LMP1 com novas regras em 2016
RIO DE JANEIRO – Principal categoria do Mundial de Endurance (FIA WEC), a LMP1 terá novas regras na temporada 2016 que se inicia oficialmente em Silverstone, no mês de abril – e que terá um gostinho do que vem por aí no Prólogo a ser realizado pela terceira vez em Paul Ricard, na França. O comitê de Endurance da FIA, sempre preocupado com a questão do espetáculo na pista e com o desenvolvimento de novas tecnologias, decidiu em consenso com as equipes de fábrica introduzir algumas importantes alterações no regulamento.
Vamos aos principais pontos:
Redução da energia por volta
O total de gasto de energia por volta de cada um dos protótipos híbridos será reduzido em 10 MJ (megajoules), representando um decréscimo de 7,5% em performance.
Fluxo de combustível
Foi reduzido na mesma proporção de 7,5%.
Restrição de potência das unidades híbridas
Limitada a 300kw – somente nas 24h de Le Mans, para que os carros não atinjam potências superiores a 1000 HP. Como Le Mans é uma pista de grau “B” da FIA, foi introduzida esta restrição.
Segurança interna
Proteção adicional do capacete para o piloto.
Número de chassis
Será reduzido a três chassis por inscrição em 2016, buscando o controle de custos, baixando para dois em 2017.
Aberturas sobre as rodas dianteiras e traseiras
Abertura 25% maior para incrementar a segurança.
Testes e desenvolvimento em túnel de vento
Sofrerão mais restrições em 2016.
“sempre preocupado com a questão do espetáculo na pista e com o desenvolvimento de novas tecnologias”
cara o sarcasmo tá vazando que nem a Exxon-Valdez.
Estão complicando (mais ainda) a coisa, tá estilo a F1 já.
Parece que o Comitê de Endurance tem sido pressionado pelo Jean Todt a impor regras que limitem o desenvolvimento dos carros. Deve ser por aí mesmo.
Também não gosto dessas novas regras, que pendem sempre MAIS para a queda de performance dos carros do que para qualquer outra coisa…isso é medo do potencial destes em rivalizar a F1?
Ah, com certeza. E a história de Baku no mesmo fim de semana das 24h de Le Mans pegou muito mal.
Este é provavelmente o preço de ser uma categoria chancelada pela FIA…ninguém pode ousar ser superior à F1 em qualquer aspecto…trágico…
Não acredito que o motivo real para as mudanças seja a rivalidade em performance com a F1.
Como fá da categoria eu não aprovo essas mudanças. Sempre prefiro evoluções em performance a cada ano. Mas entendo as restrições impostas. A Porsche não foi campeã por acaso em 2015: gastaram bem mais que Audi e Toyota, tendo o carro mais potente e com mais variações de carenagem durante a temporada. É preciso botar alguns limites, caso contrário os orçamentos das equipes de fábrica irão aumentar significativamente a cada ano. Isso pode ser um fator para que alguma(s) dela(s) acabe(m) saindo da categoria.