Race Performance é campeã do AsLMS e ganha vaga para Sarthe

2I6A5090
Niki Leutwiller e Oliver Webb levaram o Oreca 03R ao 2º lugar na Malásia, dando o título e a vaga nas 24h de Le Mans para a Race Performance na LMP2 (Foto: Jun Qian)

RIO DE JANEIRO – Era mais ou menos previsto: a Race Performance é a nova campeã do Asian Le Mans Series (AsLMS) na classe LMP2. Niki Leutwiller e Oliver Webb chegaram em 2º lugar na última etapa da temporada bianual de corridas, encerrada neste domingo em Sepang, na Malásia. Claro: Leutwiller, que disputou as duas primeiras provas do ano com o antigo piloto de F1 Shinji Nakano, pontuou mais que todo mundo e também foi campeão.

Mas poderia ser bem diferente se a dupla Sean Gelael/Antonio Giovinazzi disputasse a temporada desde o início. É que o indonésio e o italiano venceram de novo com o Oreca 03R Nissan da Jagonya Ayam/Eurasia Motorsport, desta vez de forma bem mais tranquila que na Tailândia. A dupla completou 86 voltas ao fim de 3h de disputa com 1’43″503 de vantagem para Leutwiller/Webb.

Pole position, o Ligier JS P2 Nissan da Algarve Pro Racing guiado por Michael Munnemann/James Winslow/Dean Koutsoumidis completou o pódio, fechando a disputa duas voltas atrás dos vencedores. Já William Lok, único piloto que podia contestar Leutwiller, ficou pelo caminho: o carro #99 da Eurasia saiu da prova na 35ª volta.

Assim, Leutwiller levou o título de pilotos somando 84 pontos, exatamente o mesmo total da Race Performance entre as equipes. A Algarve Pro Racing levou o vice por dois pontos e seus pilotos também: Munnemann/Winslow/Koutsoumidis fecharam o ano com 53 pontos, contra 51 de Nakano e da dupla Gelael/Giovinazzi. Lok acabou o ano em 5º lugar, com 45.

Na divisão júnior de protótipos, a LMP3, deu DC Racing de novo: mesmo largando de penúltimo entre os 19 bólidos que alinharam no grid, o Ligier JS P3 Nissan de David Cheng/Ho-Pin Tung/Thomas Laurent fez mais uma corrida perfeita, superando os problemas da véspera, quando o câmbio do carro quebrou, e venceu a categoria, completando a disputa em 4º lugar na geral. A equipe já havia conquistado a vaga automática para Le Mans na classe LMP2 na etapa da Tailândia.

Já o Team AAI teve mais uma corrida atribulada e o ADESS 03 do time de Taiwan perdeu 30 voltas em relação ao adversário. Em último estavam quando a corrida tinha completado sua segunda hora e em último ficaram na quadriculada.

2I6A4959
Com o McLaren 650S GT3, Mok Weng Sun/Rob Bell/Keita Sawa levaram o título da GT e a Clearwater Racing foi contemplada com uma vaga direta em Sarthe (Foto: Jun Qian)

A Clearwater Racing também sai de Sepang com uma vaga direta para Le Mans nas mãos: a equipe conquistou o título da classe GT com inteira justiça ao chegar em 3º lugar com o McLaren 650S GT3 guiado pela trinca formada por Mok Weng Sun/Keita Sawa/Rob Bell, igualmente triunfantes entre os pilotos. Eles chegaram ao total de 78 pontos, contra 55 dos rivais mais próximos, Joshua Hunt/Dominic Ang, que terminaram na quarta posição na prova com a Ferrari da Nexus Infinity.

Agora o time de Cingapura poderá aceitar (ou não) o convite do ACO, desde que tenha a possibilidade de escolher qualquer modelo enquadrado no regulamento LMGTE-AM para poder tomar parte da prova em Sarthe, já que a vaga oferecida é para esta subdivisão. E a decisão tem que ser rápida, pois os formulários de inscrição têm que ser entregues até o dia 31.

Os vencedores da última prova do ano foram Jeffrey Lee/Alessio Picariello/Christopher Mies, que partiram da pole position e dominaram a disputa com o novo Audi R8 LMS da Absolute Racing, fechando a disputa com uma volta de vantagem para Jun San Chen/Ollie Millroy/Nobuteru Taniguchi.

Nas classes CN e GT Am, nenhuma surpresa: a Avelon Formula levou a melhor na subclasse de protótipos com motor 2 litros ao chegar em 14º na geral e a KCMG ganhou a quarta seguida com seu Porsche Cup, desta vez com uma oponente direta – só que o Team Starspeed acabou a disputa três voltas atrás…

Comentários