WEC, Prólogo: Porsche sem oposição na sexta-feira

wec-2016-fridy-paul-ricard-54

RIO DE JANEIRO – Fim do primeiro dia do Prólogo do Mundial de Endurance (FIA WEC) em Paul Ricard. E a Porsche, com mais de 3.500 milhas percorridas em testes, parece estar um passo à frente de Audi e Toyota. O 919 Hybrid da trinca Romain Dumas/Neel Jani/Marc Lieb melhorou bastante a performance em relação a sessão matinal e baixou de 1’38”, com grande tranquilidade.

Resultado do prólogo no treino #2

À tarde, Romain Dumas estabeleceu 1’37″960 logo na segunda volta a bordo do protótipo do construtor germânico e depois Neel Jani, na sessão noturna, não precisou de muito tempo para cravar a volta mais rápida do dia em 1’37″487. A Toyota reduziu a diferença: Kazuki Nakajima andou rápido à noite e fez o melhor tempo do carro #5 na última sessão – 1’38″347. Bénoit Tréluyer foi o melhor a bordo do Audi R18 #7 e estabeleceu 1’39″393, contra 1’39″678 de Andre Lotterer, único dos quatrargólicos a andar à noite, num dia quase perdido por problemas de freios no protótipo da casa de Ingolstadt. O treino final do dia teve 19 carros andando.

A folha de tempos diz que Nelsinho Piquet não completou uma única volta hoje em Paul Ricard, no que duvido. O carro #12 da Rebellion Racing teria sido conduzido apenas por Nicolas Prost, mas parece que não: o Rebellion R-One AER do time helvético virou em 1’42″147 e fez o quarto tempo entre os protótipos LMP1, à frente do #13 guiado por Alexandre Imperatori em sua melhor volta no período matinal. Oliver Webb – único piloto presente no Prólogo pela ByKolles Racing, cravou 1’43″236.

wec-2016-fridy-paul-ricard-13

Na divisão LMP2, a Strakka Racing surpreendeu com o único exemplar de protótipo Spyder do grid do Mundial. O Gibson 015S foi o mais rápido do dia com 1’46″976, tempo cravado por Nick Leventis. Os Alpine A460 vieram na sequência com David Cheng em segundo e Gustavo Menezes em terceiro. Bruno Senna foi o 4º mais veloz no Ligier JS P2 Nissan da RGR Sport by Morand, marcando 1’47″569 na segunda sessão do dia. À noite, Pipo Derani foi o quinto – 1’47″858.

A LMGTE-PRO teve a Ferrari no topo da tabela de tempos na sexta-feira. Os tempos de Gianmaria Bruni e Sam Bird obtidos pela manhã jamais foram batidos. Tampouco a terceira marca de Olivier Pla. Andy Priaulx até evoluiu o carro #67 e ficou na quarta posição. Marco Sørensen também não melhorou a performance da sessão matinal, com o Aston Martin V8 Vantage sempre virando na casa de 2 minutos. E na LMGTE-AM, a Larbre Competition foi a mais rápida graças a Paolo Ruberti, com François Perrodo trocando de posição com Michael Wainwright, na sequência.

O Porsche 991 RSR da KCMG Racing entrou finalmente na pista e no total, 27 carros andaram na sexta-feira. Só não riscaram o asfalto de Paul Ricard o protótipo #1 dos atuais campeões do WEC Mark Webber/Timo Bernhard/Brendon Hartley, que só anda mesmo amanhã e o #77 da Dempsey Racing-Proton, sexto inscrito da classe LMGTE-PRO neste Prólogo.

Resultado do prólogo no treino #3

Comentários