Bye bye…

V8 SUPERCAR CHAMPIONSHIP
Duro golpe: a Volvo deixa o International V8 Supercars ao fim deste campeonato

RIO DE JANEIRO – Péssima notícia para o International V8 Supercars Series: a Volvo anunciou hoje, dias antes da 4ª rodada do campeonato em Barbagallo programada para este fim de semana, que vai deixar o certame de turismo ao fim da atual temporada. A parceria com a Garry Rogers Motorsport começou em 2014 e desde então, rendeu seis vitórias à marca sueca e um total de 17 pódios, sempre com o neozelandês Scott McLaughlin – que, por sinal, ganhou as duas provas na última rodada em Philip Island e está na vice-liderança da classificação.

A decisão já vinha amadurecendo e o novo regulamento do certame, em que serão utilizados modelos Coupé e motores V6 Turbo, foi a pá de cal definitiva para a Volvo definir por sua saída da V8 Supercars Australiana. E foi tomada durante o último fim de semana, que marcou a abertura do Scandinavian Touring Car Championship (STCC), do qual os nórdicos fazem parte – e até o próprio McLaughlin correu como convidado, alcançando um 2º lugar numa das corridas no circuito de Skövde.

Niels Møller, chefe do departamento de competições da Volvo, justificou a retirada da montadora – que assim segue os passos da Mercedes-Benz (não por desinteresse do construtor alemão e sim porque nenhuma equipe quis assumir o desenvolvimento do modelo E63 como a Erebus fizera em 2014/15), já ausente da categoria nesta temporada.

“A nossa estratégia e nossos objetivos de mercado impõem que tenhamos que concentrar nossa atenção nos nossos mercados-alvo, noutras tecnologias e noutros campeonatos”, finalizou.

O perigo é a competição voltar ao que era antes: a batalha entre Holden e Ford, já que a Nissan, que investiu pesado na competição, ainda não teve o retorno desejado e tampouco alcançou resultados de vulto nos últimos anos.

Comentários

  • PQP, não são só os dirigentes da FIA que fazem cagada, a categoria é um sucesso e se chama V8 Supercars, como podem mudar os carros para cupês e os motores para V6 turbo?

  • Péssima notícia realmente! Como fã da montadora eu fico triste que ela vá embora… os S60s são lindões!

    E com isso como ficará Scott McLaughlin? muito se especula que ele só ficaria na GRM se a Volvo ficasse… nisso a GRM deve voltar aos Holdens que usava até 2013…

    O pior é que a Volvo vai sair contrariando a idéia do novo regulamento… onde sempre se fala que ele visa trazer novas montadoras para o certame!

    Meu medo é a categoria perder o brilho… e se tornar mais uma formula 1 dá vida… cheia de frescuras onde apenas uma equipe vença… hoje com os V8 e bem padronizada temos carros “parecidos” e muita competitividade… agora com o regulamento aberto se uma montadora entender melhor ele, pode ter uma vantagem desproporcional e virar uma Mercedez f1 da vida… T_T

    O que eu realmente não entendo é: o campeonato é excelente, a audiência é excelente, não se houve ninguém dizer que a V8 é ruim, na verdade eu só ouço que ela é exemplo para todo o mundo do esporte a motor… então porque raios vão mudar um time que está ganhando?!

    uma lástima a saída da Volvo, e temo por este novo regulamento, que torço para não ferrar com uma das melhores categorias do automobilismo do mundo…

    Dia triste…

    • Acabei de ler no site da categoria que o dono da equipe informou que continuará com os S60 da Volvo no ano que vem…

      acredito que deve manter os motores também..

      outra coisa que ele falou é que esse ano a Polestar praticamente não trabalhou no carro e não deve faze-lo pois a mesma informou que estaria trabalhando apenas nos S60 do WTCC e campeonatos regionais para a Volvo. Ou seja a própria equipe tem trabalhado no carro esse ano (e até agora feito um ótimo trabalho!)

      Vida longa aos Volvão!!!!!

    • Na verdade o nome da categoria já vai mudar agora em julho… sai do nome o “V8”

      O mais triste é a saída dos motores V8…. o som vai deixar saudades…

  • Na verdade não vão ser proibidos os motores V8. A categoria vai abrir o regulamento para outros tipos de bloco, podendo ser usado v8 aspirado, V6 turbo, 4 cilindros e etc. Tambem não consigo acreditar que vão mudar tanto uma categoria que da tao certo, mas é o que acontece quando se fica tao dependente de equipes de fabrica, ja que Holden e Ford ja anunciaram que vão sair, a categoria se vira nos 30 montando um regulamento para atrair outras montadoras.