Seis líderes, seis corridas: BTCC sensacional

S
BTCC_160416_PS0396-600x354
Matt Neal é o novo líder do BTCC

RIO DE JANEIRO – O British Touring Car Championship (BTCC) está simplesmente sensacional neste início de temporada. Duas rodadas triplas, seis corridas disputadas em Brands Hatch Indy e Donington Park. E seis vencedores diferentes, algo raro de se ver em qualquer categoria do esporte a motor. Não obstante, três marcas foram vitoriosas, uma em cada bateria: Ford, BMW e Honda. Que por sinal tem o novo líder do campeonato.

O experiente Matt Neal, de 49 anos, abocanhou a vitória na prova #3 com o Honda Civic da Halfords Yuasa Racing, liderando a dobradinha com Gordon Shedden, atual campeão do certame, em segundo. Os dois comandam a classificação com cinco pontos de diferença entre eles e o 3º colocado é Jack Goff, com 66 pontos.

Ashley Sutton, com o MG6 GT, conquistou a primeira pole position da carreira no BTCC, mas na prova #1 não passou da 4ª colocação. A vitória foi de Mat Jackson com o Ford da Motorbase Performance, seguido por Josh Cook no outro MG6 GT da equipe RCIB Insurance. A bordo de seu Toyota Avensis, o pole position da rodada inaugural, Tom Ingram, chegou em 3º.

Na prova #2, o vencedor foi Rob Collard, a bordo da BMW 125i M Sport preparada pela West Surrey Racing, do mesmo Dick Bennetts para quem Ayrton Senna, Maurício Gugelmin e Rubens Barrichello guiaram – e ganharam – na Fórmula 3 inglesa em priscas eras. Mat Jackson foi o segundo e em terceiro chegou Aron Smith, no VW Passat da equipe BKR – carro herdado da BMR Racing, hoje escuderia oficial da Subaru.

Subaru que, aliás, não vem bem em seu início de campanha no BTCC: Colin Turkington amarga a 17ª posição com 10 pontos. Jason Plato soma apenas três. Os outros pilotos – James Cole e Warren Scott estão no zero.

A 3ª rodada tripla será no veloz e espetacular circuito de Thruxton, no segundo domingo de maio.

Classificação do campeonato:

1. Matt Neal (Honda) – 78 pontos
2. Gordon Shedden (Honda) – 73
3. Jack Goff (BMW) – 66
4. Rob Collard (BMW) – 64
5. Mat Jackson (Ford) – 61
6. Sam Tordoff (BMW) e Aron Smith (Volkswagen) – 56
8. Ashley Sutton (MG) – 55
9. Josh Cook (MG) – 46
10. Adam Morgan (Mercedes-Benz) – 45
11. Andrew Jordan (Ford) – 44
12. Tom Ingram (Toyota) – 39
13. Aiden Moffat (Mercedes-Benz) – 32
14. Jeff Smith (Honda) – 26
15. Rob Austin (Toyota) – 21
16. Hunter Abbott (Chevrolet) – 11
17. Colin Turkington (Subaru) – 10
18. Martin Depper (Honda) e Dan Welch (Proton) – 5
20. Jason Plato (Subaru) e Michael Epps (Toyota) – 3

Sobre o Autor

Rodrigo Mattar

1 Comentário

Por Rodrigo Mattar

Reclames

Perfil

Rodrigo Mattar, carioca de 49 anos. Apaixonado por automobilismo desde os nove, é jornalista especializado em esportes a motor desde 1998. Estagiou no Jornal do Brasil e numa assessoria de comunicação antes de ingressar na Rede Globo. Em 2003, foi para o SporTV, onde foi editor dos hoje extintos programas Grid Motor e Linha de Chegada. No mesmo ano, iniciou sua trajetória como comentarista, estreando numa transmissão de uma corrida de Stock Car, realizada no saudoso Autódromo de Jacarepaguá. Há sete anos, está no Fox Sports, atuando como editor responsável do programa Fox Nitro e comentarista de diversas categorias, entre as quais Rali Dakar, Nascar, MXGP, WTCC, WRC, FIA WEC, IMSA, Fórmula E, WTCR e Superbike Series Brasil. Conduz o blog A Mil Por Hora, agora no GRANDE PRÊMIO, desde 2008.

Arquivos

Categorias

Nuvem de Tags

Twitter

Reclames

Facebook

Mais reclames