Equipes 24h de Le Mans 2016 – Aston Martin Racing (LMGTE-PRO)

RIO DE JANEIRO – Após as equipes da classe LMGTE-AM, agora o blog traz a ficha completa dos times da divisão LMGTE-PRO, que é aberta somente aos pilotos profissionais e os carros são construídos em 2016. O regulamento técnico deste ano abriu a possibilidade dos carros trazerem novos apêndices aerodinâmicos, motores mais potentes e os bólidos têm também melhorias na segurança passiva para os pilotos. A categoria terá uma batalha hercúlea pela vitória entre cinco marcas e a primeira delas aqui é a Aston Martin Racing.

ASTON MARTIN RACING
Sede: Banbury, Oxfordshire (Grã-Bretanha)
Site oficial: www.astonmartinracing.com
Twitter: @AMR_Official
Facebook: facebook.com/astonmartin

Carro: Aston Martin Vantage V8 GTE
Motor: Aston Martin 4,5 litros V8
Pneus: Dunlop
Potência: 485 HP
Reservatório de combustível: 102 litros
Peso mínimo: 1180 kg

Prodrive CEO: David Richards
Team Principal: Paul Howarth
Chefe de Operações: Paul Diggins
Diretor Técnico: Dan Sayers

le-mans-test-2016-finish-order-43

Única fabricante do grid do WEC e das 24h de Le Mans com pneus Dunlop na LMGTE-PRO, além da mudança de fornecedor de pneus a Aston Martin traz o resgate da tradicional cor da Grã-Bretanha no automobilismo para a decoração de seus dois Vantage V8 GTE. Os carros construídos pela Prodrive estão – dizem – nos seus últimos momentos dentro das pistas e poderão ser substituídos por outro modelo da marca dentro em breve.

le-mans-test-2016-finish-order-44

Enquanto isso não acontece, a Aston Martin Racing alinha dois carros neste ano nas 24h de Le Mans na classe principal de Grã-Turismo, em substituição aos três do ano passado. Reflexos de uma nova filosofia do time hoje comandado por Paul Howarth, incluindo também a contenção de custos. Os dois carros rodaram tempos próximos no Journée Test, na casa de 3’56”. O #97 do brasileiro Fernando Rees, que tenta largar pela segunda vez na história da prova, teve alguns problemas de motor que prejudicaram o desempenho do carro e também tiraram da equipe a possibilidade de coletar mais dados para afinar os ajustes para os treinos classificatórios na próxima semana.

Os pilotos do #95:

Nicki-Thiim

NICKI THIIIM (Dinamarca)
Twitter: @NickiThiim
Graduação: Ouro
Data de nascimento: 17/04/1989 (27 anos)
Cidade natal: Sønderborg
Participações nas 24h de Le Mans: 2
Melhor resultado em Le Mans: 19º lugar em 2014
Corridas no WEC: 14
Vitórias na LMGTE-PRO: nenhuma (tem 5 na LMGTE-AM)
Tempo no Journée Test: 3’56″191 (34 voltas)

Marco-Sorensen

MARCO SØRENSEN (Dinamarca)
Twitter: @Marco_sorensen
Graduação: Ouro
Data de nascimento: 06/09/1990 (25 anos)
Cidade natal: Svenstrup
Participações nas 24h de Le Mans: 1
Melhor resultado em Le Mans: 27º lugar em 2015
Corridas no WEC: 9
Vitórias na LMGTE-PRO: nenhuma
Tempo no Journée Test: 3’57″073 (24 voltas)

Darren-Turner

DARREN TURNER (Grã-Bretanha)
Twitter: @DarrenTurner007
Graduação: Platina
Data de nascimento: 13/04/1974 (42 anos)
Cidade natal: Camberley, Surrey (Inglaterra)
Participações nas 24h de Le Mans: 13
Melhor resultado em Le Mans: 5º lugar em 2007
Corridas no WEC: 34
Vitórias na LMGTE-PRO: 6
Tempo no Journée Test: 3’56″652 (22 voltas)

Os pilotos do #97:

Richie-Stanaway

RICHIE STANAWAY (Nova Zelândia)
Twitter: @RichieStanaway
Graduação: Ouro
Data de nascimento: 24/11/1991 (24 anos)
Cidade natal: Rotorua
Participações nas 24h de Le Mans: 1
Melhor resultado: 34º lugar em 2015
Corridas no WEC: 16
Vitórias na LMGTE-PRO: 1
Tempo no Journée Test: 3’56″930 (8 voltas)

Fernando-Rees

FERNANDO REES (Brasil)
Twitter: @Fernando_Rees
Graduação: Ouro
Data de nascimento: 04/01/1985 (31 anos)
Cidade natal: São Paulo
Participações nas 24h de Le Mans: 1
Melhor resultado: 34º lugar em 2015
Corridas no WEC: 27
Vitórias na LMGTE-PRO: 1
Tempo no Journée Test: 4’00″544 (11 voltas)

Jonny-Adam

JONATHAN ADAM (Grã-Bretanha)
Twitter: @JonnyAdam
Graduação: Ouro
Data de nascimento: 04/09/1984 (31 anos)
Cidade natal: Kirkaldy (Escócia)
Participações nas 24h de Le Mans: estreante
Corridas no WEC: 6
Vitórias na LMGTE-PRO: nenhuma
Tempo no Journée Test: 3’56″523 (36 voltas)

Comentários

  • Provavelmente a classe que mais atrairá olhares e lentes nesta edição…e poderia ser ainda mais espetacular, se o grupo Fiat não tivesse colocado fim ao programa da Dodge…imaginem, a Víbora enfrentando Corvette, Ford, Porsche, Aston e Ferrari…