BTCC abre temporada 2016 com três vencedores diferentes

Round 1 of the 2016 British Touring Car Championship.
Matt Neal não foi um dos vencedores em Brands Hatch, mas saiu líder do BTCC após a primeira rodada tripla do campeonato

RIO DE JANEIRO – Começou no último fim de semana a temporada 2016 do British Touring Car Championship (BTCC). Um grid excepcional em Brands Hatch: 32 carros inscritos e nada menos que onze marcas diferentes com presença na primeira rodada tripla do campeonato – a saber: Honda, Toyota, Subaru, Volkswagen, Audi, Chevrolet, MG, Mercedes-Benz, Proton, BMW e Ford. E com tanta novidade, a temporada começou com três vencedores nas três corridas realizadas no circuito Indy, de pouco menos de 2 km de extensão.

O primeiro espanto foi nos treinos oficiais, com o Toyota Avensis de Tom Ingram marcando a pole position, 0″063 mais rápido que o atual campeão da categoria, Gordon Shedden (Honda). E na primeira bateria de 27 voltas as posições não se alteraram: vitória histórica de Ingram (a primeira dele no BTCC), seguido por Shedden e Matt Neal na outra Honda Civic Type R. Boa prova dos MG6 GT com Ashley Sutton e Josh Cook em quarto e quinto, seguidos pelo experiente Rob Collard com a melhor BMW.

Na prova #2, Shedden deu o troco: venceu e em dobradinha, uma vez que Neal chegou na segunda posição a menos de um segundo do colega de equipe. Aron Smith, com um dos Volkswagen Passat CC remanescentes da equipe que alinhou ano passado os veteranos Jason Plato e Colin Turkington fechou o pódio. Andrew Jordan, em sua prova de estreia como piloto da Motorbase Performance, completou em quarto, seguido por Mat Jackson e Ashley Sutton.

A prova final da rodada apresentou outra surpreendente vitória: Adam Morgan, que não ganhava há quase um ano, fez as pazes com o topo do pódio e ganhou a prova #3 com seu Mercedes-Benz A-Class, escudado pelas BMW 125i M Sport de Sam Tordoff e Jack Goff. Andrew Jordan repetiu o 4º posto da prova #2 e as posições seguintes tiveram Matt Neal em quinto e Rob Collard em sexto. Mesmo sem vencer, Neal saiu da primeira rodada tripla como o líder do campeonato – e com um handicap extra de peso para administrar na etapa que vem.

Pelo menos na primeira prova, o investimento da Subaru com o modelo Levorg GT alinhado para o Team BMR e que tem nada menos que Plato e Turkington a bordo, além de James Cole e Warren Scott ainda não resultou: Turkington teve como melhor resultado um 12º lugar e Plato foi apenas 13º numa das corridas.

A próxima etapa do BTCC será em Donington Park, no dia 17 de abril.

Classificação do campeonato após a primeira rodada tripla:

1. Matt Neal (Honda) – 43 pontos
2. Gordon Shedden (Honda) – 38
3. Adam Morgan (Mercedes-Benz) – 36
4. Aron Smith (Volkswagen) e Andrew Jordan (Ford) – 32
6. Jack Goff (BMW) – 31
7. Ashley Sutton (MG) – 29
8. Sam Tordoff (BMW) – 25
9. Tom Ingram (Toyota) – 23
10. Rob Collard (BMW) – 20
11. Mat Jackson (Ford) – 19
12. Jeff Smith (Honda) – 17
13. Aiden Moffat (Mercedes-Benz) – 16
14. Josh Cook (MG) – 13
15. Rob Austin (Toyota) – 7
16. Dan Welch (Proton) – 5
17. Colin Turkington (Subaru) e Hunter Abbott (Chevrolet) – 4
19. Jason Plato (Subaru) e Jake Hill (Toyota) – 3
21. Matt Simpson (Honda) – 1

Comentários