Bentley e Audi vencem em Misano

timthumb
Laurens Vanthoor/Frederic Vervisch largaram na pole da prova classificatória e faturaram no domingo a corrida principal em Misano (Foto: Vision Sports Agency/Blancpain GT Series)

RIO DE JANEIRO – Com duas corridas bastante movimentadas, o Blancpain Sprint Series começou a temporada 2016 no circuito italiano de Misano cheio de novidades e com um grid espetacular. Eram 40 carros na lista de entradas, largaram 38 bólidos na rodada dupla inaugural, com direito à corrida classificatória disputada à noite. As vitórias foram divididas: apesar do favoritismo inicial, o novo Audi R8 LMS geração 2 não emplacou os dois triunfos da etapa, como era de se esperar. Num fim de semana atrapalhado pela chuva, a Bentley emplacou uma surpreendente vitória na corrida classificatória, muito mais pela estratégia do que pelos acontecimentos na pista.

O carro #1 da dupla Laurens Vanthoor/Fréderic Vervisch dominou a corrida noturna durante grande parte dos 60 minutos previstos e abriu boa vantagem na liderança. A turma da frente, por segurança, optou por largar com pneus intermediários, pois a pista não estava totalmente seca na hora da largada. Mas quem não tinha nada a perder, como a M-Sport com um de seus Bentley e a ROWE Racing, estreando uma das BMW M6 GT3 na categoria, foram para o desafio de enfrentar os 4,226 km do traçado com pneus slicks.

Um Safety Car por detritos na pista resolveu tudo a favor das duas equipes que arriscaram mais que a concorrência. Largando da 9ª posição, a dupla Andy Soucek/Maxime Soulet realizou um grande trabalho e a estratégia da M-Sport deu certo. Mais impressionante ainda foi o que fizeram Philipp Eng e Alexander Sims, que partiram de vigésimo-nono para terminar em segundo na quadriculada. Vanthoor/Vervisch ficaram mesmo com a 3ª colocação.

Resultado da corrida classificatória AQUI

Rodrigo Baptista/Filipe Albuquerque largaram da 18ª posição e o português da Audi foi destaque numa prova difícil, ajudando o estreante brasileiro em sua primeira prova no Blancpain Sprint Series a pegar rápido a mão da pista e a dupla esteve próxima de uma ótima posição na corrida classificatória. O carro #3 vinha em 7º lugar quando o Lamborghini Huracán de Stefan Rosina/Jeroen Bleekemolen provocou um acidente e o abandono de ambos os carros. Na prova principal, eles foram obrigados a largar na 33ª posição e não conseguiram avançar muito além de vigésimo-primeiro.

Impressionante que neste domingo ninguém tenha provocado qualquer tipo de incidente, ao contrário da prova noturna, que teve até carro rodando seis vezes na grama – e mesmo assim cruzando a linha de chegada. Foi o Audi de Nicholas Möller-Madsen/Markus Pommer, que colidiu com o Nissan de Alex Buncombe/Mitsunori Takaboshi, o autor da façanha. A dupla acabou a prova na 19ª posição.

No domingo, Vanthoor/Vervisch fizeram jus ao propalado favoritismo e levaram a melhor após segurar o Mercedes AMG GT3 da dupla Maxi Buhk/Dominik Baumann, da HTP Motorsport. Os dois carros fizeram uma prova à parte e chegaram separados por menos de dois segundos, após a troca de pilotos e pneus. A ROWE Racing fez mais um pódio com Eng/Sims chegando em 3º, seguidos por Rob Bell/Álvaro Parente – que se recuperaram bem após uma prova repleta de percalços na véspera – e pela dupla formada por Frank Stippler/Filip Salaquarda.

Resultado da corrida principal AQUI

O Blancpain Sprint Series terá sua 2ª etapa em 8 de maio, na pista britânica de Brands Hatch. Mas antes, tem Blancpain Endurance Series dia 23 deste mês em Monza, na Itália.

Comentários

  • Um dos destaques da boa prova de domingo foi o #86 da HTP, tripulado por Jules Szymkowiak e o veterano Bernd Schneider, que vieram de um distante 37º lugar no grid para concluírem na 7ª colocação.

  • É..Parece que o elmerson battipaldi vai pagar o que deve,,,
    Ele fez um acordo com a Unicamp… de ser cobaia de nazzo monte..
    É uma deformação na narina que cresce ,002 mm a cada ano..
    Assim , eçle vai pegar R$ 2 MILHÕES ADIANTADOS..mas não vai parar na mão dele..pois ele provou que é muito mala e não paga ninguém…rssssssss

      • Ninguém fala nada…é sinal que camaradagem pelo sr mega investidor e cascateiro…rssss..Só isso..e seu blog é o melhor e mais completo que circula na mídia…
        Outros blogueiros..(eca) só falam o que acha que imagina que sabe do que se publica…
        Suas publicações dão show em qq outro blogueiro no pais…
        Parabéns…

  • Importante destacas o novo BMW M6 da Rowe que, com p #99 fez excelentes apresentações nas duas corridas…um carro e dupla que não devem ser menosprezados para o título.

  • Rodrigo, na verdade não teve um safety car na corrida noturna, o procedimento utilizado foi o Full Course Yellow (também utilizado no WEC), no qual os carros ficam limitados a baixa velocidade porém sem reagrupar o pelotão. Foi isso que ajudou bastante o Bentley #8 e o BMW #99, pois eles fizeram o pit enquanto os outros carros estavam em velocidade limitada e quando a corrida voltou ao ritmo normal eles tinham 30s de vantagem para o Audi #1 .