Direto do túnel do tempo (325)

michele-alboret-3

 

RIO DE JANEIRO – No dia 25 de abril de 2001, a bordo de um Audi R8 igualzinho a este da foto, o piloto dentro do cockpit do protótipo germânico perdia a vida num acidente até hoje inexplicável. O “marocchino” Michele Alboreto fazia testes com o Audi R8 no circuito alemão de Lausitzring quando alguma coisa aconteceu de muito errado a 300 km/h e o bólido decolou para o voo fatal. Alboreto tinha 44 anos e sua experiência de mais de 100 GPs e um vice-campeonato mundial de Fórmula 1 era de grande valia para o desenvolvimento do projeto – hoje um dos mais vitoriosos da história da Endurance.

Após deixar a categoria máxima, Alboreto correu no DTM e no ITC como piloto Alfa Romeo, chegou a fazer provas de Fórmula Indy (quatro, pelo Team Scandia), disputando inclusive as 500 Milhas de Indianápolis em 1996. Mas o piloto se reencontraria nas provas longas: venceu as 24h de Le Mans em 1997 e foi 4º colocado na mesma prova em 1999 – ano de estreia da Audi em Sarthe – e terceiro em 2000 (com o carro que ilustra este post). Ele era um dos pilotos mais importantes do time e vinha de vitória nas 12h de Sebring em 2001, conquistada junto a Laurent Aiello e Rinaldo “Dindo” Capello, antes da tragédia que ceifou prematuramente a vida e a carreira daquele que foi, nos anos 80, a esperança da Ferrari em reviver um campeão mundial após Alberto Ascari.

Há 15 anos, direto do túnel do tempo.

Comentários

  • O Alboreto teve lá a sua sorte em seu acidente, pois ele se foi justamente quando o mundo estava começando a se tornar a ”coisa-ruim” que é hoje, lá no começo de 2001. Infelizmente, acho que a Itália está ”amaldiçoada” na F1 desde o Alberto Ascari… Me corrijam se eu estiver errado se eu estiver colocando religião ou misticismo aqui, mas será que a Itália não ganha um título desde 1953 com o próprio Ascari, como castigo divino ou carma por causa do Benito Mussolini, e do Fascismo? E a Alemanha demorou até 1994 para ser campeã com o Michael Schumacher, como castigo divino ou carma por causa do Adolf Hitler, e do Nazismo?

  • Tenho vagas lembranças dele na F1…na época do acidente, fiquei sabendo através de uma revista mensal de automobilismo, naquela época a atenção dada ao noticiário de esporte à motor que não fosse F1 já não era dos melhores…no traçado oval desta mesma pista meses depois ainda teríamos o terrível acidente que mutilou o grande campeão da CART Alessandro Zanardi.

    • Mais ou menos. Ele andou em duas das três provas do minicampeonato de 1996 e nas duas primeiras da temporada 96/97, quando ainda eram usados os Reynard e Lola iguais aos da ChampCar.