Ultrapassagem na largada define vitória em Long Beach

Long Beach Grand Prix, April 2016
Não veio a vitória, mas a liderança do campeonato é de Christian Fittipaldi e João Barbosa após o 2º lugar em Long Beach (Foto: Brian Cleary/BCPix.com)

RIO DE JANEIRO – Sabe aquele ditado que diz “corrida se ganha na primeira volta”? Pois é: nunca esse jargão do automobilismo foi levado tão a sério quanto neste sábado em Long Beach. A manobra de ultrapassagem de Ricky Taylor para cima do pole position Christian Fittipaldi decidiu as coisas na 3ª etapa do IMSA United SportsCar Championship. Numa prova de tiro curto e numa pista de difíceis ultrapassagens, só mesmo um erro poderia reverter o quadro – o que não aconteceu.

Resultado final do GP de Long Beach

Os “brothers” Jordan e Ricky Taylor pilotaram muito bem e repetiram o feito de 2015: venceram a prova da Califórnia e chegaram ao primeiro triunfo no ano, após o revés em Sebring e o 2º lugar conquistado nas 24h de Daytona. Apesar da ultrapassagem e da perda da liderança, Christian Fittipaldi e seu parceiro João Barbosa não saem tão tristes assim da corrida: com o 2º lugar, alcançaram o primeiro lugar na tabela de pontos na classe Prototype. Mas tiveram trabalho: Eric Curran/Dane Cameron conquistaram o terceiro posto, muito próximos dos companheiros de equipe.

O melhor carro entre os protótipos P2 desta vez não foi o Ligier HPD: os Mazda com motor AER 2 litros turbo andaram muito bem em Long Beach e numa corrida mais curta, numa pista travada, tiraram partido para conquistar a quarta e quinta colocações, respectivamente. A bordo do carro #70, Tom Long chegou inclusive a andar na 2ª posição. Tristan Nunez/Jonathan Bomarito também cumpriram uma boa corrida.

Long Beach Grand Prix, April 2016
Sétimo lugar, resultado apenas mediano para John Pew e Oswaldo Negri com o Ligier HPD da Mike Shank Racing

Sem jamais conseguir ameaçar, Marc Goossens/Ryan Hunter-Reay terminaram em 6º, à frente do carro de John Pew/Oswaldo Negri. Com o ritmo de prova bem mais fraco do estadunidense em seu turno, o brasileiro não pôde fazer muito além de terminar a corrida e aplacar a frustração das duas etapas anteriores. O único carro da classe principal a não ver a quadriculada foi – como era de se esperar – o DeltaWing.

Na classe Prototype Challenge, Misha Goikhberg/Stephen Simpson sobraram e venceram sem muita dificuldade. Alex Popow/Renger Van der Zande chegaram a seguir e o carro #38 de James French/Kyle Marcelli ainda bateu na última volta, num acidente de dinâmica bem esquisita, contudo sem muita gravidade. Tricampeões da prova no tempo de ALMS, Jonathan Bennett/Colin Braun tiveram duas infelicidades: na primeira, Bennett bateu de traseira numa pilha de pneus, danificando bastante o carro. Na segunda, o motor estourou com Braun a bordo, provocando a única bandeira amarela de toda a competição.

A GTLM foi como sempre a categoria mais animada e também a de maior número de polêmicas e problemas. Mesmo após receber uma penalização por excesso de velocidade nos pits, o Porsche #911 de Nick Tandy/Patrick Pilet conseguiu a primeira vitória da temporada. A polêmica ficou por conta do toque do carro #912 guiado por Fred Makowiecki no Corvette #4 de Tommy Milner, que era o líder da categoria, a poucas voltas do final.

Não foi a única situação controversa da prova: Antonio Garcia, que era o primeiro colocado e vinha para a primeira vitória em 2016, rodou sozinho e bateu, quebrando a suspensão de seu Corvette C7-R. Outro forte acidente aconteceu com a BMW M6 GTLM de Lucas Luhr/John Edwards – e, felizmente, Edwards não sofreu nada.

Os Ford GT também tiveram uma prova cheia de contratempos, principalmente o #66 de Dirk Muller/Joey Hand, que atrasou-se mais de uma vez para o conserto de uma porta que se abria sozinha. Ryan Briscoe/Richard Westbrook ainda salvaram a 4ª posição, à frente da BMW pole position de Bill Auberlen/Dirk Werner, que acabou penalizada por excesso de velocidade nos pits.

Long Beach Grand Prix, April 2016
Daniel Serra fez o seu papel e completou a disputa da GTLM na 6ª posição com a Ferrari da Scuderia Corsa

Daniel Serra fez sua terceira corrida pela Scuderia Corsa e praticamente andou a prova inteira, entrando no lugar de Alessandro Balzan já no comecinho da disputa. O brasileiro andou corretamente e emplacou um mais do que razoável 6º lugar. Como não há coincidência de datas com a próxima etapa da Stock Car, marcada para Goiânia, pode ser que ele participe da próxima corrida do IWSC, que será dia 1º de maio no Mazda Raceway, em Laguna Seca.

Na próxima etapa, o grid será dividido. Os carros das classes PC/GTD fazem uma prova de 2h de duração e as classes P/GTLM outra, com o mesmo tempo. As divisões principais entram na pista primeiro, a partir das 15h15, pelo horário de Brasília.

Comentários

  • Uma coisa que notei em relação aos Ford GT…tanto ontem nesta prova quanto hoje acompanhando o Live Timing (o Streaming não adquiri o acesso…) das 6h de Silverstone, é que o carro é sistematicamente mais lento em tempos de volta em relação aos rivais Ferrari, Porsche e Corvette…o mesmo acontecia com os antigos DP da Chip Ganassi EcoBoost, que venceram uma corrida ou outra mas nunca fizeram frente aos Corvette DP efetivamente…Por acaso é o mesmo motor que hoje empurra os GT no WTSCC e no WEC……??
    Se sim, creio que seja o principal ponto de atenção para os engenheiros porque, tem de fazer muito mais do que hoje se quiser reviver os feitos de Le Mans de 50 anos atras…
    Quanto aos demais problemas, como a porta, creio ser um defeito específico de uma unidade (o #66 que corre no IMSA), ao menos não me lembro de ter ocorrido com os demais.
    Assim como os Porsche na P1, os Ford GT já conquistaram minha torcida de cara, mas quero vê-los em condição de brigar em Sarthe com Corvette, Porsche e Ferrari, hoje ainda estão longe…