WEC: mais uma pole para a Porsche em Spa
RIO DE JANEIRO – Spa-Francorchamps virou território Porsche no WEC. Foi na pista belga que os alemães conquistaram a primeira pole em sua volta aos protótipos LMP1 em 2014. É um Porsche que detém o recorde de volta para o Mundial de Endurance, com Brendon Hartley. E o neozelandês, mais o alemão Timo Bernhard, conquistou a 13ª pole em 18 provas nas quais esteve presente a casa de Weissach na competição.
Com a média de 1’55″793 nas voltas de seus dois pilotos escalados para o treino oficial, o carro #1 dos atuais campeões da categoria conquistou um ponto extra na competição, amenizando o enorme prejuízo do acidente nas 6h de Silverstone com o Porsche LMGTE-AM da Gulf Racing UK. O #2 guiado por Neel Jani e Marc Lieb sequer chegou ao mesmo ritmo dos companheiros de time. Foi batido por 0″797 mas assegurou o 1-2 dos Fuscões para a prova deste sábado.
A surpresa foi a Toyota, que mesmo com o TS050 Hybrid equipado o kit aerodinâmico de alta pressão, conquistou o 3º lugar no grid com sólidos desempenhos de Kamui Kobayashi e Stéphane Sarrazin. Mas o deficit dos japoneses em relação à Porsche foi grande – cerca de dois segundos pior. Em contrapartida, o equilíbrio foi muito grande entre nipônicos e quatrargólicos. A Audi ficou a 0″018 com seu melhor carro, o #8 conduzido por Oliver Jarvis e Loïc Duval, com o #7 de Marcel Fässler e Bénoit Tréluyer conseguindo apenas o sexto posto. Entre eles, o segundo TS050 Hybrid.
Nos LMP1 não-oficiais, a Rebellion ocupará a quarta fila por completo e o #13 de Mathéo Tuscher/Dodo Kraihamer/Alexandre Imperatori bateu por mais de meio segundo o #12 de Nelsinho Piquet/Nicolas Prost/Nick Heidfeld. Já é uma situação muito mais confortável para o time suíço do que foi nas 6h de Silverstone, quando os dois carros tiveram que vir do fim do pelotão para conquistar terceiro e quarto lugares na classificação geral da prova de abertura do WEC.
Nelsinho continua impressionado – e impressionando – com o R-One do time que defenderá até as 24h de Le Mans. O brasileiro conseguiu chegar a 314,1 km/h no speed trap do circuito belga. Ele dividiu a classificação com Heidfeld e não ficou muito satisfeito com o resultado.
“Tivemos uns probleminhas de acerto nos treinos e, no comparativo com o outro carro, estávamos mais lentos. Para a classificação, mexemos um pouco e o carro respondeu. Infelizmente quando saí para a pista peguei muito trânsito, fruto de uma batida na minha frente que provocou bandeira vermelha. Não deu para fazer uma volta boa. Depois o Heidfeld saiu e fez uma volta muito boa, mas, na média ficamos atrás do #13. Amanhã vamos trabalhar duro para tentar andar na frente deles, pois o carro tem melhorado sempre”, disse.
Entre os LMP2, a G-Drive conquistou a segunda pole position da temporada com seu Oreca 05 Nissan. René Rast e o russo Roman Rusinov foram mais felizes nas suas voltas de classificação e deram a posição de honra à Jota Sport, que neste ano corre com as cores do grupo Gazprom. A média deles foi de 2’07″363, confortáveis 0″459 à frente do Alpine A460 guiado por Gustavo Menezes e Nicolas Lapierre.
A boa surpresa foi a Manor: 3º tempo com o #45 guiado por Roberto Mehri e Matt Rao, no melhor grid do time britânico em sua segunda participação no WEC. O outro carro, com Tor Graves e Will Stevens no treino classificatório, ficou na quinta posição. Entre eles, o intruso Gibson 015S Nissan, única inscrição suplementar das 6h de Spa-Francorchamps. Giedo Van der Garde e Simon Dolan andaram bem e levaram o protótipo à quarta posição entre 12 carros na classe. O Team Jota luta por mais um pódio na classe: sempre que disputaram a prova, terminaram entre os três primeiros, mesmo não pontuando no campeonato.
