Equipes 24h de Le Mans 2016 – Ford Chip Ganassi Team (LMGTE-PRO)

RIO DE JANEIRO – Chegou a hora e a vez de uma marca icônica que volta às 24h de Le Mans, aqui no blog. Meio século depois da primeira vitória em Sarthe, a Ford regressa com um Tour de Force como poucas vezes se viu nos últimos anos. Ataque total em busca do triunfo na divisão LMGTE-PRO: é a Ford Chip Ganassi Team!

FORD CHIP GANASSI TEAM
Sede: Indianápolis, Indiana (EUA) e Greatworth Park, Inglaterra
Site oficial: www.chipganassiracing.com e www.fordperformance.com
Twitter: @CGRTeams e @FordPerformance
Facebook: facebook.com/ChipGanassiRacingTeams e facebook.com/FordPerformance

Carro: Ford GT
Motor: Ford EcoBoost 3,5 litros V6 Turbo
Pneus: Michelin
Potência: 480 HP
Reservatório de combustível: 98 litros
Peso mínimo: 1245 kg

Chefe de Equipe: George Howard-Chappell
Diretor Técnico: Julian Robertson
Engenheiros: Brad Goldberg e John Hennek

le-mans-test-2016-finish-order-67-Ford

Quatro vezes campeã das 24h de Le Mans, a Ford revive a mística do lendário GT40 campeão nos anos 1960, arrasando Ferrari e Porsche naqueles tempos com um exército de carros e com performances que entraram para a história de Sarthe. E o investimento feito para o regresso após 50 anos é monumental: duas equipes atuando em conjunto – o time da série IMSA Weather Tech SportsCar Championship e o do FIA WEC, correndo na mesma pista pela primeira vez na história – sob a supervisão da Chip Ganassi Racing e seu braço desportivo na Inglaterra, chefiado por George Howard-Chappell.

le-mans-test-2016-finish-order-68-Ford

A curiosidade é a numeração dos quatro carros, remetendo às vitórias em 66, 67, 68 e 69. O projeto tem grandes pilotos (Sébastien Bourdais é o mais experiente de todos eles no quesito horas de voo na pista francesa), mas sem querer puxar a sardinha, havia espaço de sobra para Tony Kanaan participar dessa festa – até porque Scott Dixon vai correr em Le Mans. “Decisão política”, comentou o próprio TK em redes sociais. No Journée Test, o melhor dos quatro bólidos inscritos do time fez o 6º tempo.

Os pilotos do #66:

slide1_16

OLIVIER PLA (França)
Twitter: @olivierpla
Graduação: Platina
Data de nascimento: 22/10/1981 (34 anos)
Cidade natal: Toulouse, Haute-Garonne
Participações nas 24h de Le Mans: 8
Melhor resultado em Le Mans: 8º lugar em 2013
Corridas no WEC: 19
Vitórias na LMGTE-PRO: nenhuma (tem 4 na LMP2)
Tempo no Journée Test: 3’56″804 (21 voltas)

introducing-stefan-muecke.img_.1453282529465

STEFAN MÜCKE (Alemanha)
Twitter: @StefanMucke007
Graduação: Platina
Data de nascimento: 22/11/1981 (34 anos)
Cidade natal: Berlim
Participações nas 24h de Le Mans: 9
Melhor resultado em Le Mans: 4º lugar em 2009
Corridas no WEC: 31
Vitórias na LMGTE-PRO: 6
Tempo no Journée Test: 3’56″680 (18 voltas)

-AGA-Prologue-WEC16--MG-1694_n

BILLY JOHNSON (EUA)
Twitter: @BillyJRacing
Graduação: Ouro
Data de nascimento: 10/10/1986 (29 anos)
Cidade natal: Torrance, Califórnia
Participações nas 24h de Le Mans: estreante
Corridas no WEC: 2
Vitórias na LMGTE-PRO: nenhuma
Tempo no Journée Test: 3’56″167 (37 voltas)

Os pilotos do #67:

JS79766265

MARINO FRANCHITTI (Grã-Bretanha)
Twitter: @MFranchitti
Graduação: Platina
Data de nascimento: 07/07/1978 (37 anos)
Cidade natal: Edimburgo (Escócia)
Participações nas 24h de Le Mans: 5
Melhor resultado em Le Mans: 25º lugar em 2010
Corridas no WEC: 2
Vitórias na LMGTE-PRO: nenhuma
Tempo no Journée Test: 3’57″640 (20 voltas)

