24h de Le Mans, treinos de quinta-feira: chuva torrencial confirma Porsche na pole position

Lieb-Jani-Dumas-LM24-Pole
Num dia atípico, a Porsche conquistou 1-2 na primeira fila do grid. O carro #2 de Marc Lieb, Neel Jani e Romain Dumas larga da pole neste sábado. O Fox Sports transmite e o Grande Prêmio também terá o tempo real da corrida

RIO DE JANEIRO – Caiu o mundo nesta quinta-feira em Sarthe. Praticamente 3h de treinos – que não aconteceram – por causa da chuva. No meio do primeiro treino de hoje, a pista já tinha sido molhada o bastante para os tempos não melhorarem. A ponto dos tempos subirem mais de 30 segundos só na troca dos pneus slick pelos biscoito. E para piorar, caiu um temporal no início do QP3 que provocou aquaplaning na pista e bandeira vermelha.

O melhor momento do dia foi do Safety Car. Pilotado pelo quatro vezes campeão da prova Yannick Dalmas, o carro de segurança foi protagonista de uma derrapagem controlada simplesmente espetacular. Veja só.

Até que houve bons tempos alcançados hoje. Antes da chuva, o Porsche #1 dos campeões mundiais Timo Bernhard/Brendon Hartley/Mark Webber chegou a rodar em 3’23″307, mais de um segundo abaixo do Toyota de Anthony Davidson/Sébastien Buemi/Kazuki Nakajima. E no último treino oficial, só 36 carros registraram tempo e a melhor volta da última sessão foi 3’50″934, só para que os leitores tenham uma ideia do quanto a pista ficou encharcada por conta da chuva.

Um único carro foi obrigado a marcar tempo: o CLM P1/01 da ByKolles foi totalmente recuperado após um incêndio sofrido no treino livre com Pierre Kaffer a bordo. Os mecânicos passaram uma noite inteira em claro, os pilotos agradeceram penhoradamente o esforço do time, mas o máximo que o carro #4 alcançou foi 3’34″168, insuficiente para fazer cosquinha na Rebellion Racing.

Assim, diante de tudo o que aconteceu, a pole position é mais uma vez da Porsche, que monopoliza a primeira fila graças a Neel Jani e Timo Bernhard, os pilotos que cravaram os melhores tempos na véspera. O tempo foi 2″846 pior que a marca impressionante do piloto suíço obtida no ano passado.

A Toyota confirmou a segunda fila do grid, com o carro #6 conduzido por Stéphane Sarrazin e o #5 com Anthony Davidson na melhor volta no agregado das três sessões. André Lotterer e Lucas Di Grassi foram os mais rápidos com os Audi R18 – inclusive o brasileiro do carro #8 tinha aparecido inclusive com o quinto melhor tempo geral, só que apareceu hoje em 6º no grid com o tempo de 3’22″823, o melhor entre os seis brasileiros inscritos.

Nelsinho Piquet foi o 8º com o #12 da Rebellion Racing: o piloto marcou 3’27″348 em sua melhor volta no primeiro treino classificatório e hoje ele até chegou a rodar muito próximo, virando em 3’27″573 na primeira sessão de hoje. No último treino, ele nem andou. Até aqui, Piquet é o segundo mais rápido no trecho de aferição de velocidade de ponta: 339,1 km/h.

68_Ford_LM24_2016_Qualifying_2
A Ford confirmou a pole na LMGTE-PRO, mas tem piloto reclamando de montão…

O alemão René Rast, com o Oreca 05 Coupé Nissan da G-Drive Racing, confirmou a pole position da classe LMP2 com o tempo de 3’36″605, num grid que terá quatro protótipos construídos no ateliê de Hughes de Chaunac nas duas primeiras filas – e isso inclui os dois Alpine A460. O #49 da Michael Shank Racing é o melhor dos Ligier JS P2, mas o carro do time estadunidense será prejudicado por uma regra esdrúxula das 24h de Le Mans: como a equipe trocou o motor do carro, foi punida e terá que cumprir um stop & hold de cinco minutos – mais do que uma volta inteira na pista em ritmo de corrida. Os carros do WEC, aliás e a propósito, podem fazer o mesmo sem ser punidos. Que lindo…

Pipo Derani e seus parceiros da Extreme Speed Motorsports largam da 6ª posição. Bruno Senna parte de 13º com o carro #43 da RGR Sport by Morand, num grid que conta com 23 bólidos – o maior plantel da prova neste ano. O Garage 56 também é um LMP2 – inscrito para o quadriamputado Fréderic Sausset disputar a prova pela primeira vez. Hoje ele andou em 4’01″607, mas no último treino o #84 sequer foi para a pista.

