Porsche apresenta o novo 991 RSR para 2017

Porsche-2017
As imagens – ainda – não são reveladoras, mas a Porsche já tem carro para voltar ao WEC em caráter oficial na próxima temporada (Foto: Porsche/Divulgação)

RIO DE JANEIRO – A Porsche já tem o sucessor do atual 911 (991) RSR. A versão 2017 do clássico modelo germânico foi apresentada hoje pela montadora com fotos, a princípio, pouco reveladoras. Especialmente porque não foram liberadas fotografias da seção traseira do bólido, que tem novidades. Uma nova caixa de câmbio foi projetada para melhorar a distribuição de massas do 991 RSR e o motor também foi revisto. O que não se sabe – ainda – é se o carro terá uma unidade derivada do atual propulsor de 4 litros com 6 cilindros flat ou se vem uma versão de motor turbocomprimido, seguindo o exemplo de Ford, Ferrari e BMW, que apostam nessa tecnologia desde o início dos seus novos projetos.

Como a Porsche normalmente é pragmática, não acredito em surpresas ou em mudanças radicais. Acredito sim que a marca campeã do WEC em 2015 entre os construtores prepara a sua rentrée no Mundial de Endurance em grande: a equipe oficial de fábrica deve voltar com dois carros – com Olaf Manthey de novo na chefia, dizem – na próxima temporada, o que seria fantástico. Já pensaram a Porsche em igualdade de condições com Ford, Ferrari, Aston Martin e quiçá Corvette? A competição agradece.

A Porsche também deve seguir com seu programa no IMSA Weather Tech SportsCar Championship. Tanto que a estreia do carro já tem local marcado: as 24h de Daytona, em janeiro. Antes disso, um extenso programa de testes está agendado, com a participação de todos os pilotos contratados pela casa de Weissach, ajudando no desenvolvimento e no feedback com os engenheiros.

Comentários