Jones vence e dispara na Indy Lights

IndyLights-Jones.png">IndyLights-Jones

RIO DE JANEIRO – Num campeonato teoricamente equilibrado feito o da Indy Lights, que começou com cinco vencedores diferentes em cinco corridas nas três primeiras rodadas, quem emplacasse o segundo triunfo em 2016 daria um belo passo para assumir a liderança do campeonato. E o britânico Ed Jones, que corre com a bandeira dos Emirados Árabes Unidos, foi o primeiro a conseguir tal feito na categoria de entrada para a Fórmula Indy.

No último fim de semana, a categoria teve a 4ª rodada do ano no circuito misto do Indianápolis Motor Speedway em conjunto com a turma de cima. A primeira prova foi na sexta-feira e Jones, de apenas 22 anos, foi sensacional na última relargada da corrida, superando o então líder, o uruguaio Santiago Urrutia e o britânico Dean Stoneman, que se digladiavam pela primeira posição e acabaram dando mole ao rival da Carlin.

A seguir veio a dupla da Belardi, com Felix Rosenqvist em quarto e Zach Veach em quinto. O brasileiro André Negrão foi apenas o 9º colocado. E na prova #2, o piloto da Schmidt-Peterson Motorsports nem largou: enquanto os pilotos trabalhavam no aquecimento dos pneus, preocupados com a temperatura da pista e o vento forte, André bateu na curva 13 do circuito misto, provocando o início da prova sob bandeira amarela.

“Foi tudo culpa minha. Sinto muito”, resignou-se.

Ed Jones era o pole position, mas por pouco tempo, já que Santiago Urrutia o ultrapassou quando o vencedor da véspera e o sueco Felix Roseqnvist induziu Jones ao erro, alargando a trajetória na frenagem da curva 1. E o uruguaio também não ficaria com a liderança, já que Dean Stoneman o ultrapassou e manteve o primeiro lugar sob controle, embora a diferença entre eles tenha sido inferior a um segundo ao fim das 35 voltas percorridas.

Esta foi a primeira vitória de Dean Stoneman na Indy Lights. E pensar que, em 2011, este mesmo piloto mal tinha certeza se continuaria vivo: diagnosticado com um câncer agressivo nos testículos, curou-se, voltou às pistas e conquistou um triunfo fundamental em sua temporada de estreia na Indy Lights, tornando-se o sexto vencedor diferente em sete corridas disputadas neste ano. Com a vitória, o piloto da Andretti agora está em 4º lugar com 125 pontos, empatado com o portorriquenho Felix Serrallés.

Na prova de sábado, Kyle Kaiser (vencedor em Phoenix) foi ao pódio com o 3º lugar, enquanto Ed Jones, quarto colocado, lidera o certame com 160 pontos – 21 a mais que Urrutia e Kaiser.

A próxima prova do campeonato é na próxima quinta-feira: a Freedom 100, disputada desde 2004 no oval de Indianápolis.

Classificação da Indy Lights, após sete provas e quatro rodadas:

1. Ed Jones (Carlin) – 160 pontos
2. Kyle Kaiser (Juncos) e Santiago Urrutia (Schmidt-Peterson Motorsports) – 139
4. Felix Serrallés (Carlin) e Dean Stoneman (Andretti Autosport) – 125
6. Felix Rosenqvist (Belardi Auto Racing) – 108
7. Zach Veach (Belardi Auto Racing) – 103
8. RC Enerson (Schmidt-Peterson Motorsports) – 101
9. André Negrão (Schmidt-Peterson Motorsports) – 87
10. Shelby Blackstock (Andretti Autosport) – 85

Comentários

  • O Negrão é muito fraco…depois de dois anos na Gp2 e uns 4 ou 5 na World Series o cara não consegue controlar um carro na volta de apresentação? Fora que vem fechando o grid desde o início do ano. Esse nao chega na Indy.