Roar Before The Rolex 24: MSR volta à carga no segundo treino

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Mais uma vez o Ligier da Michael Shank Racing se impôs como o carro mais veloz na pista de Daytona durante os treinos de sexta-feira (Foto: IMSA.com/Reprodução Facebook)

RIO DE JANEIRO – A tarde em Daytona foi de intensa atividade no Roar Before The Rolex 24. À exceção da Ferrari da Risi, que mesmo inscrita não compareceu, do Corvette que se incendiara mais cedo e do Ford EcoBoost Riley DP #01 da Chip Ganassi Racing, acidentado com o jovem Lance Stroll a bordo, logo após a primeira volta do canadense na pista pela manhã, todos os outros 51 carros marcaram tempo na segunda sessão do teste preparatório promovido pela IMSA para a abertura da temporada do Weather Tech SportsCar Championship.

Mais uma vez, o Ligier JS P2 HPD da Michael Shank Racing apareceu forte diante da concorrência. Com o francês Olivier Pla – piloto da Ford no WEC – a bordo, o carro #60 do time de Ohio fechou a sessão de treinos com a melhor marca do dia em 1’39″445, superando em dois décimos o tempo estabelecido pelo brasileiro Oswaldo Negri mais cedo. Pla foi oito décimos mais rápido que outro protótipo do construtor francês também com motor HPD 3,5 litros – o carro #2 da Tequila Patrón ESM, com Pipo Derani mostrando muita velocidade e grande adaptação ao exigente traçado misto da Flórida com seus 5,721 km de extensão.

O DeltaWing surpreendeu e com Sean Rayhall como o piloto mais rápido, acabou com a 3ª posição do treino, pouco à frente dos Corvette DP guiados por Jordan Taylor e João Barbosa. Boa performance dos protótipos Mazda com motores a gasolina: o carro guiado por Jonathan Bomarito ficou em sétimo e Tom Long foi o 11º – sem dar o vexame habitual de quando os carros do construtor japonês tinham o motor Skyactiv-D, a diesel.

Colin Braun fez o melhor tempo entre os pilotos da Prototype Challenge. Com o #54 da CORE Autosport, marcou 1’42″800, enfiando mais de seis décimos em Jack Hawksworth, no #8 da Starworks Motorsport. Johnny Mowlem (BAR1 Motorsports), Maro Engel (Starworks Motorsport) e Stephen Simpson (JDC/Miller Motorsports) fecharam o top 5 da classe dos carros com motor Chevrolet V8 6,3 litros.

Entrementes, na GTLM o melhor tempo da segunda sessão foi do brasileiro Augusto Farfus. Com a BMW M6 GTLM #25, que mais cedo dera umas poucas voltas de instalação, o curitibano marcou 1’45″120 e foi 0″030 mais rápido que Kuno Wittmer, no carro #100 do time de Bobby Rahal e David Letterman. Antonio Garcia ficou em terceiro a bordo do único Corvette C7-R que treinou à tarde e o novo Ford GT ficou em quarto com Richard Westbrook a bordo. Menos de um segundo separaram os oito primeiros carros da classe – que contará com 11 bólidos inscritos nas 24h de Daytona. A Ferrari #68 da Scuderia Corsa, que conta com Daniel Serra entre seus integrantes, ficou em 7º graças ao tempo de 1’45″915 alcançado pelo italiano Alessandro Pier Guidi.

Na GTD, o carro mais rápido do segundo treino do Roar foi a boa e velha Ferrari F458 GT3 inscrita em nome da Spirit of Race, que nada mais é que um braço da italianíssima AF Corse. Raffaele Gianmaria fez a melhor volta em 1’48″358, quase três décimos melhor que o Dodge Viper do holandês Jeroen Bleekemolen. Dentre os novos carros, o Lamborghini Huracán #28 da Konrad Motorsport destacou-se com o 3º melhor tempo da sessão, precedido por dois Audi R8 LMS – o geração 2 da Magnus Racing primeiro e depois o antigo modelo do fabricante de Ingolstadt, alinhado pela Flying Lizard em parceria com a Krohn Racing.

Os treinos do Roar Before The Rolex 24 têm sequência neste sábado. Pilotos e equipes terão três horários de treinos – um pela manhã, o segundo à tarde e o terceiro à noite, para os primeiros treinos de aclimatação dos equipamentos – faróis e outros quejandos – e também dos pilotos que nunca andaram na pista da Flórida, às condições de pista com iluminação artificial.

O resultado da segunda sessão do Roar Before The Rolex 24 está aqui.

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