Os 22 da Indy

CdIoPkNUAAADz0V
O lindo visual do carro de Juan Pablo Montoya para a temporada 2016 da Fórmula Indy (Foto: Reprodução/Twitter)

RIO DE JANEIRO – Mais uma vez espremida entre março e setembro, vai começar neste domingo em St. Pete, na Flórida, a temporada 2016 da Fórmula Indy. O Grande Prêmio, como sempre, traz um excelente material sobre a categoria estadunidense de monopostos. O novo Grande Premium (assinem, moçada!) também. E o campeonato deste ano é especial, já que em maio se comemora a 100ª edição das 500 Milhas de Indianápolis. Nenhuma outra categoria na história do automobilismo alcançou a marca centenária em qualquer uma de suas corridas – ao que me recorde, claro.

O nosso bravo BV – Bruno Vicaria, para os íntimos – fez um levantamento e nos revelou que até hoje foram 37 os brasileiros a tentar competir com carros da Fórmula Indy. Se considerarmos que José Carlos Romano e Giupponi França fracassaram em seu intento, esse total baixa para trinta e cinco. E já faz um tempinho a participação brasileira na categoria resume-se apenas e tão somente a Tony Kanaan (Ganassi) e Hélio Castroneves (Penske).

A prova inaugural vai contar com 22 pilotos. Entre as novidades, a volta de James Hinchcliffe após o pavoroso acidente em Indianápolis ano passado, do russo Mikhail Aleshin após um ano fora da categoria e as estreias de Spencer Pìgot e Alexander Rossi – este último, um caso raro, estará vinculado também à equipe Manor na Fórmula 1, como piloto reserva de Pascal Wehrlein e Rio Haryanto.

O spotter guide do GP de St. Pete está aqui. Imprimam e divirtam-se.

Comentários

  • Importante ressaltar a idade dos dois brasileiros que atualmente correm na categoria, o que nos faz crer que sejam as últimas temporadas deles. No caso do Kanaan, que vem desde 2013 disputando regularmente as 24h de Daytona entre outros eventos do WTSC, tenho a impressão de que ja deva estar considerando a ideia de migrar para o endurance e pode acontecer já no fim desta temporada, caso não consiga ao menos uma vitória.