Na LMGTE-PRO, foi confirmado o domínio dos carros turbocomprimidos, com as sete primeiras posições do grid – os quatro Ford GT e as três Ferrari 488 GTE tiveram um desempenho tão superior aos outros carros da classe que o diretor esportivo do ACO, Vincent Beaumesnil, não descarta um BoP extra para a corrida. Teve piloto reclamando no Twitter – e com veemência. Vejam só o que escreveu o David Heinemeier-Hänsson, que é da LMGTE-AM.

Car # 13 / REBELLION RACING / CHE / Rebellion R-One - AER / MathŽo Tuscher (CHE) / Dominik Kraihamer (AUT) / Alexandre Imperatori (CHE) - WEC 6 Hours of Spa - Circuit de Spa-Francorchamps - Spa - Belgium

Por sinal, nesta categoria ainda houve uma pequena mudança no grid, mas não o suficiente para roubar do #61 de Rob Bell/Keita Sawa/Mok Weng Sun a pole position. A Clearwater Racing estreia assim em grande estilo na prova de Sarthe. O Aston Martin #98 da trinca Lauda/Lamy/Dalla Lana ficou em segundo e o Porsche #88, numa performance excepcional de Patrick Long no QP2, ficou com o 3º melhor tempo, rodando em 3’57″513 na melhor performance do dia entre os carros da classe, superando a Ferrari #55 da AF Corse.

Amanhã não tem treino. A grande atração é a parada dos pilotos, o desfile anual na Place des Jacobins. Agora, se liguem no recado que eu vou passar aqui abaixo:

Os canais Fox Sports transmitem AO VIVO e com EXCLUSIVIDADE a 84ª edição das 24h de Le Mans. No comando, Hamilton Rodrigues, Sergio Lago e Rodrigo Mattar – o escriba que vos fala agora. E o sábado será glorioso no Fox Sports 2. Antes das 9h30, quando abrimos oficialmente nossa transmissão, anotem aí: 7h tem Highlights do WRC – Rali da Itália. Na sequência, a reprise do Show da Nascar e o programa Road To Le Mans.

Querem mais? Nossa janela de transmissão vai até as 16h. Depois voltamos no Fox Sports para mais 1h de transmissão em dois períodos de meia hora – das 17h20 às 17h50 e 19h20 às 19h50.

Domingo encerramos de novo no Fox Sports 2. Vamos de 8h da manhã até o pódio. Quem sabe – e tomara – com brasileiros vencendo.

Comentários

  • O “MAIS LONGO DOS DIAS” está chegando…365 dias….12 meses a espera desta que é a CORRIDA DAS CORRIDAS….que me perdoe os amantes das 500 MILHAS, do GP de MONACO, mas LE MANS é LE MANS….24 HORAS com o pé cravado o tempo todo…é o OLIMPO.
    Deixo aqui o meu agradecimento emocionado à FOX SPORTS pela ímpar iniciativa, e principalmente ao “monsiuer endurance”,Rodrigo Mattar, que muito provavelmente, brigou, esperneou, fez bico, para que esta transmissão atingisse em cheio os fãs de Le Mans….
    Sras. e Srs., a Terra vai tremer neste fim de semana, o duelo de titãs está por vir, e que vença o melhor…..FORÇA PORSCHE!

  • Sobre a LMGTE Pro, é justo que haja um equilíbrio maior entre todos os carros, embora ocorra que Ferrari F488 e Ford GT são exatamente os carros novos da classe com motores mais leves e modernos…não creio, por exemplo que o BoP de Le Mans queira deliberadamente forjar a batalha Ford x Ferrari sem que os demais tenham chance de vencer.
    O Ford GT, por exemplo, tem apenas uma vitória no IMSA (Laguna Seca) em sua classe e até o momento não pareceu ser capaz de vencer os rivais em provas longas. A Ferrari domina a classe no WEC até o momento, enquanto o Corvette foi o vencedor das 24h de Daytona. Então, vejo equilíbrio de forças de alguma forma.

  • A ansiedade é grande vamos ver quem vence nas 24Hs mais esperadas do ano.
    Obrigado Rodrigo Mattar você sabe tudo a algo mais sobre Le Mans.
    Minha torcida fica para a Toyota na mão de Antony Davidson.
    Mil agradecimentos a Fox Sports.