MENU

11 de maio de 2016 - 14:53Automobilismo Internacional

BTCC: liderança dividida em Thruxton

BTCC_TX_160507_PC0032-600x354

Andrew Jordan foi o sétimo vencedor diferente nas três rodadas triplas do BTCC em 2016

RIO DE JANEIRO – O British Touring Cars Championship (BTCC) continua num início de campeonato eletrizante. O veloz circuito de Thruxton recebeu ótimo público para a terceira rodada tripla da competição, que conheceu o sétimo vencedor diferente do ano. Andrew Jordan, que trocou a equipe MG pela Ford, voltou ao topo do pódio com uma performance sensacional na prova #2 da programação. Em contrapartida, Adam Morgan e Mat Jackson repartem a honra de ser os maiores vencedores da temporada – cada qual com duas corridas ganhas.

E de forma surpreendente, a liderança da classificação está dividida: dois dos vencedores do ano – Matt Neal (Honda) e Rob Collard (BMW) estão com os mesmos 101 pontos e ambos conquistaram um pódio cada em Thruxton, com um 2º lugar na prova #2 para Collard e na prova #3 para Neal. Adam Morgan saiu como o melhor piloto do fim de semana – único a subir ao pódio três vezes – subiu para 3º na classificação, a apenas três pontinhos da liderança. E o grande perdedor foi Gordon Shedden, que abandonou duas vezes e baixou para quinto na classificação.

Por razões de segurança, o Team BMR – que alinha os Subaru Levorg – decidiu não competir na rodada de Thruxton. Problemas envolvendo o carro de James Cole na etapa de Donington Park fizeram o time tomar a decisão de desistir do evento. Realmente, um início de campeonato desastroso para todos os pilotos do time, mas principalmente para os veteranos Colin Turkington e Jason Plato é quase que como uma humilhação pelo que os dois representam na história do BTCC. O Team BMR prometeu resolver a falha a tempo dos quatro Levorg voltarem para a 4ª rodada tripla, marcada para o circuito de Oulton Park.

Outro acontecimento na 3ª rodada tripla do BTCC foi a alta incomum da temperatura do asfalto, o que fez a TOCA (organizadora do campeonato) sentar com a Dunlop, fornecedora de pneus, para resolver o problema da melhor forma possível. Também por medida de segurança, as provas #8 e #9 do campeonato tiveram a distância reduzida para 12 voltas cada.

Classificação do campeonato após 3 rodadas triplas:

1. Matt Neal (Honda) e Rob Collard (BMW) – 101 pontos
3. Adam Morgan (Mercedes-Benz) – 98
4. Mat Jackson (Ford) – 90
5. Gordon Shedden (Honda) – 86
6. Jack Goff (BMW) – 85
7. Sam Tordoff (BMW) – 84
8. Andrew Jordan (Ford) – 80
9. Ashley Sutton (MG) – 67
10. Josh Cook (MG) – 63
11. Tom Ingram (Toyota) – 57
12. Aron Smith (Volkswagen) – 56
13. Jeff Smith (Honda) – 44
14. Rob Austin (Toyota) – 38
15. Aiden Moffat (Mercedes-Benz) – 33
16. Martin Depper (Honda) e Daniel Lloyd (Toyota) – 20
18. Daniel Welch (Proton) – 19
19. Michael Epps (Toyota) – 16
20. Jake Hill (Toyota) e Hunter Abbott (Chevrolet) – 12
22. Colin Turkington (Subaru) – 10
23. Matt Simpson (Honda) – 4
24. Jason Plato (Subaru) – 3
25. Ollie Jackson (Audi) – 2
26. Alex Martin (Ford) – 1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *