Pode ser coisa minha, mas o mundo realmente caminha a passos largos para uma pasteurização de tudo.

    Categorias em que não se pode testar, regulamentos cada vez mais e mais restritivos, motores padronizados…

    Isso vai além do esporte a motor, é só ver comomesmo grandes marcas como a Mercedes aderiram a esse “movimento” em sua linha de produtos, basta ver os atuais classe C, classe E e classe S.

    São praticamente iguais, dependendo do angulo da foto, fica difícil de discernir um do outro.

    Bem, creio que chamam isso de progresso, ou muitos irão achar saudosismo de minha parte, mas que antigamente era mais legal, isso era ! hehehe

    • Concordo com você, padronização dos motores é um passo para trás, sempre existiu guerra de marcas, com apoio e patrocínio, não dá pra entender.