V8 Racing vence as 12h de Mugello

12030448_790850801048032_1437533705700665690_o
Na estreia de seu novo carro, a V8 Racing oferta ao modelo RS01 da Renault a primeira vitória dele em provas de Endurance, nas 12h de Mugello

RIO DE JANEIRO – Na estreia do Renault RS01 FGT3, a equipe holandesa V8 Racing conquistou em grande estilo nesta sexta e sábado as 12h de Mugello, segunda etapa da temporada do International Racing Series by Hankook. A corrida disputada no circuito próximo a Florença tem uma particularidade: é disputada em duas partes – a primeira com 4h, termina em regime de parque fechado. Os carros param na reta dos boxes, são cobertos e ninguém pode tocar neles. Hoje, foram disputadas as oito horas restantes.

Resultado final das 12h de Mugello

E após um acidente que tirou o carro #14 da Optimum Motorsport, que liderava a disputa, da pista, o #333 guiado por Max e Luc Braams, mais Nicky Pastorelli e o português Miguel Ramos, que por sinal foi o melhor na primeira parte da disputa, venceu a corrida completando no total 346 voltas – cinco a mais que o Mercedes-Benz SLS AMG GT3 #10 da Hofor Racing, conduzido por Roland Eggimann/Christian Frankenhout/Kenneth Heyer/Michael Kroll/Chantal Kroll – aliás, a atual campeã da competição entre os pilotos.

Pole position nos treinos classificatórios, que contaram com a participação de 64 carros, o Lamborghini Huracán #963 da Grässer Racing Team ainda conseguiu um belo 3º lugar diante do atraso na primeira parte da disputa e de um furo de pneu que deixou o carro mais para trás na parte de hoje. Rolf Ineichen/Marc Ineichen/Adrian Amstutz/Christian Engelhart ainda terminaram na mesma volta do bólido da Hofor.

1274668_790824854383960_3063836100379163151_o
Um acidente impediu a vitória do Audi R8 LMS da equipe britânica Optimum Motorsport, que destacou-se na segunda parte da corrida

Neste sábado, a vitória parecia encaminhada para o Audi R8 LMS da Optimum Motorsport. O carro #14 vinha muito bem nas horas finais, conduzido por Joe Osboner/Ryan Ratcliffe/Flick Haigh. Mas o bólido do time britânico teve uma parada demasiado longa nos pits e mesmo assim voltou líder. Até sofrer o acidente que o tirou da disputa de vez. A panca foi responsável por um dos cinco momentos de “Code 60” da disputa, em que os pilotos são obrigados a andar a somente 60 km/h.

Na classe A6-Am, a vitória foi do Mercedes-Benz SLS AMG GT3 da equipe francesa IDEC Sport Racing: Gabriel Abergel/Patrice Lafargue/Paul Lafargue/Sacha Bottemanne chegaram em quarto lugar na geral. Nas demais categorias, os vencedores foram: Gianluca De Lorenzi/Giacomo Barri (GDL Team Asia/Lamborghini Super Trofeo), na SPX, com o 8º posto ao final; Joey Foster/Charlie Espenlaub/Charles Putman (MRS-GT Racing/Porsche 991 Cup), na divisão 991 e o nono lugar na prova; Peter Terting/Constantin Kletzer/Stefan Wieninger (LMS Engineering/Audi TT RS2) na classe SP2, obtendo a 15ª colocação.

Tem mais: Luca Rangoni/Luca Magnoni/Roberto Gentili (Nova Race/Ginetta G55 GT4) na divisão SP3 em 18º na geral; Antonio Aristi/Iñigo Vigiola/Jordi Masdeu/Harriet Arruabarrena (PCR Sport/Seat León Cup Racer) na classe TCR com o 27º posto e Bernd Küpper/Lars Zander/Meisham Taheri/Martin Kroll (Hofor-Kuepper Racing BMW M3 E46 V8) na A3, terminando em 30º na geral e na classe Cup1, os vencedores foram Max Partl/Rainer Partl/Hermann Bock (Bonk Motorsport BMW 235i Racing Cup), que receberam a quadriculada em 35º lugar. Na A2, com apenas dois carros inscritos, venceu a Besaplast Racing – com um prosaico Mini Cooper S JCW. O simpático carrinho foi guiado por Henry Littig/Franjo Kovac/Frëdrik Lestrup, para terminar em 51º ao final.

Uma das atrações da prova foi a presença do polonês Robert Kubica, antigo piloto de Fórmula 1 atualmente se arriscando no WRC, o Mundial de Rali. Numa Mercedes-Benz SLS AMG GT3 alinhada com Martin Prokop e o helvético Quirin Müller- que depois teria o reforço de Tom Onslow-Cole e Paul White, uma vez que o carro da RAM Racing não pôde competir, RK teve uma corrida bastante atribulada. Teve problemas logo na primeira parte de quatro horas e hoje, não completou a disputa: o carro #777 desistiu após completar 265 voltas.

A próxima prova do International Racing Series by Hankook é as 24h de Silverstone, no primeiro fim de semana de abril.

Comentários