Filipe Albuquerque e Ricardo González levaram o carro da RGR Sport by Morand ao 6º lugar do grid da classe. Vencedor em Silverstone na abertura do campeonato junto ao luso e ao mexicano, o brasileiro Bruno Senna está otimista.”Tomamos um courinho básico, mas não esperávamos tanta diferença. A gente achava que terminaria pelo menos entre os quatro primeiros com a configuração de acerto que escolhemos”, comentou o sobrinho do tricampeão de F1 Ayrton Senna, que só treinou na pista belga nas sessões livres com pneus velhos.
O #31 de Pipo Derani e seus parceiros Ryan Dalziel e Chris Cumming não conseguiu um bom lugar no grid. A Tequila Patrón ESM, que completa exatamente um ano com os chassis Ligier JS P2, acabou com o oitavo e o último lugares em sua divisão. Derani entrou primeiro e até fez um bom tempo – 2’08″104. Mas como trata-se de uma classe Pro-Am, com um piloto prata ou bronze obrigado a dividir a pilotagem, o tempo de Chris Cumming, que ainda não conhecia a pista, foi basicamente três segundos mais lento, o que derrubou a equipe no ranking.
As disputas da categoria, inclusive, deverão ser pautadas pela preocupação constante com os pneus. Não obstante a temperatura alta do asfalto, pouco comum nesta época do ano, há o desgaste excessivo e a limitação de sets na classe LMP2 dará o tom das 6h de Spa-Francorchamps. Provavelmente veremos alguns LMP2, em ritmo de corrida, levando ferro dos LMGTE-PRO que não têm restrição alguma no uso de pneus novos na pista belga.
E por falar na LMGTE-PRO, a Ferrari continua em alta com seu novo 488 GTE. A AF Corse emplacou o 1-2 entre os sete carros inscritos e a pole position, pela segunda prova consecutiva, é da dupla Davide Rigon/Sam Bird. Com a média de 2’17″644, eles superaram os parceiros Gimmi Bruni/James Calado e conquistaram mais um ponto extra na temporada. Fernando Rees e Richie Stanaway trabalharam para repetir a posição de honra obtida no ano passado, mas a dupla do Aston Martin #97 acabou relegada ao 3º lugar da categoria. A média de voltas do brasileiro foi boa: 2’17″889 – insuficiente para pôr o carro britânico à frente dos rivais.
Na LMGTE-AM, porém, a Aston Martin foi soberana: o #98 guiado por Pedro Lamy e Paul Dalla Lana não teve adversários e conquistou a pole e o ponto extra para a prova de Spa com a média de 2’20″351 – muito abaixo dos 2’22″202 dos vencedores da prova de abertura Emmanuel Collard e François Perrodo. O Porsche #88 de Khaled Al-Qubaisi e Patrick Long ficou com a terceira posição, à frente dos outros dois carros germânicos. A medíocre performance do japonês Yutaka Yamagishi a bordo do Corvette C7-R jogou o carro da Larbre Competition para a última posição do grid e da categoria, após a anulação do seu melhor tempo durante a qualificação.
As 6h de Spa-Francorchamps têm largada programada para 9h30 deste sábado, pelo horário de Brasília.
Rodrigo, boa tarde.
A Fox irá transmitir a corrida ? Você sabe algo sobre isso ?
Obrigado novamente e parabéns pelo blog!!
Renan.
Não haverá transmissão ao vivo. Somente highlights na próxima semana. Se houvesse transmissão, já teria comunicado nas redes sociais.
Uma pena! Infelizmente mais uma vez teremos que recorrer aos streamings. Na ultima corrida achei um bom via Reddit…