Fittipaldi é pole em Long Beach

RIO DE JANEIRO – Os brasileiros continuam em alta no IMSA Weather Tech SportsCar Championship. Após as duas vitórias de Pipo Derani em Daytona e Sebring, agora é a vez de Christian Fittipaldi conquistar a pole position para a 3ª etapa do campeonato, o GP de Long Beach.

O piloto da Action Express marcou a melhor volta da sessão em 1’14″962, roubando a pole que estava nas mãos de Ricky Taylor no Corvette DP #10 da Wayne Taylor Racing. O piloto estadunidense tentou voltar à posição de honra do grid, mas acabou envolvido na bandeira vermelha que interrompeu o treino dos protótipos da classe principal.

Tom Long teve uma boa performance no Mazda LMP2 e qualificou o carro #70 na 3ª posição do grid, à frente do #31 de Dane Cameron/Eric Curran. Jonathan Bomarito, 5º colocado, perdeu sua volta mais rápida por ter provocado uma bandeira vermelha – o mesmo acontecendo com Marc Goossens no #90 da Spirit of Daytona. John Pew, companheiro de equipe de Oswaldo Negri, fez o oitavo melhor tempo da classe em 1’17″513.

Mesmo sem alcançar um tempo próximo dos mais rápidos, o carro #60 da Michael Shank Racing estará em oitavo no pelotão dos protótipos e Negri está otimista. “Melhoramos o carro”, disse o brasileiro.

Na classe PC, um acidente com o protótipo #88 guiado por Mark Kvamme, da Starworks Motorsport, provocou uma bandeira vermelha e o treino não pôde ser reiniciado em virtude do cronograma apertado na Califórnia. Como não foram alcançados 10 dos 15 minutos de treino, as posições do grid da divisão foram definidas pela classificação do campeonato. A pole position seria do #52 de Robert Alon/Tom Kimber-Smith por este critério – só que o carro da PR1/Mathiasen esteve envolvido na bandeira vermelha e teve o privilégio cassado.

Assim, o melhor carro da classe no grid será o #85 de Misha Goikhberg/Stephen Simpson, seguido do #8 de Alex Popow/Renger Van der Zande e pelo #20 de Johnny Mowlem/Tomy Drissi.

Entre os GTLM, o local Bill Auberlen fez um ótimo trabalho e pôs a BMW M6 GTLM #25 na linha de frente do pelotão de 10 carros de sua divisão. O californiano superou – por apenas 0″003, é bom lembrar – o Porsche #912 de Earl Bamber/Fred Makowiecki. Campeão de 2015, Patrick Pilet larga em 3º com Nick Tandy dividindo a pilotagem.

Líderes do campeonato com duas vitórias, Oliver Gavin/Tommy Milner saem da quarta posição com o Corvette C7-R. O novo Ford GT ficou apenas com o 7º tempo (já que o #67 não treinou, por conta de um incêndio no primeiro treino livre, logo cedo) e a Ferrari mais rápida alcançou somente a oitava posição. O carro #68 do brasileiro Daniel Serra e do italiano Alessandro Balzan foi o 9º na categoria mas, é bom lembrar, a apenas 1″018 do melhor tempo da categoria.

O Fox Sports 2 transmite AO VIVO o GP de Long Beach do IWSC a partir de 20h30 ou antes, em caso de término do jogo de beisebol entre Blue Jays x Red Sox. A largada será às 20h05, horário de Brasília. A corrida tem duração de 1h40min e é uma das mais curtas do campeonato.

Comentários