12h de Sebring, treino livre #1: Action Express começa com 1-2 na Flórida

Corvette-31

RIO DE JANEIRO – Começou a 64ª edição das 12 Horas de Sebring! Os primeiros treinos livres são realizados nesta quinta-feira e, apesar da incerteza quanto às condições climáticas ao longo do dia, pelo menos durante a manhã não choveu na Flórida e a sessão que abriu os trabalhos aconteceu normalmente com a participação de 48 dos 49 carros inscritos.

Após o BoP da IMSA para os protótipos LMP2 que dominaram as ações nas 24h de Daytona, para nenhuma surpresa os antigos DPs dominaram o cenário. A Action Express, atual bicampeã da categoria, fez 1-2 na primeira sessão: Dane Cameron foi o mais veloz com o Corvette DP #31 em 1’52″447, mais de sete décimos melhor que o #5 guiado por Scott Pruett. Aliás, o veterano californiano foi inscrito também no carro #5 – ao contrário do que fora acordado – porque João Barbosa não está totalmente recuperado da fratura do punho e pode não guiar pelo tempo que a equipe desejaria ver o português na pista.

Johannes Van Overbeek, a bordo do Ligier JS P2 HPD campeão da primeira prova do ano, fez o 3º melhor tempo em 1’53″512 e foi o outro piloto a ficar no mesmo segundo do Corvette mais rápido do primeiro treino livre. Oswaldo Negri levou o carro #60 da Michael Shank Racing ao quarto posto e o novo Oreca 05 Nissan da DragonSpeed, que faz sua estreia neste fim de semana, ficou na quinta posição. O Corvette DP #10 da Wayne Taylor Racing, que terá Rubens Barrichello, ficou com o 6º lugar – a 1″836 do melhor tempo.

Na classe PC, que estreia oficialmente o novo pacote eletrônico Motec e unidades mais leves dos motores Chevrolet Katech V8 6,3 litros, o #54 da CORE Autosport foi o mais rápido com o 9º tempo na geral em 1’55″469, tempo obtido por Colin Braun – o mais rápido da equipe. A Starworks ficou em segundo e terceiro na divisão, com a BAR1 Motorsports em quarto. Vencedora em Daytona na sua classe, a JDC-Miller Motorsports ficou em último entre os sete carros inscritos, mais de dois segundos acima da marca do carro mais rápido na sessão.

A BMW M6 GTLM #25 da equipe de Bobby Rahal, Mike Lanigan e David Letterman foi a mais veloz da classe GTLM na primeira sessão. Dirk Werner cravou 1’59″327 e foi três décimos melhor que o Porsche #912 com Fred Makowiecki a bordo. Kévin Estre fez o terceiro melhor tempo do lote. A melhor entre as novas Ferrari F488 GTE foi a #62 da Risi Competizione – 5º tempo na classe, à frente dos dois Ford GT, dos Chevrolet Corvette C7-R que fizeram 1-2 na prova de Daytona e o #68 da Scuderia Corsa – que tem a bordo o brasileiro Daniel Serra – fechou a raia no primeiro treino. A diferença foi de 1″250 entre a dezena de carros inscritos na classe.

Jeroen Bleekemolen, da equipe Riley Technologies-TI Auto, deu ao Viper GT3-R o melhor tempo da classe GTD (a mais numerosa do grid) com o tempo de 2’02″901, apenas 0″010 melhor que o Audi R8 LMS #44 da Magnus Racing. O Porsche #73 da Park Place Motorsports ficou em terceiro e o Audi #6 da Stevenson Motorsports foi o quarto mais rápido. O primeiro carro de outra marca foi a Ferrari F458 GT3 da Spirit of Race que ficou em oitavo. A nova F488 GT3 da Scuderia Corsa estreou oficialmente com o 10º tempo. Como era de se esperar, após a punição sofrida por conta de supostas irregularidades em Daytona, os Lamborghini Huracán ficaram para trás e o mais rápido foi apenas o 14º colocado na sessão.

O segundo treino livre acontece às 15h25 de Brasília e o terceiro, às 20h30.

Resultado do treino livre #1 AQUI

Comentários