Mazda surpreende no treino livre do IWSC em Long Beach

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Jonathan Bomarito foi o mais veloz na abertura dos trabalhos para o GP de Long Beach do IMSA Weather Tech SportsCar Championship (Foto: Marshall Pruett/Racer Magazine)

RIO DE JANEIRO – Enorme surpresa no treino livre do IMSA Weather Tech SportsCar Championship em Long Beach: o Mazda SDR-14 LMP2 com motor 2 litros a gasolina foi o mais rápido na sessão de aclimatação antes da definição do grid ainda hoje, mais tarde. O carro #55 de Tristan Nunez/Jonathan Bomarito registrou o tempo de 1’15″917, na metade da sessão que teve duas horas de duração e abriu os trabalhos da sexta-feira: a bandeira verde foi dada às 7h40min locais!

O Mazda foi 0″039 mais rápido que o Corvette DP dos irmãos Jordan e Ricky Taylor, que venceram a corrida no ano passado. Ryan Hunter-Reay, que faz o “double duty” neste fim de semana de IWSC e Fórmula Indy, ficou na 3ª posição em 1’16″228. Joel Miller colocou o outro Mazda LMP2 em quarto, seguido por Eric Curran e João Barbosa, no carro de Christian Fittipaldi. A 7ª posição foi do #60 da Michael Shank Racing em 1’16″632.

Na classe Prototype Challenge, de volta à pista da Califórnia após dois anos de ausência e da fusão entre ALMS e Grand-Am, a CORE Autosport foi a mais rápida: Colin Braun levou o carro #54 ao 8º tempo geral em 1’17″185, seguido por Renger Van der Zande no #8 da Starworks e Tom Kimber-Smith no #52 da PR1/Mathiasen Motorsports.

Entre os modelos da GTLM, Oliver Gavin – vencedor em Daytona e Sebring – estabeleceu a melhor volta da sessão: 1’18″533, 13º tempo geral. Lucas Luhr ficou em 2º na categoria com a BMW M6 GTLM, seguido por Jan Magnussen no outro Corvette. O brasileiro Daniel Serra e seu parceiro Alessandro Balzan ficaram em último na categoria e 24º na soma geral, com a marca de 1’19″667 após 63 voltas.

O treino teve um único incidente, quando o Ford GT #67 pilotado por Richard Westbrook teve um problema mecânico e pegou fogo. “Foi algo no motor”, disse, laconicamente, o piloto britânico. A equipe Chip Ganassi Racing agora corre contra o tempo para pôr o carro em condições de participar do treino livre final, marcado para 21h de Brasília, com duração de 25 minutos apenas. A qualificação e a definição do grid acontecem na sequência, a partir de 21h35.

Resultado do treino livre #1 aqui

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Rodrigo Mattar

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Rodrigo Mattar, carioca de 49 anos. Apaixonado por automobilismo desde os nove, é jornalista especializado em esportes a motor desde 1998. Estagiou no Jornal do Brasil e numa assessoria de comunicação antes de ingressar na Rede Globo. Em 2003, foi para o SporTV, onde foi editor dos hoje extintos programas Grid Motor e Linha de Chegada. No mesmo ano, iniciou sua trajetória como comentarista, estreando numa transmissão de uma corrida de Stock Car, realizada no saudoso Autódromo de Jacarepaguá. Há sete anos, está no Fox Sports, atuando como editor responsável do programa Fox Nitro e comentarista de diversas categorias, entre as quais Rali Dakar, Nascar, MXGP, WTCC, WRC, FIA WEC, IMSA, Fórmula E, WTCR e Superbike Series Brasil. Conduz o blog A Mil Por Hora, agora no GRANDE PRÊMIO, desde 2008.

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