MENU

24 de fevereiro de 2016 - 20:37Mundial de Endurance

WEC: restam poucas vagas para 2016

CASTELLET-WEBSITE-690X388px

RIO DE JANEIRO – Resta um mês para a realização do Prólogo do FIA WEC (Mundial de Endurance), marcado para Paul Ricard. E a movimentação das equipes com relação aos pilotos que vão disputar a temporada 2016 é intensa. Das 90 vagas disponíveis nos 32 carros confirmados pelo ACO na conferência de imprensa que se realizou no último dia 5, somente oito ainda estão em aberto.

Na LMP1, todos os lugares estão preenchidos. A ByKolles deve disputar todo o ano apenas com Pierre Kaffer e Simon Trummer, contratando um terceiro nome especialmente para as 24h de Le Mans, porque é obrigatória a inscrição de três pilotos por carro em Sarthe. A Rebellion Racing tem Mathias Beche para oito das nove etapas do ano: o helvético só não vai competir em Sarthe pelo time, uma vez que já assinou contrato com a Thiriet by TDS Racing.

A divisão LMP2 é a que mais oferece lugares disponíveis. São seis, em cinco times. A G-Drive Racing não definiu quem se junta a Nathanaël Berthon e Roman Rusinov no carro #26, assim como a SMP Racing ainda não fechou o trio do #37. Também os times que usarão o protótipo Alpine A460 não se definiram e a Manor – que, repito, nada tem a ver com a administração atual da equipe de Fórmula 1 – tem dois lugares disponíveis.

Aliás, arriscaria dizer que o John Booth, que chefia a Manor Endurance, poderá persuadir um velho conhecido seu, de apelido “Jungle Boy”, a voltar para as competições internacionais e disputar toda a temporada do WEC na classe LMP2.

A LMGTE-PRO tem uma indecisão: a Ford Performance/Chip Ganassi Racing, embora tenha seus quatro pilotos fixos confirmados para 2016, não definiu suas duplas. Marino Franchitti e Olivier Pla foram os pilotos indicados quando se realizou a coletiva do ACO/FIA, mas podem eventualmente formar uma dupla, com Stefan Mücke e Andy Priaulx fechando o segundo carro do time. Sendo assim, a única equipe de Grã-Turismo. A rigor, a única equipe indefinida é a KCMG, que só tem Christian Ried garantido na divisão LMGTE-AM.

O WEC tem três inscrições suplementares com carros aptos a pontuar em 2016, pelo menos em Spa-Francorchamps e Le Mans: o #38 da G-Drive Jota Sport na classe LMP2, o #55 da AF Corse na classe LMGTE-AM e o #99 da Aston Martin Racing, também na LMGTE-AM.

A lista de inscritos do FIA WEC 2016 é a seguinte:

LMP1

#1 PORSCHE TEAM DEU
Porsche 919 Hybrid (M)
Timo Bernhard/Mark Webber/Brendon Hartley

#2 PORSCHE TEAM DEU
Porsche 919 Hybrid (M)
Neel Jani/Romain Dumas/Marc Lieb

#4 BYKOLLES RACING AUT
CLM P1/01 AER Turbo (D)
Simon Trummer/Pierre Kaffer

#5 TOYOTA GAZOO RACING
Toyota TS050 Hybrid (M)
Anthony Davidson/Sebastién Buemi/Kazuki Nakajima

#6 TOYOTA GAZOO RACING
Toyota TS050 Hybrid (M)
Mike Conway/Stéphane Sarrazin/Kamui Kobayashi

#7 AUDI SPORT TEAM JOEST DEU
Audi R18 e-tron quattro (M)
Marcel Fässler/Andre Lotterer/Bénoit Tréluyer

#8 AUDI SPORT TEAM JOEST DEU
Audi R18 e-tron quattro (M)
Lucas Di Grassi/Loïc Duval/Oliver Jarvis

