ELMS, Prólogo: TDS Racing fecha segundo dia na frente e Krohn confirma melhor tempo geral

Oreca46

RIO DE JANEIRO – O Prólogo do European Le Mans Series (ELMS) foi encerrado com pista cheia em Paul Ricard. Algumas equipes se deram por satisfeitas e embarcaram seus equipamentos e peças após o treino matinal, tanto que a última atividade de pista – à tarde – foi a mais esvaziada do evento com 34 dos 42 carros inscritos. Mas, mesmo assim, houve bastante movimentação em busca de tempos e acertos em todas as categorias presentes – LMP2, LMP3 e LMGTE.

A Thiriet by TDS Racing, estreando a nova formação com Mathias Beche, Pierre Thiriet e Ryo Hirakawa, foi dominante nesta quarta-feira. O protótipo Oreca 05 Nissan #46 foi o mais veloz nas duas sessões, com os tempos de 1’48″519 (após 61 voltas) e 1’49″210 (com 26 giros). Nada que comprometesse o 1’48″100 da Krohn Racing, que deu ao Ligier JS P2 #40 o melhor tempo de todo o Prólogo, graças mais uma vez ao veloz Olivier Pla.

Na parte da manhã, a Greaves Motorsport andou bem e ficou em 2º com seu Ligier JS P2 que terá Ricardo Divila como um dos engenheiros ao longo do ELMS e também nas 24h de Le Mans. O novo carro do time de Yaxley foi testado por Memo Rojas e Julien Canal, os dois pilotos titulares já definidos, além do campeão do ano passado Gary Hirsch e do polonês Kuba Giermaziak, que negocia para se transferir dos carros de Grã-Turismo para os protótipos. A Krohn Racing ficou em 3º, seguida pela G-Drive Racing com seu Gibson 015S Nissan e pela SMP Racing.

À tarde, a Pegasus Racing despontou com o segundo posto, meio segundo pior que o Oreca líder, com seu carro guiado inclusive por uma mulher – a francesa Inès Taittinger. A G-Drive ficou de novo no top5, seguida pelo #22 da SO24! by Lombard Racing e pelo Ligier da Greaves.

A LMP3 ficou mesmo com Alex Brundle e a United Autosports no comando ao fim dos cinco ensaios nos dois dias. Nos treinos desta quarta, o carro #3 de Mark Patterson/Matt Bell/William Boyd foi o mais rápido de manhã com 1’53″974 e de tarde deu Duqueine Engineering no carro #19 que fez o melhor tempo do último treino em 1’55″368. A categoria, quase um feudo dos protótipos Ligier construídos pela Onroak Automotive, só teve de diferente outros dois modelos – ambos Ginetta-Juno: o #26 da ARC Bratislava (que não está inscrito no campeonato) e o #14 da 3Dimensional.com/Murphy Prototypes. Esta equipe, na verdade, usará um outro carro – o Riley-Ave AR2 – que não ficará pronto a tempo da corrida em Silverstone e só estreia em Imola.

Entre os modelos LMGTE, para nenhuma surpresa, a AF Corse fez os dois melhores tempos do Prólogo. Hoje o #51 do time de Amato Ferrari rodou em 1’57″252 e registrou o melhor tempo pela manhã, seguido do segundo carro do time, o #55 e pelo #60 da Formula Racing. À tarde, deu JMW Motorsport com mais uma Ferrari F458 Italia GTE – 1’57″897 contra 1’58″780 do #55 da AF Corse e 1’58″804 do Porsche #88 da alemã Proton Competition.

Agora é esperar pelo início da temporada em Silverstone, no mesmo fim de semana da abertura do WEC em abril – sem contar as confirmações de inscritos que ainda não foram feitas. A tendência é que mais de 40 carros participem da primeira prova de um total de seis previstas para o Europeu de Endurance.

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