34a23bee42942c837ba0e78e0721e6fe

ANDY PRIAULX (Grã-Bretanha)
Twitter: @andypriaulx
Graduação: Platina
Data de nascimento: 08/08/1974 (41 anos)
Cidade natal: Guernsey (Inglaterra)
Participações nas 24h de Le Mans: 2
Melhor resultado em Le Mans: 15º lugar em 2011
Corridas no WEC: 2
Vitórias na LMGTE-PRO: nenhuma
Tempo no Journée Test: 3’56″702 (25 voltas)

25918800622_9e66b404cc_k

HARRY TINCKNELL (Grã-Bretanha)
Twitter: @HarryTincknell
Graduação: Platina
Data de nascimento: 29/10/1991 (24 anos)
Cidade natal: Exeter, Devon (Inglaterra)
Participações nas 24h de Le Mans: 2
Melhor resultado em Le Mans: 5º lugar em 2014
Corridas no WEC: 3
Vitórias na LMGTE-PRO: nenhuma
Tempo no Journée Test: 3’56″596 (29 voltas)

Os pilotos do #68:

71a1db1e4ad70a5eca997fb7ce208a4d

JOEY HAND (EUA)
Twitter: @JoeyHandRacing
Graduação: Platina
Data de nascimento: 10/02/1979 (37 anos)
Cidade natal: Sacramento, Califórnia
Participações nas 24h de Le Mans: 1
Melhor resultado em Le Mans: 15º lugar em 2011
Tempo no Journée Test: 3’58″596 (17 voltas)

Dirk Muller Profile

DIRK MÜLLER (Alemanha)
Twitter: @muellerdirk
Graduação: Platina
Data de nascimento: 18/11/1975 (40 anos)
Cidade natal: Burbach, Renânia do Norte-Vestfália
Participações nas 24h de Le Mans: 4
Melhor resultado em Le Mans: 15º lugar em 2011
Tempo no Journée Test: 3’56″630 (26 voltas)

maxresdefault

SÉBASTIEN BOURDAIS (França)
Twitter: @BourdaisOnTrack
Graduação: Platina
Data de nascimento: 28/02/1979 (37 anos)
Cidade natal: Le Mans, Sarthe
Participações nas 24h de Le Mans: 10
Melhor resultado em Le Mans: 2º lugar em 2007, 2009 e 2011
Tempo no Journée Test: não participou

Os pilotos do #69:

16-Briscoe-LargeImage

RYAN BRISCOE (Austrália)
Twitter: @Ryan_Briscoe
Graduação: Platina
Data de nascimento: 24/09/1981 (34 anos)
Cidade natal: Sydney, New South Wales
Participações nas 24h de Le Mans: 2
Melhor resultado em Le Mans: não classificado em 2013 (carro completou menos de 70% da distância)
Tempo no Journée Test: 3’56″039 (20 voltas)

Richard Westbrook Profile

RICHARD WESTBROOK (Grã-Bretanha)
Twitter: @RWestbrook1
Graduação: Platina
Data de nascimento: 10/07/1975 (40 anos)
Cidade natal: Chelsford, Essex (Inglaterra)
Participações nas 24h de Le Mans: 5
Melhor resultado em Le Mans: 20º lugar em 2014
Tempo no Journée Test: 3’56″709 (35 voltas)

indycar-indy-500-2015-scott-dixon-chip-ganassi-racing-chevrolet

SCOTT DIXON (Nova Zelândia)
Twitter: @scottdixon9
Graduação: Platina
Data de nascimento: 22/09/1980 (35 anos)
Cidade natal: Brisbane, Queensland (Austrália)
Participações nas 24h de Le Mans: estreante
Tempo no Journée Test: não participou

Comentários

  • Acho que só tem um carro que gosto mais que o Ford GT: O Dodge Viper…e como este último não participa por decisão “estratégica” da Fiat, que encerrou o programa de corridas da Dodge, minha torcida nesta prova fica definida para os carros da Chip Ganassi Racing.
    Embora o carro não pareça ter forças para brigar diretamente pela pole na classe, na corrida tudo pode acontecer…