Vídeos históricos – GP de Miami da IMSA (1990)

RIO DE JANEIRO – Dia 25 de fevereiro de 1990. Há vinte e seis anos atrás, era domingo de carnaval e Momo já reinava aqui no Brasil. Mas noutras plagas, reinavam os maravilhosos protótipos da série IMSA. Era dia do GP de Miami, disputado no Bicentennial Park. Vinte e seis carros participaram da disputa, com direito à presença dos Eagle Toyota, Nissan GTP ZX-T, Jaguar XJR10, protótipos Spice de diversos anos e motorizações, Tiga, Gebhardt e o mítico modelo Porsche 962C.

Num dos Porsches, inclusive, estava Raul Boesel, que dividiu a pilotagem com “Brilliant” Bob Wollek e chegou a discutir a liderança da prova após largar em 5º com o carro da Dauer Racing. Mas um problema mecânico tirou a dupla da disputa na 87ª volta. Muitos outros bons pilotos, incluindo lendas do calibre de Hurley Haywood, participaram da prova e a vitória foi do Nissan de Geoff Brabham/Chip Robinson/Bob Earl, com uma volta de vantagem para Kevin Cogan/John Paul Junior.

Essa prova foi a primeira de Esporte Protótipos que passou ao vivo aqui no Brasil – se não me engano. Cortesia do saudoso Luciano do Valle, que estava in loco no Bicentennial Park e fez a transmissão para a Bandeirantes. Sinal produzido pela ESPN. Vídeos da prova em quatro partes. Vale cada segundo. Deliciem-se com a beleza e a potência desses carros.

Comentários

  • Muito bom Rodrigo! Sensacional! Aliás, pelo que lembro, a CART (Fórmula Indy) corria em Miami nos anos 80 e voltou nos anos 90, mais precisamente em 1995. Só que nos anos 80 era no Tamiami Park, Agora, essa pista da IMSA é no Biccentenial Park, que me parece que é a mesma pista em que o Jacques Villeneuve ganhou em 1995 na Fórmula Indy. Só que o traçado da Fórmula Indy parece que era o traçado invertido desse utiilizado pela IMSA.

  • Eu acho que vi essa corrida. Me lembro também que o Emerson havia participado de uma anterior a essa se não me engano.