WEC 2016: Quem é quem – equipes LMGTE-PRO

RIO DE JANEIRO – O blog continua com a apresentação das escuderias participantes do FIA World Endurance Championship na temporada 2016 e agora é a hora da divisão principal de Grã-Turismo, a LMGTE-PRO. A categoria terá neste ano duas imensas atrações na parte técnica, mas a grande novidade é a equipe Ford GT sob a tutela de Chip Ganassi: no 40º aniversário da primeira conquista do lendário modelo construído para derrotar a Ferrari nas 24h de Le Mans, a marca do oval azul de Detroit vem para a festa e tenta provar que não está para brincadeira. Um confronto histórico se avizinha – tão imperdível quanto espetacular – especialmente em Sarthe.

O regulamento técnico prevê carros com peso mínimo de 1245 kg e tanques de combustível com capacidade de 90 litros. Neste ano, os LMGTE-PRO foram dotados de novos apêndices aerodinâmicos para distanciar a classe da LMGTE-AM, além de ganhar pelo menos 50 HP de potência. Mudou-se a posição do aerofólio traseiro e adotou-se difusores reposicionados atrás da asa. Na parte de segurança, os carros têm agora saídas de emergência no teto, além de um reforço no cockpit. Esta é a classe dos pilotos com graduação prata ou ouro (para profissionais, portanto), que tem o brasileiro Fernando Rees – o mais experiente entre os participantes do país na atualidade, quando se fala em Endurance.

Vamos às equipes:

AF CORSE
Sede: Piacenza, Itália
Chefe de equipe: Battistino Pregliasco
Diretor técnico: Giuseppe Petrotta
Carro: Ferrari 488 GTE
Motor: Ferrari F154CB 3,9 litros turbo V8
Pneus: Michelin

wec-2016-paul-ricard-19

Amato Ferrari e sua AF Corse vêm para mais um Mundial como representantes oficiais da Ferrari e com uma nova arma: o modelo F488 GTE desenvolvido pela Michelotto a mando da Casa de Maranello para bater Ford, Porsche e Aston Martin nesta temporada. O carro substituto da F458 Italia GTE, que tinha motor aspirado, tem propulsor V8 de 3,9 litros dotado de turbocompressor – outra novidade trazida pelos italianos em 2016. A formação de pilotos para toda a temporada do WEC traz mudanças: Toni Vilander foi remanejado para os EUA e James Calado Rigon foi promovido para dividir um dos carros com o compatriota Gimmi Bruni. E o outro bólido tem Davide Rigon e o campeão do WEC na classe LMP2 ano passado, Sam Bird – que já trabalhou com o time italiano em 2014.

Os pilotos:

AUTO - 24H DU MANS WEC 2013 Part 1

GIANMARIA BRUNI (Itália)
Graduação: Platina
Idade: 34 anos (30/05/1981)
Cidade natal: Roma
Participações no WEC: 31
Vitórias na LMGTE-PRO: 12
Equipes: AF Corse (2012/16)
Classificação em 2015: Vice-campeão do World Endurance Cup GT com 131,5 pontos

Rigon-2015-1-600x400

DAVIDE RIGON (Itália)
Graduação: Platina
Idade: 29 anos (26/08/1986)
Cidade natal: Thiene
Participações no WEC: 20
Vitórias na LMGTE-PRO: 1
Equipes: 8Star Motorsports (2013) e AF Corse (2014/16)
Classificação em 2015: 4º lugar no World Endurance GT Cup com 123 pontos

JamesCalado

JAMES CALADO (Grã-Bretanha)
Graduação: Platina
Idade: 26 anos (13/06/1989)
Cidade natal: Cropthorne
Participações no WEC: 15
Vitórias na LMGTE-PRO: 1
Equipes: AF Corse (2014/16)
Classificação em 2015: 4º lugar no World Endurance GT Cup com 123 pontos

bird_news

SAM BIRD (Grã-Bretanha)
Graduação: Platina
Idade: 29 anos (09/01/1987)
Cidade natal: Roehampton
Participações no WEC: 10
Vitórias na LMGTE-PRO: nenhuma (tem 4 vitórias na LMP2)
Equipes: AF Corse (2014/16) e G-Drive Racing (2015)
Classificação em 2015: Campeão do FIA World Endurance Trophy LMP2 com 178 pontos

