WEC: mais uma pole para a Porsche em Spa

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Brendon Hartley e Timo Bernhard conquistaram a 13ª pole para a Porsche em 18 participações no WEC. Terceira só em Spa (Foto: AdrenalMedia/FIA WEC)

RIO DE JANEIRO – Spa-Francorchamps virou território Porsche no WEC. Foi na pista belga que os alemães conquistaram a primeira pole em sua volta aos protótipos LMP1 em 2014. É um Porsche que detém o recorde de volta para o Mundial de Endurance, com Brendon Hartley. E o neozelandês, mais o alemão Timo Bernhard, conquistou a 13ª pole em 18 provas nas quais esteve presente a casa de Weissach na competição.

Com a média de 1’55″793 nas voltas de seus dois pilotos escalados para o treino oficial, o carro #1 dos atuais campeões da categoria conquistou um ponto extra na competição, amenizando o enorme prejuízo do acidente nas 6h de Silverstone com o Porsche LMGTE-AM da Gulf Racing UK. O #2 guiado por Neel Jani e Marc Lieb sequer chegou ao mesmo ritmo dos companheiros de time. Foi batido por 0″797 mas assegurou o 1-2 dos Fuscões para a prova deste sábado.

A surpresa foi a Toyota, que mesmo com o TS050 Hybrid equipado o kit aerodinâmico de alta pressão, conquistou o 3º lugar no grid com sólidos desempenhos de Kamui Kobayashi e Stéphane Sarrazin. Mas o deficit dos japoneses em relação à Porsche foi grande – cerca de dois segundos pior. Em contrapartida, o equilíbrio foi muito grande entre nipônicos e quatrargólicos. A Audi ficou a 0″018 com seu melhor carro, o #8 conduzido por Oliver Jarvis e Loïc Duval, com o #7 de Marcel Fässler e Bénoit Tréluyer conseguindo apenas o sexto posto. Entre eles, o segundo TS050 Hybrid.

Nos LMP1 não-oficiais, a Rebellion ocupará a quarta fila por completo e o #13 de Mathéo Tuscher/Dodo Kraihamer/Alexandre Imperatori bateu por mais de meio segundo o #12 de Nelsinho Piquet/Nicolas Prost/Nick Heidfeld. Já é uma situação muito mais confortável para o time suíço do que foi nas 6h de Silverstone, quando os dois carros tiveram que vir do fim do pelotão para conquistar terceiro e quarto lugares na classificação geral da prova de abertura do WEC.

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Quarta fila para Nelsinho Piquet e parceiros nas 6h de Spa-Francorchamps (Foto: Piquet Sports/Divulgação)

Nelsinho continua impressionado – e impressionando – com o R-One do time que defenderá até as 24h de Le Mans. O brasileiro conseguiu chegar a 314,1 km/h no speed trap do circuito belga. Ele dividiu a classificação com Heidfeld e não ficou muito satisfeito com o resultado.

“Tivemos uns probleminhas de acerto nos treinos e, no comparativo com o outro carro, estávamos mais lentos. Para a classificação, mexemos um pouco e o carro respondeu. Infelizmente quando saí para a pista peguei muito trânsito, fruto de uma batida na minha frente que provocou bandeira vermelha. Não deu para fazer uma volta boa. Depois o Heidfeld saiu e fez uma volta muito boa, mas, na média ficamos atrás do #13. Amanhã vamos trabalhar duro para tentar andar na frente deles, pois o carro tem melhorado sempre”, disse.

Entre os LMP2, a G-Drive conquistou a segunda pole position da temporada com seu Oreca 05 Nissan. René Rast e o russo Roman Rusinov foram mais felizes nas suas voltas de classificação e deram a posição de honra à Jota Sport, que neste ano corre com as cores do grupo Gazprom. A média deles foi de 2’07″363, confortáveis 0″459 à frente do Alpine A460 guiado por Gustavo Menezes e Nicolas Lapierre.

A boa surpresa foi a Manor: 3º tempo com o #45 guiado por Roberto Mehri e Matt Rao, no melhor grid do time britânico em sua segunda participação no WEC. O outro carro, com Tor Graves e Will Stevens no treino classificatório, ficou na quinta posição. Entre eles, o intruso Gibson 015S Nissan, única inscrição suplementar das 6h de Spa-Francorchamps. Giedo Van der Garde e Simon Dolan andaram bem e levaram o protótipo à quarta posição entre 12 carros na classe. O Team Jota luta por mais um pódio na classe: sempre que disputaram a prova, terminaram entre os três primeiros, mesmo não pontuando no campeonato.

