IWSC: 34 carros no Open Test em Sebring

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A Turner Motorsport e a Spirit of Daytona estarão presentes no Open Test da IMSA como preparação para as 12h de Sebring (Foto: Martin W. Spetz/Dailysportscar.com)

RIO DE JANEIRO – Em fase de preparação para as 12 Horas de Sebring, 2ª etapa do IMSA Weather Tech SportsCar Championship, será realizado um Open Test no circuito da Flórida, nesta semana. Trinta e quatro carros estão confirmados para participar das atividades de pista, com muitos possíveis competidores do IWSC igualmente ausentes desses treinos.

Na classe Prototype, estarão nove dos 11 participantes que devem constar da lista oficial de inscritos a ser divulgada brevemente. À exceção dos Mazda LMP2 e dos Ford EcoBoost Riley DP da Chip Ganassi Racing – que não serão mais vistos no campeonato de 2016 – além do BR01 Nissan da SMP Racing, a única novidade será o Oreca 05 Nissan da equipe Dragonspeed, que fará sua estreia oficial antes de disputar a temporada completa do European Le Mans Series (ELMS).

Vencedor das 24h de Daytona, o Ligier JS P2 da equipe Tequila Patrón ESM deve fazer sua última corrida com o motor HPD HR35TT 3,5 litros V6 Biturbo antes de competir no WEC com o propulsor Nissan VK45DE 4,5 litros V8. Pipo Derani está escalado para os treinos com o carro #2 do time estadunidense. Além dele, Rubens Barrichello, Christian Fittipaldi e Ozz Negri também participarão das atividades em Sebring. Fittipaldi, aliás, deverá andar apenas com Filipe Albuquerque no Corvette DP #5: com o punho quebrado num acidente doméstico, João Barbosa deverá ficar de fora.

Dos oito Oreca FLM09 PC vistos nas 24h de Daytona, somente quatro deles vão para o Open Test de Sebring: a BAR1 Motorsports inscreveu o carro #20 e além dela, a PR1 Mathiasen, a CORE Autosport e a JDC Miller vão treinar. A Starworks passou por um tremendo perrengue: um dos seus caminhões de transporte foi roubado na última semana, mas felizmente foi recuperado após o furto. De qualquer forma, o time de Peter Baron trabalha pesado para recuperar os carros após os percalços da abertura da temporada.

Na GTLM, quatro equipes e cinco carros vão andar na pista de Sebring. A Corvette não participará do Open Test pois após Daytona realizou uma bateria particular de ensaios e está mais do que satisfeita. A nova BMW M6 GTLM, que fez seu batismo em Sebring, será a #25, a mesma que terminou em 5º lugar na prova de abertura do IWSC. A única Ferrari presente é da Risi Competizione e o único Porsche confirmado é o #911, com Patrick Pilet e Fred Makowiecki. Só a Ford (leia-se Chip Ganassi Racing) vai ter seus dois bólidos presentes nos treinos. A equipe ficou bastante insatisfeita com a falta de confiabilidade dos novos Ford GT durante as 24h de Daytona.

Por fim, a mais numerosa das classes (a GTD) vem com 16 unidades. O escândalo da semana foi o anúncio do encerramento das atividades da O’Gara Motorsport, que inscrevera um Lamborghini Huracán para a temporada completa e seria a nova equipe de Townsend Bell e Bill Sweedler, atuais campeões do certame na GTD. Menos mal que um novo time – a Dream Racing, do ex-piloto Enrico Bertaggia (lembram dele?) vai inscrever outro Huracán e promete estrear nas 12h de Sebring. O carro #27 terá Lawrence DeGeorge/Paolo Ruberti/Cédric Sbirrazzuoli nos ensaios.

A Stevenson Motorsports tem como novidade a inscrição de Connor De Philippi para repartir o carro #6 do time com Andrew Davis e Robin Liddell, cabendo o #9 a Lawson Aschenbach/Matt Bell/Dion Von Moltke. As outras escuderias confirmadas no Open Test são: Konrad Motorsport, Alex Job Racing, Riley Motorsports e Turner Motorsport – todas com dois carros e Magnus Racing, Spirit of Race, Paul Miller Racing, Black Swan Racing e Scuderia Corsa – esta, promovendo a estreia do modelo F488 GT3 – com um carro, cada.

Comentários

  • Quer dizer que a Tequila Patrón vai de Nissan após as 12h de Sebring hein…Particularmente acho que foi uma boa, os motores Nissan certamente são mais competitivos no WEC…quanto à Ford, terão a oportunidade de acertar o novíssimo conjunto pra não fazer feio em Le Mans, o que seria imperdoável.