ELMS, Prólogo: Krohn Racing larga na frente em Paul Ricard

pla
Com o Ligier JS P2 da Krohn Racing, agora com motor Nissan, Olivier Pla foi o mais rápido do primeiro dia do prólogo do ELMS em Paul Ricard

RIO DE JANEIRO – Terça-feira de muita movimentação em Paul Ricard: começou o Prólogo da temporada 2016 do European Le Mans Series, com a presença de 42 carros inscritos – dos quais trinta e nove andaram no circuito francês ao longo das duas sessões de testes programadas de manhã e à tarde.

O Ligier JS P2 da Krohn Racing, agora com motor Nissan ao invés do Judd usado na temporada passada, foi o carro mais rápido do dia. No período matinal, Olivier Pla cravou o melhor tempo em 1’48″100, meio segundo abaixo do Oreca 05 Nissan da Thiriet by TDS Racing, guiado por Mathias Beche.

Com o BR01 Nissan da SMP Racing, Stefano Coletti fez o terceiro melhor tempo a 0″916 de Pla, seguido pelo Gibson 015S Nissan da G-Drive Racing, guiado por Harry Tincknell. A surpresa foi o 5º tempo do ex-goleiro da seleção francesa Fabién Barthez.

brundle
Alex Brundle dominou as duas sessões da LMP3 com o carro #2 da United Autosports

Na LMP3, o primeiro treino teve a United Autosports na frente. Como era de se esperar, aliás: Alex Brundle virou em 1’53″364, oito décimos adiante de Dino Lunardi com o carro da Duqueine Engineering. Peter Kox, cuja equipe não vai disputar (a princípio) o ELMS na classe, ficou com a terceira posição. Mark Patterson e Giorgio Mondini fecharam os cinco mais velozes.

Entre os carros da divisão LMGTE, a Ferrari #51 de Marco Cioci despontou na frente, com 1’57″304. O italiano foi 0″288 mais veloz que seu parceiro de equipe Matt Griffin e que o compatriota Alessandro Pier Guidi. Em quarto ficou outra Ferrari, guiada pelo dinamarquês Mikkel Mac Jensen, seguido pelo Porsche 991 RSR do holandês Renger Van der Zande.

À tarde, ninguém baixou o tempo do #40 na LMP2: Mathias Beche até conseguiu melhorar sua marca obtida de manhã, mas ficou a 0″197 do melhor tempo do dia e bem à frente do Ligier JS P2 da Algarve Pro Racing. O italiano Andrea Pizzitola andou bem no #25 da Algarve Pro Racing e estabeleceu a segunda marca da sessão.

Com 1’53″919, Brundle foi – novamente – o mais rápido entre os pilotos da LMP3, praticamente um segundo inteiro melhor que Peter Kox. Enzo Guibbert, num dos bólidos da Graff Racing, ficou em 3º na divisão, mas já rodando na casa de 1’55”.

AF-Corse-Session-1-Paul-Ricard
Marco Cioci não foi superado por nenhum adversário na classe LMGTE

E na LMGTE, Andrea Bertolini também não baixou o tempo de Cioci no primeiro turno de treinos, mas melhorou bastante a performance da Ferrari da JMW Motorsport, ao marcar 1’57″622, contra 1’57″740 de Alessandro Pier Guidi e 1’57″765 do alemão Marco Seefried, que treinou no Porsche da Proton Competition.

Os treinos tiveram poucas interrupções: de manhã, o Ginetta-Juno LMP3 da ARC Bratislava Racing (outra equipe sem inscrição no ELMS), teve problemas de semi-eixo e deflagrou a primeira bandeira vermelha. Depois, uma batida de traseira do piloto francês Erik Maris a bordo do Ligier JS P3 #4 da OAK Racing interrompeu as atividades de pista. Felizmente, Maris só sofreu o susto: foi conduzido ao centro médico do circuito de Paul Ricard para exames e logo liberado. No acidente, a caixa de câmbio do carro foi a única parte realmente danificada.

Comentários