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Vencedor em Silverstone junto a Filipe Albuquerque e Ricardo Gonzalez, o brasileiro Bruno Senna larga em 6º na classe LMP2. (Foto: Shivraj Gohil/Spacesuit Media/Divulgação)

Filipe Albuquerque e Ricardo González levaram o carro da RGR Sport by Morand ao 6º lugar do grid da classe. Vencedor em Silverstone na abertura do campeonato junto ao luso e ao mexicano, o brasileiro Bruno Senna está otimista.”Tomamos um courinho básico, mas não esperávamos tanta diferença. A gente achava que terminaria pelo menos entre os quatro primeiros com a configuração de acerto que escolhemos”, comentou o sobrinho do tricampeão de F1 Ayrton Senna, que só treinou na pista belga nas sessões livres com pneus velhos.

O #31 de Pipo Derani e seus parceiros Ryan Dalziel e Chris Cumming não conseguiu um bom lugar no grid. A Tequila Patrón ESM, que completa exatamente um ano com os chassis Ligier JS P2, acabou com o oitavo e o último lugares em sua divisão. Derani entrou primeiro e até fez um bom tempo – 2’08″104. Mas como trata-se de uma classe Pro-Am, com um piloto prata ou bronze obrigado a dividir a pilotagem, o tempo de Chris Cumming, que ainda não conhecia a pista, foi basicamente três segundos mais lento, o que derrubou a equipe no ranking.

As disputas da categoria, inclusive, deverão ser pautadas pela preocupação constante com os pneus. Não obstante a temperatura alta do asfalto, pouco comum nesta época do ano, há o desgaste excessivo e a limitação de sets na classe LMP2 dará o tom das 6h de Spa-Francorchamps. Provavelmente veremos alguns LMP2, em ritmo de corrida, levando ferro dos LMGTE-PRO que não têm restrição alguma no uso de pneus novos na pista belga.

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Mais uma pole position para Davide Rigon e Sam Bird – e para a nova Ferrari 488 GTE na LMGTE-PRO (Foto: AdrenalMedia/FIA WEC)

E por falar na LMGTE-PRO, a Ferrari continua em alta com seu novo 488 GTE. A AF Corse emplacou o 1-2 entre os sete carros inscritos e a pole position, pela segunda prova consecutiva, é da dupla Davide Rigon/Sam Bird. Com a média de 2’17″644, eles superaram os parceiros Gimmi Bruni/James Calado e conquistaram mais um ponto extra na temporada. Fernando Rees e Richie Stanaway trabalharam para repetir a posição de honra obtida no ano passado, mas a dupla do Aston Martin #97 acabou relegada ao 3º lugar da categoria. A média de voltas do brasileiro foi boa: 2’17″889 – insuficiente para pôr o carro britânico à frente dos rivais.

Na LMGTE-AM, porém, a Aston Martin foi soberana: o #98 guiado por Pedro Lamy e Paul Dalla Lana não teve adversários e conquistou a pole e o ponto extra para a prova de Spa com a média de 2’20″351 – muito abaixo dos 2’22″202 dos vencedores da prova de abertura Emmanuel Collard e François Perrodo. O Porsche #88 de Khaled Al-Qubaisi e Patrick Long ficou com a terceira posição, à frente dos outros dois carros germânicos. A medíocre performance do japonês Yutaka Yamagishi a bordo do Corvette C7-R jogou o carro da Larbre Competition para a última posição do grid e da categoria, após a anulação do seu melhor tempo durante a qualificação.

As 6h de Spa-Francorchamps têm largada programada para 9h30 deste sábado, pelo horário de Brasília.

Comentários

  • Rodrigo, boa tarde.

    A Fox irá transmitir a corrida ? Você sabe algo sobre isso ?
    Obrigado novamente e parabéns pelo blog!!

    Renan.

    • Não haverá transmissão ao vivo. Somente highlights na próxima semana. Se houvesse transmissão, já teria comunicado nas redes sociais.

      • Uma pena! Infelizmente mais uma vez teremos que recorrer aos streamings. Na ultima corrida achei um bom via Reddit…