ELMS: 38 carros no Red Bull Ring

unnamed (2)
Largada para a última prova do campeonato, as 4h de Imola: o ELMS volta no próximo dia 17 com a etapa do Red Bull Ring, na Áustria (Foto: ELMS/Divulgação)

RIO DE JANEIRO – Dentro de duas semanas, o European Le Mans Series (ELMS) volta às pistas após a costumeira pausa para a disputa das 24h de Le Mans. Após a corrida da França, algumas equipes aproveitam para rever seus programas e outras reforçam os investimentos em busca dos títulos que estão em jogo. Por isso mesmo, o grid para a 3ª etapa, que acontecerá no Red Bull Ring, na Áustria, tem menos carros que nos eventos de Silverstone e Imola. São 38 os bólidos confirmados para mais esta corrida da temporada 2016.

A LMP2 tem três baixas: a SO24! by Lombard Racing, a IDEC Sport Racing e a Race Performance optaram por não levar seus equipamentos à pista austríaca. Assim, o plantel terá 11 carros, com pelo menos duas vagas em aberto: a Greaves Motorsport, atual campeã da categoria, não definiu ainda um substituto para Kuba Giermaziak, que perdeu a vaga por falta de patrocínio. Também a Murphy Prototypes não tem um terceiro piloto definido: o carro #48 só tem confirmados até agora o irlandês Sean Doyle e o italiano Guglielmo Belotti. Sir Chris Hoy não tomará parte da tripulação do #25 da Algarve Pro Racing, reforçada com a presença do francês Andrea Pìzzitola.

Com 43 pontos e dois pódios, a trinca Simon Dolan/Giedo Van der Garde/Harry Tincknell (G-Drive Racing) defende a liderança na classificação, com 12 pontos de vantagem para Andreas Wirth/Julián Leal/Stefano Coletti (SMP Racing). Vencedores da última etapa em Imola, Pierre Thiriet/Mathias Beche/Ryo Hirakawa ocupam o 3º lugar no certame com 25 pontos somados.

Na LMP3, o plantel é todo composto pelos protótipos Ligier JS P3. A Murphy P3-3Dimensional.com já recebeu seu protótipo Ave-Riley AR2, mas não teve tempo para efetuar quaisquer testes de desenvolvimento e a equipe deve voltar na 4ª etapa, marcada para o circuito de Paul Ricard em 28 de agosto. Duas equipes ainda não definiram pilotos para seus carros: a Graff Racing não escolheu o terceiro nome do #9 que terá Eric Troulliet e Paul Petit e o #11 da Eurointernational tem apenas Giorgio Mondini e Marco Jacoboni confirmados a bordo. A RLR Motorsport confirmou John Hartshorne e Ross Warburton ao lado do dinamarquês Morten Dons.

Com duas vitórias, Alex Brundle/Christian England/Mike Guasch vão à Áustria para manter a invencibilidade na temporada e ampliar o total de pontos, que é de 50. A trinca da United Autosports tem exatamente uma vitória – equivalente a 25 pontos – de vantagem na classificação sobre os companheiros de equipe Mark Patterson/Wayne Boyd/Matt Bell. Dino Lunardi e David Hallyday estão logo atrás na 3ª colocação.

Oito LMGTE completam o total de carros confirmados para as 4h de Red Bull Ring – os mesmos que estiveram na pista em Imola, com poucas alterações entre os pilotos. No carro #56, Alessandro Pier Guidi volta a bordo no lugar de Davide Rigon. Marco Seefried e Robert Renauer formam no #77 da Proton Competition junto a Mike Hedlund. E no #88, o italiano Matteo Cairoli, egresso do Porsche Supercup, faz sua estreia no ELMS dividindo o 991 RSR com Christian Ried e Gianluca Roda. A trinca formada por Alex MacDowall/Darren Turner/Andrew Howard (Beechdean) lidera a temporada com 35 pontos, contra 33 dos Talkanitsa pai e filho. Wolf Henzler e Mike Hedlund dividem o 3º lugar, com 30.

Lista de inscritos para as 4h do Red Bull Ring AQUI

Comentários