FORD CHIP GANASSI TEAM UK
Sede: Greatworth Park, Inglaterra
Chefe de equipe: George Howard-Chappell
Diretor técnico: Julian Robertson
Carro: Ford GT
Motor: Ford EcoBoost 3,5 litros V6 Turbo
Pneus: Michelin

wec-2016-paul-ricard-21

Quando a Ford anunciou sua volta às 24h de Le Mans, não se falou de outra coisa que não o massacre imposto pela marca estadunidense entre 1966 e 1969, quando o lendário modelo GT40 estreou nas pistas para humilhar a Ferrari. Os tempos são outros mas, por coincidência, Ferrari e Ford estão de novo em confronto. Não têm o protagonismo na principal categoria, mas a batalha da LMGTE-PRO entre as duas marcas poderá ser um dos pontos altos de uma categoria em transição, especialmente com a Porsche reduzindo seu investimento e a Aston Martin trocando de fornecedor de pneus, visando um novo projeto para no máximo uns dois anos.

A Ford confiou o desenvolvimento do carro à parceira Multimatic e quem comanda toda a parte operacional é Chip Ganassi. No esquema do WEC, o comando é do experiente George Howard-Chappell, que trabalhou por muitos anos com a Aston Martin Racing com inegável competência. O elenco de pilotos é forte, mesclando pilotos que serviram a outras fábricas. Nas três primeiras provas do ano, os carros #66 e #67 terão um terceiro nome a bordo: os escolhidos foram Billy Johnson e Harry Tincknell. Uma pena que não tenha havido lugar para Tony Kanaan. “Decisão política”, palavras do próprio.

Os pilotos:

slide1_16

OLIVIER PLA (França)
Graduação: Platina
Idade: 34 anos (22/10/1981)
Cidade natal: Toulouse
Participações no WEC: 17
Vitórias na LMGTE-PRO: nenhuma (tem 4 vitórias na LMP2)
Equipes: OAK Racing (2013), G-Drive Racing (2014), Nissan Motorsport (2015) e Ford Chip Ganassi Team UK (2016)
Vice-campeão do FIA Endurance Trophy na classe LMP2 em 2014, Olivier Pla fez parte na temporada passada do fracassado projeto do Nissan GT-R LM Nismo com motor dianteiro. Assinou com a Ganassi e a Ford em busca do seu primeiro título mundial.

introducing-stefan-muecke.img.1453282529465

STEFAN MÜCKE (Alemanha)
Graduação: Platina
Idade: 34 anos (22/11/1981)
Cidade natal: Berlim
Participações no WEC: 29
Vitórias na LMGTE-PRO: 6
Equipes: Aston Martin Racing (2012/15) e Ford Chip Ganassi Team UK (2016)
Classificação em 2015: 18º lugar no World Endurance Cup GT com 34 pontos

25401370833_958d989da8_k

BILLY JOHNSON (EUA)
Graduação: Ouro
Idade: 29 anos (10/10/1986)
Cidade natal: Torrance, Califórnia
Participações no WEC: estreante
Equipes: Ford Chip Ganassi Team UK (2016)
Piloto de desenvolvimento da Multimatic Motorsports para a Ford, Billy Johnson conhece o novo Ford GT como ninguém. E por isso mesmo, foi premiado com a participação no WEC nas três primeiras provas do campeonato – Silverstone, Spa-Francorchamps e 24h de Le Mans.

ford5

MARINO FRANCHITTI (Grã-Bretanha)
Graduação: Platina
Idade: 37 anos (07/07/1978)
Cidade natal: Bathgate, Escócia
Participações no WEC: estreante
Equipes: Ford Chip Ganassi Team UK (2016)
Irmão do antigo piloto de Fórmula Indy Dario Franchitti, o escocês Marino Franchitti fará sua estreia no Mundial de Endurance aos 37 anos. O piloto venceu as 12h de Sebring em 2014 pela equipe de Chip Ganassi e tem cinco participações nas 24h de Le Mans.

