33 carros nas 6h de Nürburgring

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RIO DE JANEIRO – Última prova europeia do Mundial de Endurance (FIA WEC) e primeira pós-Le Mans, as 6h de Nürburgring serão disputadas pela segunda vez no circuito de 5,148 km de extensão no Nordscheleife. Marcada para 24 de julho, em pleno verão no Velho Mundo, a corrida terá 33 carros na lista de inscritos – basicamente os mesmos da abertura do campeonato em Silverstone.

Lista provisória de inscritos das 6h de Nürburgring

A LMP1, de final dramático e histórico nas 24h de Le Mans, chega para a 4ª etapa com o trio vencedor em Sarthe formado por Romain Dumas/Neel Jani/Marc Lieb com a liderança embaixo do braço no Campeonato Mundial de Pilotos. Os representantes da Porsche somam 94 pontos contra 55 de Loïc Duval/Oliver Jarvis/Lucas Di Grassi e 54 de Kamui Kobayashi/Mike Conway/Stéphane Sarrazin. Portanto, trios das três principais marcas da classe nas três primeiras colocações do Mundial.

Nelsinho Piquet, que ocupa a 7ª posição com 25 pontos junto a Nicolas Prost e Nick Heidfeld não foi confirmado – ainda – pela Rebellion Racing nas 6h de Nürburgring. Em tese, a vaga seria de Mathias Beche, mas o brasileiro fez um ótimo trabalho em suas três provas pelo time suíço e pode permanecer por mais corridas. Vamos aguardar, portanto. E a trinca do #12 é a líder do WEC entre os pilotos LMP1 não-oficiais, somando 86 pontos contra 50 de Dominik Kraihamer/Alexandre Imperatori/Mathéo Tuscher.

Na classe LMP2, Gustavo Menezes/Nicolas Lapierre/Stéphane Richelmi vêm de duas vitórias, disparando na liderança do FIA Endurance Trophy com 23 pontos de vantagem para René Rast e Roman Rusinov (87 a 64). A G-Drive Racing, que contou com Will Stevens nas 24h de Le Mans, terá que buscar um terceiro piloto até o fim do campeonato: o britânico volta ao comando do #44 da Manor, que também contará com o regresso de James Jakes e Richard Bradley, que correu pela KCMG em Sarthe.

Bruno Senna e seus parceiros da RGR Sport by Morand chegam à prova da Alemanha com o 3º lugar no campeonato com 53 pontos, enquanto Pipo Derani e Ryan Dalziel estão em quarto no certame com 44. Will Stevens é o 5º colocado com 41. Cabe observar que o canadense Chris Cumming tem oito pontos a menos que os colegas de Tequila Patrón ESM porque não completou o tempo máximo exigido para os pilotos prata/bronze em Le Mans.

Com os mesmos sete inscritos das provas de Silverstone e Spa-Francorchamps, a LMGTE-PRO chega à corrida da Alemanha com a Aston Martin na frente entre os construtores e uma trinca da Ford ponteando o FIA Endurance Cup para pilotos das duas divisões de Grã-Turismo: Olivier Pla/Stefan Mücke/Billy Johnson têm 60 pontos, mas o estadunidense só foi inscrito em Spa e Le Mans. Com a invencibilidade perdida, Davide Rigon/Sam Bird estão a oito pontos dos líderes e Marco Sørensen/Nicki Thiim/Darren Turner ocupam o 3º lugar com 51. Fernando Rees, após somar 30 pontos na prova de Sarthe, segue próximo dos ponteiros: ele, Richie Stanaway e Jonathan Adam têm 45 na classificação.

E na LMGTE-AM, com o máximo de pontos somados em Le Mans, a trinca formada por François Perrodo/Emmanuel Collard/Rui Águas ocupa o primeiro lugar na tabela com confortáveis 93 pontos – 38 a mais que Khaled Al Qubaisi e David Heinemeier-Hänsson. Pierre Ragues e Yutaka Yamagishi – que devem fazer mais uma corrida sem Paolo Ruberti dividindo o #50 da Larbre Competition – estão em terceiro com 50. Mais uma vez vítimas de abandono na prova que concede pontos em dobro aos que terminarem, Paul Dalla Lana/Mathias Lauda/Pedro Lamy ocupam o 4º posto no certame, com 45.

Na prova do ano passado, que contou com um público de 62 mil espectadores, a vitória foi de Brendon Hartley/Mark Webber/Timo Bernhard, que impulsionou os pilotos para a conquista do título mundial. A corrida teve um total de 203 voltas. O recorde da pole é 1’36″473, cortesia de Romain Dumas e Marc Lieb.

Comentários

  • Tomara que vcs não transmistam essa corrida. Le Mans foi um show de horrores, pareciam um bando de baratas tontas.

    Não vou pegar no pé do Hamilton e do Sérgio pq eles basicamente só conhecem a NASCAR..

    Vc que adora pagar de entendido e entusiasta de sportcar racing, é na verdade um grande cabação. Um momento sofrível como exemplo:

    Ao ver que não estavam trocando os pneus do #1, vc disse algo como: “é, parece que a Porsche vai seguir o exemplo da Toyota e fazer um duplo stint no pneu”

    Os pneus são sempre usados por 3 stints(4 dependendo do carro). Aquele era o terceiro stint para o #1, não o sengundo, e eles não tavam seguindo a Toyota, é padrão para todos.

    Nem é dificil perceber quando se troca os pneus pq, devido à restrição das pistolas pneumáticas, a demora é grande(25s extras), Normalmente, só se troca pneus em trocas de pilotos.

    O #2 usou apenas 10 sets de slicks e o maior turno em um set do carro #2 foi por 53 voltas(4 stints):
    http://www.endurance-info.com/en/porsche-wins-in-le-mans-5233-kilometres-on-the-limit/

    Le Mans não é F1 e, principalmente, Michelin não é Pirelli.

    Lamentável seu amadorismo. Se prepare melhor para o ano que vem. Assita as transmissões da Radio Le Mans, os cometaristas ingleses são muito melhor informados e entendidos do assunto.

    • Se eu sou “cabação” ou “amador”, seu babaca, então porque não vem aqui e faz melhor, manezão?

      A transmissão foi elogiada pela grande maioria. Mas tem sempre um imbecil que tenta ver chifre em cabeça de cavalo.

      Não “pago de entendido” e “entusiasta” de SportsCar Racing, filho. TODO MUNDO reconhece isso. Só você, Gargamel ou Gardenal, que acha que não.

      Ah… eu ouço sim a Radio Le Mans. Assisto todas as transmissões com o papa John Hindnaugh e com Nick Daman. Se é que isso vem ao caso. Não sou o fodão. Aliás, quem nunca falou alguma coisa errada, que atire a primeira pedra. Até você, que vem aqui cagar regra e me criticar por pouco.

      Mas mesmo assim, obrigado pelo clique. Adoro ter a audiência de gente sem noção tambem feito você. Vá se tratar antes de vir aqui defecar merda e destratar as pessoas que não são obrigadas a ler suas sandices.