Volvo e McLaughlin voltam a vencer no V8 Supercars

75fc7eaf370f1e1424e04e7e022a1d70
Fim do jejum: duas vitórias e vice-liderança para Scott McLaughlin e a Volvo no International V8 Supercars Series

RIO DE JANEIRO – A Volvo está em seu terceiro ano no International V8 Supercars Series: o primeiro campeonato da marca sueca foi excelente, com quatro vitórias e nove pódios. No ano passado, a performance decaiu, com apenas cinco pódios e três segundos lugares como melhor resultado. Uma coisa não mudou, contudo. As performances da equipe Garry Rogers Motorsport, responsável pelo running do construtor nórdico, sempre foram excelentes no circuito de Phillip Island.

E não deu outra. Scott McLaughlin e a Volvo fizeram as pazes com a vitória no fim de semana da 3ª rodada do campeonato, disputada em apenas duas baterias no formato Super Sprint. Com uma performance tão dominante, o Kiwi alcançou a vice-liderança do campeonato, a quinze pontos do multicampeão Jamie Whincup. O piloto da Red Bull Racing Australia foi 2º colocado na prova do sábado e quarto no domingo. Com esses resultados, Jamie despachou Will Davison do topo da tabela. O vencedor em Symmons Plains baixou para 5º na classificação.

McLaughlin começou a brilhar já nos treinos de classificação, cravando a pole position. Resistiu à pressão de Whincup na primeira corrida e na segunda, contou com um erro do rival para vencer de novo. O piloto de 22 anos não deixou por menos: fez também a melhor volta nas duas provas, marcando 1’32″112 como o tempo mais rápido do fim de semana em ritmo de corrida.

A performance dos Ford Falcon começou a melhorar após um início, digamos assim, médio. Fabian Coulthard, com um dos carros da DJR Penske, conseguiu o pódio no sábado com razoável folga. No domingo, o atual campeão Mark “Frosty” Winterbottom obteve seu melhor resultado do ano e Scott Pye faturou outro pódio para a equipe de Roger Penske, associada à Dick Johnson Racing. Esperava-se mais de Shane Van Gisbergen e Craig Lowndes, mas os dois jamais foram capazes de rivalizar com os adversários.

Michael Caruso foi o único que conseguiu um resultado razoável entre os pilotos Nissan: 6º colocado na prova #2 de Phillip Island. O primeiro líder geral do campeonato ocupa a sétima posição na tabela. Agora o V8 Supercars tem alguns dias de folga, com duas semanas de intervalo para a quarta rodada marcada para Perth, no circuito de Barbagallo.

Classificação do campeonato após 3 rodadas:

1. Jamie Whincup (Holden) – 651 pontos
2. Scott McLaughlin (Volvo) – 636
3. Mark Winterbottom (Ford) – 627
4. Craig Lowndes (Holden) – 615
5. Will Davison (Holden) – 558
6. Shane Van Gisbergen (Holden) – 545
7. Michael Caruso (Nissan) – 504
8. Garth Tander (Holden) – 502
9. James Courtney (Holden) – 486
10. Todd Kelly (Nissan) – 439

Comentários

  • Rodrigo,

    Cara foram duas excelente corridas!!!! Tô felizão finalmente!!!! VITÓRIA!!!!! e Dupla!!!!

    Scott McLaughlin dominou o fim de semana, desde as práticas (onde bateu o recorde do circuito). O cara foi imbatível, até Whincup disse que o cara estava rápido demais o.O. Aliás… o que foi aquela dividida na primeira curva da prova 2…. que habilidade de ambos para não baterem…

    Aliás os dois Volvos andaram demais, James Moffat andou bem demais nas duas provas, chegando a largar em 5º na segunda prova e antes da primeira curva já estava em terceiro! Foi uma pena que na estratégia a GRM tenha feito bobagem com ele! e depois o Mostert tenha jogado ele pra fora da pista na última volta. Mas me alegra que ele esteja se adaptando bem ao Volvo…

    Os Nissans não fizeram muita coisa na prova, agente mal notava eles.

    Os Fords, finalmente eu vi o Winterbottom nesse campeonato! Apareceu para competir… hahahhaha mas ainda assim foi pouco, quem apareceu realmente foram os carros DJR, foi pena para o Scott Pye na prova um… aquele pneu furado acabou com ele (tava em 3º), mas fez muito bonito na prova 2, chegou em terceiro, mas brigou muito com “Frosty”, e o Coulthard foi muitíssimo bem na prova 1, (o que foi aquele passão que ele deu no Lowndes na última curva do circuito!!! o cara tem culhoes… pena que quebrou sem nem largar direito na prova 2… e o Waters hein? ele só aparece quando o carro quebra, até agora não entendi o porque ele freou na reta e provocou aquela batida…. não tive notícias se quebrou algo, pq foi muito estranho! o bom é que o garoto tem ajudado a bagunçar as corridas… como na anterior (SG que o diga)…. Mostert… pneu furado prova 1 que ferrou ele, e na segunda ele apenas tirou o Moffat da pista e ferrou alguém… aliás estava sob investigação…

    Sobre a Red Bull… só Whincup andou… aliás ele andou mais que o carro vamos dizer… o cara estava tirando o “leite de pedra” pra tentar acompanhar o McLaughlin e por isso fez a lambança na última curva perto do fim da prova 2 e caiu para quarto… o cara tava no “limite mesmo”.

    e por isso se puder comentar o que você escreveu… eu mudaria a parte que diz que “contou com um erro do rival para vencer de novo” porque dá a impressão que o McLaughlin só ganhou a prova por isso, e não que ele dominou a prova até com certa facilidade – verdade seja dita, e por favor não tira o meu gostinho de vitória dos volvão!!! kkkkkk

    Agora o que mais deu notícia no fds lá foi: pra onde o McLaughlin vai ano que vem!?

    O contrato dele com a GRM acaba esse ano, e as especulações sobre o seu futuro são muitas, tem gente colocando ele na Holden oficial no lugar do Tander, outros acham que o Lowndes vai se aposentar, e até que o Whincup vai picar a mula pelo mundo a fora e tentar outras categorias pra variar e ai sobraria pro garoto uma vaga no melhor time da V8. Mas eu espero que ele fique na GRM se a Volvo ficar.

    Campeonato está eletrizante, com excelentes corridas, muitas brigas, e muito equilíbrio, apesar da Red Bull ser o melhor time não tá tendo vida fácil, e isso se mostra na tabela de pontos! Minha torcida é pros Volvos continuarem evoluindo e que tenham deixado os problemas do ano passado para trás e briguem pelo título esse ano!!!!! Como eu adoro esse campeonato!!!!