Piquet x Piquet

imagem_release_652839
Surpresa: doze anos após o título da F3 inglesa, Nelsinho Piquet volta a sentar num Dallara da categoria, agora na F3 Europeia, na rodada tripla de Pau (Foto: Piquet Sports/Divulgação)

RIO DE JANEIRO – Olha só que legal: a Carlin anunciou hoje que Nelsinho Piquet, 12 anos depois do título na Fórmula 3 inglesa, volta a guiar um monoposto dessa categoria, agora na F3 Europeia. O brasileiro de 30 anos foi inscrito para a próxima rodada, marcada para o circuito francês de Pau (pronuncia-se Pô), no próximo fim de semana. A notícia surpreendeu o mundo do automobilismo e dividiu opiniões.

Para Trevor Carlin, dono da escuderia, Nelsinho vai ajudar os pilotos titulares – Ryan Tveter, Alessio Lorandi e Peter Li – com sua experiência e feedback, orientando os garotos nesse evento, considerado um dos mais difíceis da temporada. E não custa nada lembrar que, na única experiência pela equipe (ano passado) na Indy Lights, num carro e numa pista que não conhecia, fez a pole position. Isso foi em Toronto, no Canadá.

“Nelson é um autêntico ‘racer’. Ele não tem receio de competir, seja qual for o nível. É um remanescente de uma era de pilotos como Jim Clark, que acelerava em diversas categorias, só pelo amor ao esporte”, destacou o chefe da equipe. “Ele realmente impressionou o time no ano passado quando assumiu um carro que nunca tinha andado e colocou na pole em Toronto, uma pista onde também não havia competido. Seu título na Formula E reflete a habilidade que tem em pistas de rua e acreditamos que será um grande ativo para nossa equipe e nossos pilotos. Estamos motivados para trabalhar com ele em Pau e, esperamos, também em Macau mais tarde nesta temporada.”

É… você leitor não viu nada errado: Nelsinho também quer correr o GP de Macau no fim do ano pela Carlin e tentar uma vitória inédita em sua carreira.

O mais interessante é que dois dos filhos do tricampeão de F1 Nelson Piquet vão competir em Pau, pois Pedro Piquet, bicampeão da F3 Brasil, é piloto regular da categoria pela Van Amersfoort Racing.

O blog terá as corridas da 3ª rodada do Europeu de Fórmula 3 na íntegra, neste sábado e também no domingo.

Comentários

  • Talento nunca faltou. O incrível foi a volta por cima quando muitos achavam que sua carreira havia acabado. Já não seria surpresa se ele regressasse a “categoria máxima”. Esse cara tem sido uma caixinha de boas surpresas.

  • Como dizem lá no futebol, o cara é fominha!!!
    Se ele dá conta em andar em monte de categoria, cada uma mais diferente que a outra, com boa performance (ressalvando a qualidade dos oponentes), tem mais que acelerar mesmo!!! Mas em termos de carreira seria bom o Nelsinho ter aquela que ele deve ter como prioridade, sem descartar uma outra e as provas esporádicas que ele costuma fazer. Braço pra andar de F-1 ele tem (pra mim ele é melhor que os caras que andam na Manor, Sauber e Hass, além de colocar alguém da Toro Rosso no bolso) mas não poderia andar em outras categorias tão facilmente se o contrato mandá-lo priorizar a F-1 (o Hulkenberg não vai defender o título de Le Mans este ano por conta de coincidência de datas e decerto o contrato dele lá na Force India tem alguma coisa que o amarrou). Se eu fosse ele, continuava firme e forte na F-E e tratava de arrumar uma boquinha na WEC…
    Vais ser interessante ver como o Nelsão vai lidar com dois filhos de sua prole disputando a mesma curva…

  • Nelsinho Piquet, depois do Cingapuragate, tornou-se um cigano do automobilismo. Sem chances de voltar à Fórmula-1, vai peregrinar por outras categorias até a idade pesar.

  • Será divertido para ele, acredito. A Carlin hoje passa longe de ser uma das melhores equipes da categoria, então não há motivo para esperar que ele brigue por vitórias no fim de semana, mas as brigas deverão ser interessantes