Narrador veloz

RM 02

RIO DE JANEIRO – Olha só quem vai se aventurar nas pistas em 2016 no Metropolitano de Turismo, lá em Cascavel, no Paraná, a bordo do Escort #66 clicado pelo bravo fotógrafo Orlei Silva: é ninguém menos que o Luc Monteiro, craque da narração automobilística – com quem tive a honra de pitaquear uma transmissão do saudoso Brasileiro de Grã-Turismo, lá por 2012, no não menos saudoso Autódromo de Jacarepaguá. Todo mundo já sabe que o Luc, apesar da estatura um tanto quanto desfavorável, é meio metido a entender de tudo um pouco. Então é hora de vermos se ele é tão bom dentro do cockpit como já demonstrou ser na chamada “latinha”.

Na verdade, o Luc já guiou (esporadicamente entre 2003 e 2006, no próprio Campeonato Metropolitano) e estava há quase uma década sem andar de nada – só pilotava autorama, por conta do seu tamanho. Em setembro do ano passado, ele andou pela primeira vez depois de tanto tempo e, como ele mesmo disse, foi a primeira vez que fez ultrapassagens numa corrida. “A tentativa de ultrapassar um quarto piloto na primeira corrida acabou num toque que danificou o câmbio”, explicou o intrépido narrador-piloto. “Na corrida seguinte fui sétimo e, na soma de pontos, acabei em nono. A meta era não tomar volta do líder. Não tomei”, contou.

O carro tem preparação da Cezarotto Motorsport e a equipe é a Paraguay Racing, do Odair dos Santos, um brasileiro que vive… no Paraguai. “A equipe dele corre no Marcas de Cascavel e Goiânia, além da Mitsubishi Lancer Cup”, contou o Luc. Eu vi a equipe, inclusive, participando da última edição das 500 Milhas de Londrina, com um protótipo Spyder.

Para a aventura – até porque não encontro outra definição – que é esse regresso às pistas, o Luc tem até patrocinadores. “Cada um põe um pouquinho de grana e no final damos boas risadas das patacoadas”, admite.

E é melhor que nos preparemos, porque as patacoadas serão muitas. E o espaço está aberto pro Luc falar de suas ‘façanhas’ nas pistas.

Boa sorte, meu caro. Vais precisar…

Comentários