Nascar: Chase em dose tripla!

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Atual campeão da Truck Series, Erik Jones poderá disputar um Chase pela primeira vez na vida – só que na Xfinity Series

RIO DE JANEIRO – Acabou o formato de pontos corridos nas três categorias da Nascar. A partir de 2016, tanto a Xfinity Series quanto a Camping World Truck Series passam a adotar sistemas de Chase idênticos ao da Sprint Cup, com duas fases eliminatórias e a finalíssima em Homestead-Miami.

Com um importante detalhe: ninguém que disputou o Chase em 2015 na Sprint Cup poderá participar das provas decisivas na Truck e na Xfinity. Bola dentro da Nascar.

Na Xfinity, o Chase terá duas rodadas de eliminação e sete provas, começando no Kentucky, na 27ª etapa desta categoria. Cada rodada terá três provas (na primeira, Kentucky, Dover e Charlotte) e na primeira fase, participam 12 pilotos – os que vencerem corridas até a 26ª etapa e os que mais pontuaram, sem ter vencido, além dos contemplados com os bônus de premiação no chamado Dash4Cash. Todos partem da base de 2 mil pontos, com três pontos de bônus por vitória.

Avançam assim oito pilotos para o round 2, com provas em Kansas, no Texas e em Phoenix, começando da base de 3 mil pontos – sem bônus por vitórias. Os quatro melhores nessas três corridas, logicamente, vão para a decisão em Homestead-Miami. Os critérios de seleção seguem os mesmos da Sprint Cup: vitória garante passagem para a fase seguinte ou então a maior pontuação entre os que não faturarem qualquer corrida. E quem chegar na frente na última corrida, onde os pilotos partem da base de 4 mil pontos é campeão, independentemente do resultado.

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Para voltar a ser campeão na Truck Series, Matt Crafton terá que passar pela inédita experiência de disputar um Chase na categoria das picapes

A Truck começa seu Chase em New Hampshire, na 17ª etapa. A decisão do campeonato terá dois rounds eliminatórios de três provas cada, antes da decisão em Homestead-Miami. Na primeira fase (New Hampshire, Las Vegas e Talladega), disputam oito pilotos que partem da base de 2 mil pontos, com três pontos extras por vitória na fase anterior de 16 etapas.

Os seis primeiros avançam para o segundo round, com mais três provas – Martinsville, Texas e Phoenix – começando da base de 3 mil pontos, sem bônus por vitórias na fase anterior. Quem vencer qualquer uma das corridas garante a passagem para a finalíssima em Homestead-Miami – assim como quem marcar o maior número de pontos estará assegurado. Os pilotos começam na base de 4 mil pontos na decisão e quem chegar na frente, claro, é campeão.

Talvez se a regra fosse aplicada no formato adotado pela Nascar até 2014, não acharia válida a tentativa de Chase na Xfinity e na Camping Truck. Mas como o sistema de mata-matas agradou, a Nascar resolveu fazer uma experiência – que pode dar certo, como acho que deu na Sprint Cup.

Leitores, agora é a vez de vocês: gostaram? Não gostaram?

Comentários

      • Nesse sistema atual fica muito lotérico. Emocionante, sim, mas o resultado final pode se dar por azares do destino, vide o “destino amarelo” que abalroou o carro do Logano.
        Concordo com o Marcio quando ele diz que o anterior mais uma bonificação por vitória seria melhor. Mais justo em função do conjunto da obra do piloto/equipe ao longo de um tempo. Esse tempo seria o campeonato regular mais o chase.
        Afinal, acho que ainda é um esporte, ou não?

  • O chase atual é muito emocionante e tal, mas… eu acho injusto. O formato anterior já achava ideal. Poderiam pelo menos fazer uma disputa entre os quatro melhores nas últimas 3 provas. Tudo ou nada em apenas uma prova é complicado, a nascar deu sorte até agora de ter os postulantes ao título brigando pelas primeiras posições, se os quatro melhores estivessem disputando o título lá pra trás seria muito estranho de ver. Mas como não sou eu que decido… Outra coisa, este negócio de que ganhou está dentro não acho certo, o vencedor em Daytona por exemplo, não precisa fazer mais nada até as últimas 10 provas, só fará por ser um profissional e querer dar retorno aos seus patrocinadores, mas não precisa batalhar ou somar pontos pra disputar o título. A vitória poderia ser um fator de desequilíbrio entre o pilotos que vão ao chase (dar mais pontos ou alguma outra vantagem) mas não classificação automática. É só a minha opinião. Mas que venha logo a Daytona 500, e lógico a Daytona 24 antes. Abstinência tá braba.

  • Desculpem-me mas não gostei.
    Eu sou careta, prefiro o sistema de pontos corridos-para as três.
    Cuidado com o Bernie, senão ele vai querer aplicar isto também na Fórmula Um.

  • A ideia do Chase até que é interessante, pois apesar de injusto o campeonato fica mais imprevisível e emocionante. O problema é que pilotos e equipes que já ganharam alguma das 26 corridas no inicio do campeonato não têm incentivo quase nenhum para continuar disputando pois já estão classificados.
    Seria bom a NASCAR valorizar de alguma forma a primeira parte do campeonato, pois corre o risco de diminuir a audiência dessas corridas e o público só assistir ao Chase.

  • Para o automobilismo da Nascar ficou ótimo!
    As corridas são tão imprevisíveis como o campeonato. Agora está tudo de acordo.
    E eu ainda penso que Daytona 500 merecia ter os pontos dobrados. É uma corrida muito mitica.

    Concordo que esse sistema nao ia funcionar em nenhuma categoria da F1. Com os regulamentos estúpidos que ela faz, que travam as equipes (sem desenvolvimentos, etc etc).. o campeonato e as corridas continuariam obvias ate o fim.