LMP1 com novas regras em 2016

Car #18 / PORSCHE TEAM (DEU) / Porsche 919 Hybrid Hybrid / Romain Dumas (FRA) / Neel Jani (CHE) / Marc Lieb (DEU), Scrutineering - FIA WEC 6 hours of COTA at Circuit Of The Americas - Austin - United States
A LMP1 vem com mais novidades técnicas para a temporada 2016, como forma de conter custos e melhorar a segurança (Foto: Site oficial FIA WEC)

RIO DE JANEIRO – Principal categoria do Mundial de Endurance (FIA WEC), a LMP1 terá novas regras na temporada 2016 que se inicia oficialmente em Silverstone, no mês de abril – e que terá um gostinho do que vem por aí no Prólogo a ser realizado pela terceira vez em Paul Ricard, na França. O comitê de Endurance da FIA, sempre preocupado com a questão do espetáculo na pista e com o desenvolvimento de novas tecnologias, decidiu em consenso com as equipes de fábrica introduzir algumas importantes alterações no regulamento.

Vamos aos principais pontos:

Redução da energia por volta

O total de gasto de energia por volta de cada um dos protótipos híbridos será reduzido em 10 MJ (megajoules), representando um decréscimo de 7,5% em performance.

Fluxo de combustível

Foi reduzido na mesma proporção de 7,5%.

Restrição de potência das unidades híbridas

Limitada a 300kw – somente nas 24h de Le Mans, para que os carros não atinjam potências superiores a 1000 HP. Como Le Mans é uma pista de grau “B” da FIA, foi introduzida esta restrição.

Segurança interna

Proteção adicional do capacete para o piloto.

Número de chassis

Será reduzido a três chassis por inscrição em 2016, buscando o controle de custos, baixando para dois em 2017.

Aberturas sobre as rodas dianteiras e traseiras

Abertura 25% maior para incrementar a segurança.

Testes e desenvolvimento em túnel de vento

Sofrerão mais restrições em 2016.

Comentários

  • “sempre preocupado com a questão do espetáculo na pista e com o desenvolvimento de novas tecnologias”

    cara o sarcasmo tá vazando que nem a Exxon-Valdez.

    • Parece que o Comitê de Endurance tem sido pressionado pelo Jean Todt a impor regras que limitem o desenvolvimento dos carros. Deve ser por aí mesmo.

  • Também não gosto dessas novas regras, que pendem sempre MAIS para a queda de performance dos carros do que para qualquer outra coisa…isso é medo do potencial destes em rivalizar a F1?

  • Não acredito que o motivo real para as mudanças seja a rivalidade em performance com a F1.

    Como fá da categoria eu não aprovo essas mudanças. Sempre prefiro evoluções em performance a cada ano. Mas entendo as restrições impostas. A Porsche não foi campeã por acaso em 2015: gastaram bem mais que Audi e Toyota, tendo o carro mais potente e com mais variações de carenagem durante a temporada. É preciso botar alguns limites, caso contrário os orçamentos das equipes de fábrica irão aumentar significativamente a cada ano. Isso pode ser um fator para que alguma(s) dela(s) acabe(m) saindo da categoria.