34a23bee42942c837ba0e78e0721e6fe

ANDY PRIAULX (Grã-Bretanha)
Graduação: Platina
Idade: 41 anos (08/08/1974)
Cidade natal: Guernsey
Participações no WEC: estreante
Equipes: Ford Chip Ganassi Team UK (2016)
Tricampeão do WTCC de forma consecutiva e campeão europeu de Turismo, Andy Priaulx trocou a BMW – com quem tinha um vínculo de décadas – pela Ford, para disputar o WEC pela primeira vez. No último ano, o piloto de 41 anos disputou o European Le Mans Series e o British Touring Car Championship.

AUTO - WEC TESTS AT PAUL RICARD 2016

HARRY TINCKNELL (Grã-Bretanha)
Graduação: Platina
Idade: 24 anos (29/10/1991)
Cidade natal: Exeter
Participações no WEC: 1
Equipes: Nissan Motorsports (2015) e Ford Chip Ganassi Team UK (2016)
O jovem britânico Harry Tincknell, de 24 anos, é outro “refugiado” do extinto projeto revolucionário da Nissan a receber uma oportunidade na Ford. Ganhou a classe LMP2 nas 24h de Le Mans em 2014 e foi 3º colocado no ELMS em 2015. No Europeu, disputará a temporada completa pela G-Drive Racing com um protótipo Gibson 015S Nissan.

DEMPSEY RACING-PROTON
Sede: Ummendorf, Baden-Wüttemberg, Alemanha
Chefe de equipe: Giulio Pucci
Diretor técnico: Gerold Ried
Carro: Porsche 991 RSR
Motor: Porsche 4 litros Flat 6
Pneus: Michelin

wec-2016-paul-ricard-29

A Porsche foi campeã do WEC na classe LMGTE-PRO em 2015, “varrendo” a concorrência. Levou tudo: Campeonato de Marcas e de Pilotos, com Richard Lietz. Mas nem isso sensibilizou Olaf Manthey e a equipe dele não representa mais a marca na competição. A salvação foi um acordo costurado com a Proton Competition e com o ator Patrick Dempsey, que empresta seu nome e prestígio para batizar a escuderia “oficiosa” dos cavalinhos empinados germânicos este ano. Dempsey nem vai correr (aliás, nem poderia ser piloto da LMGTE-PRO, porque é diletante), porque está entretido com as filmagens de “O Bebê de Bridget Jones”. Além do campeão Lietz, a equipe terá Michael Christensen a bordo em toda a temporada. Wolf Henzler reforça o carro #77 nas 24h de Le Mans.

Os pilotos:

939c499e-14c6-4abd-8bf8-432fd7ed66f3_teaser_original_720

RICHARD LIETZ (Áustria)
Graduação: Platina
Idade: 33 anos (17/02/1983)
Cidade natal: Waldhofen and der Ybbs
Participações no WEC: 31
Vitórias na LMGTE-PRO: 7
Equipes: Team Felbermayr-Proton (2012), Porsche AG Team Manthey (2013/15) e Dempsey Racing-Proton (2016)
Classificação em 2015: Campeão no World Endurance Cup GT com 145 pontos

2014 Tudor USCC - Rolex 24 At Daytona

MICHAEL CHRISTENSEN (Dinamarca)
Graduação: Platina
Idade: 25 anos (24/08/1990)
Cidade natal: Karlslunde
Participações no WEC: 7
Vitórias na LMGTE-PRO: 3
Equipes: Porsche AG Team Manthey (2015) e Dempsey Racing-Proton (2016)
Classificação em 2015: 3º lugar no World Endurance Cup GT com 127 pontos

