WEC: 29 carros confirmados no Prólogo

"Sunset"
Em três semanas, Paul Ricard receberá o Prólogo do Mundial de Endurance (Foto: FIA WEC/Divulgação)

RIO DE JANEIRO – Casa (quase) cheia para a realização do Prólogo do Campeonato Mundial de Endurance (WEC) neste mês, em Paul Ricard. Os treinos de pré-temporada, que antecedem a abertura do campeonato nas 6h de Silverstone, terão a participação de 29 dos 32 carros anunciados em fevereiro na conferência de imprensa do Automobile Club de l’Ouest (ACO).

Lista oficial de inscritos do Prólogo AQUI

No Prólogo, as equipes são obrigadas a participar com pelo menos um carro. Toyota e Audi optaram por alinhar apenas um LMP1 cada, num teste onde até quatro pilotos podem ser designados em cada inscrição. Dos times de fábrica, só a Porsche vai levar seus dois 919 Hybrid e os times não-oficiais – ByKolles e Rebellion – têm carros com apenas dois pilotos.

Na divisão LMP2, vai todo mundo: os dez carros full season estarão no teste e a Manor, que confirmou um carro suplementar a partir de Silverstone, será a única escuderia com quatro pilotos se revezando: Tor Graves, Will Stevens, o recém-anunciado James Jakes e Matt Rao. Bruno Senna e Pipo Derani, confirmados nas equipes RGR Sport by Morand e Tequila Patrón ESM, estão na lista de inscritos.

O alemão René Rast, com a anuência da Audi, foi confirmado no Oreca 05 Nissan #26 da G-Drive Racing que terá ainda Roman Rusinov e Nathanaël Berthon. Mas o nome dele ainda não aparece na lista de inscritos do Prólogo. Outras confirmações foram a de Nelson Panciatici no Alpine da Baxi DC ao lado de David Cheng e Ho-Pin Tung e do monegasco Stéphane Richelmi completando o trio da Signatech-Alpine com Gustavo Menezes e Nicolas Lapierre. Um trio 100% novo para o time de Philippe Sinault em 2016. A SMP Racing só indicou Nicolas Minassian e seu novo reforço, Vitaly Petrov.

A classe LMGTE-PRO vai com seis carros inscritos (só a Aston Martin, dos times com duas inscrições, levará um dos novos Vantage GTE) e poucas novidades. Nem a Ford ainda definiu as duplas para seus #66 e #67. Na Aston Martin, o brasileiro Fernando Rees participa do Prólogo com o dinamarquês Marco Sørensen – mas até a véspera dos treinos, podem haver mudanças. Na divisão LMGTE-AM, a única equipe sem formação confirmada é a KCMG. Aliás, Christian Ried aparece inscrito também no #77 da Dempsey-Proton da classe principal.

O Prólogo do WEC está marcado para os dias 25 e 26 de março, com entrada gratuita para o público no segundo dia. Ano passado, um total de 10 mil pessoas estiveram presentes ao circuito francês para visitar os boxes, ganhar souvenirs e tirar fotos com os pilotos do Mundial.

Comentários