#12 REBELLION RACING CHE
Rebellion R-One AER Turbo (D)
Nicolas Prost/Nick Heidfeld/Mathias Beche

#13 REBELLION RACING CHE
Rebellion R-One AER Turbo (D)
Mathéo Tuscher/Dominik Kraihamer/Alexandre Imperatori

LMP2

#26 G-DRIVE RACING RUS
Oreca 05 Nissan (D)
Roman Rusinov/Nathanaël Berthon/a confirmar

#27 SMP RACING RUS
BR01 Nissan (TBA)
Maurizio Mediani/Nicolas Minassian/Kyrill Ladygin

#30 TEQUILA PATRÓN ESM USA
Ligier JS P2 Nissan (D)
Ed Brown/Scott Sharp/Johannes Van Overbeek

#31 TEQUILA PATRÓN ESM USA
Ligier JS P2 Nissan (D)
Pipo Derani/Ryan Dalziel/Chris Cumming

#35 BAXI DC RACING ALPINE CHN
Alpine A460 Nissan (TBA)
David Cheng/Ho-Pin Tung/a confirmar

#36 SIGNATECH-ALPINE FRA
Alpine A460 Nissan (D)
Gustavo Menezes/Nicolas Lapierre/a confirmar

#37 SMP RACING RUS
BR01 Nissan (TBA)
Vitaly Petrov/Viktor Shaitar/a confirmar

#42 STRAKKA RACING GBR
Gibson 015S Nissan (D)
Nick Leventis/Jonny Kane/Danny Watts

#44 MANOR ENDURANCE GBR
Oreca 05 Nissan (D)
Tor Graves/a confirmar

LMGTE-PRO

#51 AF CORSE ITA
Ferrari F488 GTE (M)
Gianmaria Bruni/James Calado

#66 FORD PERFORMANCE CHIP GANASSI RACING GBR
Ford GT (M)
Marino Franchitti/a confirmar

#67 FORD PERFORMANCE CHIP GANASSI RACING GBR
Ford GT (M)
Olivier Pla/a confirmar

#71 AF CORSE ITA
Ferrari F488 GTE (M)
Davide Rigon/Sam Bird

#77 DEMPSEY RACING-PROTON DEU
Porsche 991 RSR (M)
Richard Lietz/Michael Christensen

#95 ASTON MARTIN RACING GBR
Aston Martin Vantage GTE (D)
Nicki Thiim/Darren Turner/Marco Sørensen

#97 ASTON MARTIN RACING GBR
Aston Martin Vantage GTE (D)
Fernando Rees/Richie Stanaway/Jonathan Adam

LMGTE-AM

#50 LARBRE COMPETITION FRA
Chevrolet Corvette C7-R (M)
Yutaka Yamagishi/Pierre Ragues/Paolo Ruberti

#78 KCMG HKG
Porsche 991 RSR (M)
Christian Ried/a confirmar

#83 AF CORSE ITA
Ferrari F458 Italia GTE (M)
François Perrodo/Emmanuel Collard/Rui Águas

#86 GULF RACING UK GBR
Porsche 991 RSR (M)
Michael Wainwright/Ben Barker/Adam Carroll

#88 ABU DHABI RACING-PROTON DEU
Porsche 991 RSR (M)
David Heinemeier-Hänsson/Patrick Long/Khaled Al Qubaisi

#98 ASTON MARTIN RACING GBR
Aston Martin Vantage GTE (D)
Paul Dalla Lana/Pedro Lamy/Mathias Lauda

Compartilhar

4 comentários

  1. Fernando Lima disse:

    O “Jungle Boy” por acaso atende pelo nome de Antônio Pizzonia? Ele competiu, se não me engano pelo carro da Delta ADR em 2013, mas não a temporada toda…

  2. Antonio Manuel da Silva disse:

    Boa noite, embora seja outra categoria, desculpe a pergunta: O que acontece ou vai acontecer com a equipe do Antônio Herman, em 2016 vão correr e quem serão os pilotos?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *