A batalha vai começar!
RIO DE JANEIRO – Do outro lado do mundo, os motores começam a roncar: a International V8 Supercars Series, principal competição de Turismo da região Ásia/Oceania, mais uma vez entra em cena para a temporada 2016. De março a novembro, serão 15 datas, passando por circuitos lendários da Austrália, Nova Zelândia e também por Darwin e até pela Malásia, país ao qual o certame retorna após um tempo afastado. A categoria, popularíssima, arrasta multidões por onde passa e não será diferente na prova de abertura, a Clipsal 500, disputada numa versão menor do traçado de Adelaide que recebeu por 10 anos o GP da Austrália de Fórmula 1.
A pista de 3,22 km de extensão receberá 26 carros para a rodada inaugural. A prova, com 500 km de percurso, é dividida em três baterias: duas serão no sábado, com 39 voltas cada e cerca de 125 km. No domingo, o buraco é muito mais embaixo: 78 voltas e 250 km de percurso. O certame tem diversos formatos de provas: SuperStreet (ST), esse que será usado em Adelaide; SuperSprint (SP), adotado em sete eventos; International SuperSprint (IT), com duas provas fora da Austrália e Endurance Cup (EC), com três provas em que os pilotos titulares correm em duplas com nomes pré-estabelecidos e cuja maior atração é a espetacular Bathurst 1000, em Mount Panorama.
E esta será a primeira temporada em muito tempo na qual um piloto que não Jamie Whincup correrá com o dorsal #1. Mark “Frosty” Winterbottom defende o título conquistado de maneira brilhante ano passado, mais uma vez pela Prodrive Racing Australia e seu Ford FG X Falcon. A novidade é que Cameron Waters foi alçado à condição de novo companheiro de equipe do atual campeão. Chaz Mostert, já recuperado do grave acidente sofrido em Bathurst, vai no #55 da Rod Nash Racing, com assistência da Prodrive, numa mudança promovida por “razões comerciais”. Outro carro semi-oficial da Ford é o #111 de Chris Pither.
O construtor da marca do oval azul também estará presente através da Penske. O time estadunidense, em parceria com a Dick Johnson Racing, aumenta suas operações no certame, alinhando dois carros desta vez – e com Fabian Coulthard como novo recruta. O primo distante do ex-Fórmula 1 David Coulthard correrá no carro #12 e Scott Pye está mantido no #17.
No âmbito de montadoras, o campeonato perdeu a Mercedes-Benz – o que, convenhamos, não se constitui num agravante. A Holden continua com a maioria dos times, incluindo a antiga cliente da marca germânica, a Erebus. O time chefiado por Betty Klimenko, inclusive, traz outra cara nova à categoria: Aaren Russell é o substituto de Ashley Walsh, que sai do campeonato. A Red Bull Racing Australia aumenta o lote de inscritos para três carros, reforçando o seu supertime. Jamie Whincup e Craig Lowndes ganham a companhia do talentoso Shane Van Gisbergen. O lugar do piloto na Tekno Autosports foi ocupado por Will Davison, ex-Erebus.
Garth Tander e James Courtney seguem para mais um ano na equipe Holden Racing Team, com Andre Heimgartner e Nick Percat repartindo as atenções na Lucas Dumbrell. Brad Jones alinha três carros em seu time, sendo um em parceria com a Britek Motorsport. Jason Bright, Tim Slade e Tim Blanchard são os “recrutas”. E a Charlie Schwerkolt terá Lee Holdsworth.
Na Volvo, Scott McLaughlin tem um novo colega para todo o campeonato. Sai David Wall, que fez péssima temporada em 2015 e entra o combativo James Moffat, que deixou a Nissan. Na equipe do construtor japonês, os irmãos Todd e Rick Kelly permanecem, assim como Michael Caruso. E Dale Wood, que deixou a Britek Motorsport, é a novidade na vaga de Moffat para 2016.
Para as provas de Endurance, onze dos 26 co-pilotos que dividirão os carros com os titulares nos três eventos da Pirtek Cup já foram anunciados. A Red Bull, inclusive, confirmou todos os nomes: Paul Dumbrell (com Jamie Whincup), Alexandre Prémat (parceiro de Shane Van Gisbergen) e Steve Richards (correndo com Craig Lowndes).
Caro Mattar,
Você tem conhecimento se alguma TV brasileira vai transmitir, ao vivo ou gravado, tv aberta ou paga ?
Obrigado.
Não. Não há nenhuma emissora hoje transmitindo o V8 Supercars para o Brasil.
Xará, comecei lendo este post com a esperança de encontrar a informação que os canais Fox Sports tivessem adquirido os direitos de transmissão da V8 SuperCars… Hehehehe
Pois é, mas não aconteceu.
Pô Rodrigo, como fazemos para assistir estas provas?
Internet. Streaming. Procura que você acha. Ou então baixe torrents após as provas realizadas.
Esse campeonato vai pegar fogo!
Principalmente na Red Bull, seus três pilotos são ótimos e Shane por si só vai ser a atração da temporada… só espero que não seja pelas lambanças costumeiras…
A Ford que me surpreendeu ao colocar o Waters como titular… na Dunlop Series ele foi dominante… mas quando subiu ano passado não fez muita coisa… Só torço mesmo pro Mostert voltar bem, e com fome…. ano passado queria vê-lo brigando com Frosty no fim, mas aquela batida atrapalhou tudo… e Frosty esse ano tem que arrebentar pra defender o título! (só senti falta do patrocínio da pepsy!)
Agora os Volvão!!!!! espero que esse ano a Volvo tenha se encontrado… pq tem 2 ótimos pilotos na mão e eu espero comemorar alguma vitória esse ano!!!!!
E Rodrigo se me permite, já foi postado outras vezes pra galera um blog em que postam as corridas (e foi por isso que consegui acompanhar o campeonato do ano passado), geralmente no mesmo dia delas, o
http : // burningwhee1s . blogspot . com . br/ pra galera poder acompanhar, já que ninguém vai transmitir (engraçado que nunca tinha notado o domínio BR….)
e que o campeonato comece!!!!
Esse carro da Red Bull está bem bonito…aliás mais bonito que o esquema de pintura usado na F1…
tem que ter cuidado também com a holden que possuem dois ótimos campeões courtney e tander,não é mattar um em 2007 e outro em 2010.e o vice em ambas foi whincup.