Blancpain Endurance Series: grid lotado na abertura da temporada em Monza

03
Este será o carro que guiarão os brasileiros Sérgio Jimenez e Rodrigo Baptista na temporada 2016 do Blancpain Endurance Series, junto ao português Filipe Albuquerque

RIO DE JANEIRO – Cinquenta e sete carros. Este será o plantel da prova inaugural da temporada 2016 do Blancpain Endurance Series, mais uma vez programada para o lendário Autodromo Nazionale di Monza, na Itália. A pista de 5,793 km de extensão estará lotada para uma abertura de gala do certame organizado por Stéphane Ratel.

Lista de inscritos para o Blancpain Endurance Series em Monza, AQUI

O total está assim dividido: 28 carros figuram na lista de entradas da Pro Cup, a divisão principal, o que inclui o Audi R8 LMS #3 dos brasileiros Sérgio Jimenez e Rodrigo Baptista, mais o português Filipe Albuquerque. A equipe Belgian Audi Club Team WRT vai ter cinco carros nesta divisão – incluindo o #28 que terá Will Stevens, também confirmado no Mundial de Endurance (FIA WEC) pela Manor.

45
A Zakspeed é uma das grandes novidades para 2016, com a novíssima Mercedes AMG GT3

Além de um total de oito Audi R8 LMS, a classe principal do BES terá os dois Bentley Continental da equipe britânica M-Sport, o Jaguar G3 da helvética Emil Frey Racing, quatro Lamborghini Huracán, um Nissan GT-R Nismo GT3, três Ferrari (duas F458 e uma novíssima F488), duas BMW M6 GT3, mais duas McLaren 650S GT3 e cinco das novas Mercedes AMG GT3, com destaque para a volta da Zakspeed às competições internacionais. O antigo time de Fórmula 1 – que construía seus próprios carros e até motores, entre 1985 e 1988 – disputará a temporada da série de Endurance com Alexandre Tagliani/Darryl O’Young/Jean-Fréderic Laberge.

Na divisão Pro-Am Cup, um total de 19 carros está confirmado para a prova de Monza, sendo nove as marcas diferentes aqui. Não tem Jaguar, não tem McLaren, mas tem Porsche – com direito ao regresso da equipe francesa IMSA Performance às competições fora dos seus domínios e o Aston Martin da Oman Racing Team. E na Am Cup, dos gentlemen drivers, uma dezena de carros compõem a lista de inscritos. Aqui, as Ferrari são maioria – cinco no total. E um terceiro brasileiro figura na tripulação do #32 da equipe espanhola AF2 Motorsport, que pretende alinhar um Lamborghini Gallardo FL2 R-EX: é o mineiro Victor Correa, que está inscrito junto ao francês Emmanuel Toulisse e mais um piloto ainda não definido.

40_1
O Lambo #78 da Barwell foi o mais rápido dos treinos coletivos das séries Blancpain em Paul Ricard

Nos treinos de pré-temporada realizados durante dois dias em Paul Ricard, com os carros que vão competir no BES e BSS, além das 24h de Spa-Francorchamps, o carro mais rápido foi o Lamborghini Huracán GT3 #78 da Barwell Motorsport – 1’56″602, apenas 0″073 mais veloz que o #63 da GRT Grässer, que também alinha um modelo da marca de Sant’Agata. Dois Audi vieram a seguir: o #75 da equipe tcheca ISR e um dos bólidos da equipe WRT. Os testes contaram com a presença de 51 carros na França.

Comentários

  • O Mercedes AMG GT3 da Zakspeed está simplesmente lindo, nas cores do Brasil…e a pergunta que não quer calar:
    Com o Team Brazil fora e sem o piloto Cacá Bueno em alguma outra equipe, teremos transmissão nos canais fechados do plim plim??

    Minha aposta: Não!!