Action Express começa na frente em Detroit

Detroit, Belle Isle, June 2016.  (Photo by Brian Cleary/ www.bcpix.com )

RIO DE JANEIRO – Sexta-feira cedo, já começaram os treinos para a 5ª etapa do IMSA Weather Tech SportsCar Championship. E no treino livre que aconteceu agora pela manhã no circuito urbano montado no Belle Isle Park, o português João Barbosa, parceiro do brasileiro Christian Fittipaldi na condução do Corvette DP #5 da Action Express Racing, foi o mais rápido.

Barbosa fez o tempo de 1’24″239, sete décimos mais veloz que o #31 conduzido por Eric Curran, da mesma equipe. Os dois pilotos foram os únicos a virar abaixo de 1’25”, já que o terceiro colocado – Ricky Taylor – foi 0″892 mais lento. Oswaldo Negri ficou em 4º lugar a bordo do Ligier JS P2 HPD da Michael Shank Racing, virando em 1’25″249.

O holandês Renger Van der Zande foi o mais veloz entre os sete carros da classe Prototype Challenge. Com o #8 da Starworks, ele registrou 1’27″030 e foi o sétimo mais rápido da geral, seguido por Colin Braun – a apenas 0″027. Tom Kimber-Smith estabeleceu o 3º tempo da categoria, com Stephen Simpson em quarto e James French em quinto.

Na divisão GT Daytona, quem estabeleceu o tempo de referência foi Jörg Bergmeister. O veterano piloto alemão fez 1’31″253 e foi seis décimos mais rápido que o Dodge Viper GT3-R da Riley Motorsports guiado por Jeroen Bleekemolen. Na sequência, vieram as duas BMW M6 GT3 da Turner Motorsport – respectivamente com Jens Klingmann e Markus Palttala. O espanhol Alex Riberas foi o 5º mais rápido da sessão com o Porsche #23 da Alex Job Racing/Team Seattle.

A sessão teve duas interrupções por bandeira vermelha. Uma delas em razão de um acidente com a Ferrari 488 GT3 da Scuderia Corsa, guiada pela dinamarquesa Christina Nielsen. Na outra, por detritos na pista, o Lamborghini #48 da Paul Miller Racing e o Mazda #70 da Speedsource ficaram parados à margem da pista.

Haverá ainda mais um treino livre, marcado para começar às 13h55 de Brasília, antes da tomada de tempo que definirá o grid. A qualificação começa a partir de 18h05, sempre pelo horário de Brasília, com a classe GTD, depois entrando na pista a Prototype Challenge e, por fim, a Prototype para confirmar o pole position.

Comentários

  • Mattar,

    A IMSA está fazendo uma “dobradinha” com a Indy?? Salvo engano, tem rodada dupla da Indy em Detroit nesse fim de semana.
    E tem previsão da Fox mostrar a corrida da IMSA??
    Um abraço!!!

    • Está não. Faz. Desde a American Le Mans Series.

      E sim, vamos exibir a corrida de Detroit ao vivo. A partir de 13h25 de Brasília.

  • Iria perguntar do porque da ausência dos GtLM , mas lembrei que estão na Europa, se preparando para as 24h de Le Mans…amanhã então estarei ligado e torcendo para o Ligier da Michael Shank #60.