ASTON MARTIN RACING
Sede: Banbury, Oxfordshire, Inglaterra
Chefe de equipe: Paul Diggins
Diretor técnico: Dan Sayers
Carro: Aston Martin Vantage V8 GTE
Motor: Aston Martin 4,5 litros V8
Pneus: Dunlop

wec-2016-paul-ricard-25

A exemplo do que acontece na LMGTE-AM, a Aston Martin reduz seus investimentos na LMGTE-PRO, optando por dois carros ao invés de três. A perda de Stefan Mücke, que brigou com a equipe no meio da temporada passada e se bandeou para a Ford, foi minimizada com o remanejamento do plantel de pilotos. Outro que saiu do time foi Christoffer Nygaard – outro que não fará muita falta. O chamado “Dane Train” foi mantido para 2016 e a eles se junta o experiente Darren Turner, o piloto mais antigo da casa. Fernando Rees, que conquistou sua primeira vitória no WEC ano passado na pista de Spa-Francorchamps, agora correrá no carro #97, com uma nova formação de pilotos. Além do rápido Richie Stanaway, ele terá como parceiro de equipe o britânico Jonathan Adam. Contudo, não ficou claro se Adam guiará nas 6h de Silverstone, já que também disputará o Britânico de GT – no mesmo fim de semana, é bom lembrar. Os pneus Dunlop são outra novidade para este ano.

Os pilotos:

Nicki-Thiim

NICKI THIIM (Dinamarca)
Graduação: Ouro
Idade: 26 anos (17/04/1989)
Cidade natal: Sønderborg
Participações no WEC: 12
Vitórias na LMGTE-PRO: nenhuma (tem 5 na LMGTE-AM)
Equipes: Aston Martin Racing (2013/16)
Classificação em 2015: 13º lugar no World Endurance Cup GT com 41 pontos

Marco-Sorensen

MARCO SØRENSEN (Dinamarca)
Graduação: Ouro
Idade: 25 anos (06/09/1990)
Cidade natal: Svenstrup
Participações no WEC: 7
Vitórias na LMGTE-PRO: nenhuma
Equipes: Aston Martin Racing (2015/16)
Classificação em 2015: 8º lugar no World Endurance Cup GT com 81 pontos

Darren-Turner

DARREN TURNER (Grã-Bretanha)
Graduação: Platina
Idade: 42 anos (13/04/1974)
Cidade natal: Camberley
Participações no WEC: 32
Vitórias na LMGTE-PRO: 6
Equipes: Aston Martin Racing (2012/16)
Classificação em 2014: 10º lugar no World Endurance Cup GT com 67 pontos

Fernando-Rees

FERNANDO REES (Brasil)
Graduação: Ouro
Idade: 31 anos (04/01/1985)
Cidade natal: São Paulo
Participações no WEC: 25
Vitórias na LMGTE-PRO: 1
Equipes: Larbre Competition (2012/13) e Aston Martin Racing (2014/16)
Classificação em 2015: 7º lugar no World Endurance Cup GT com 84 pontos

Richie-Stanaway

RICHIE STANAWAY (Nova Zelândia)
Graduação: Ouro
Idade: 24 anos (24/11/1991)
Cidade natal: Rotorua
Participações no WEC: 14
Vitórias na LMGTE-PRO: 1
Equipes: Aston Martin Racing (2013/16)
Classificação em 2015: 9º lugar no FIA Endurance Cup GT com 78 pontos

Jonny-Adam

JONATHAN ADAM (Grã-Bretanha)
Graduação: Ouro
Idade: 31 anos (04/09/1984)
Cidade natal: Kirkaldy, Escócia
Participações no WEC: 5
Vitórias na LMGTE-PRO: nenhuma
Equipes: Aston Martin Racing (2015/16)
Classificação em 2015: 12º lugar no FIA Endurance Cup GT com 47 pontos

Comentários