Super GT: 43 carros na volta da temporada em Sugo

16sgt-rd2-075
À frente do pelotão em Fuji: João Paulo de Oliveira disputa neste domingo a etapa de Sugo do Super GT japonês

RIO DE JANEIRO – Após o cancelamento da rodada prevista para Autopolis por conta de um terremoto que afetou a região do circuito, o Super GT retoma as atividades neste fim de semana. O hiato de dois meses e meio entre a prova de Fuji e aquela que seria a 4ª etapa do certame terminou e é hora dos pilotos acelerarem no circuito de Sugo Sportsland.

A pista localizada na região de Murata tem 3,737 km de extensão. Inaugurada em 1975, é uma das mais tradicionais do calendário, sempre com corridas emocionantes. E isto é tudo o que os torcedores e apaixonados pelos carros do principal certame de Grã-Turismo da Ásia querem ver, já que nas primeiras provas de 2016 os vencedores foram os mesmos: Tsugio Matsuda/Ronnie Quintarelli, atuais campeões, chegam invictos a esta corrida e por conta dessa invencibilidade, vão carregar um “lastro do sucesso” de 80 kg no Nissan #1 da equipe Motul Autech.

O plantel de 15 carros da GT500 é o mesmo de sempre e terá também a presença do brasileiro João Paulo de Oliveira, que no último fim de semana emplacou sua primeira vitória no ano na etapa de Fuji da Super Formula. O piloto do Nissan #12 da Calsonic Team Impul esteve perto de um ótimo resultado nos 500 km de Fuji, mas o estouro de um dos pneus provocou um acidente e ele não pôde terminar a prova. Com sete pontos somados no campeonato, Oliveira e seu parceiro Hironobu Yasuda carregam 14 kg extras de lastro no carro do time chefiado pela lenda Kazuyoshi Hoshino. E dos carros da GT500 inscritos em Sugo, apenas os Honda #15 da Drago Modulo e o #17 da Keihin Real Racing, sem ponto algum somado nas duas primeiras corridas, não carregam lastro – o que pode ser um fator em termos de desempenho.

A divisão GT300, que abrange os modelos enquadrados no regulamento FIA GT3 e também os carros com o “Mother Chassis” fabricado pela GTA, organizadora do campeonato, tem nada menos que 28 bólidos inscritos. E dentre tantos carros, o mais lastreado é o Nissan “Godzilla” de Jann Mardenborough/Kazuki Hoshino: a dupla da B-Max NDDP tem 42 kg adicionais em seu carro por conta da liderança no certame, já que somam 21 pontos – um a mais que Haruki Kurosawa/Naoya Gamou, que vão tentar o segundo triunfo a bordo do Mercedes AMG GT3 da K2 R&D Leon Racing. O Toyota 86 MC da VivaC, guiado por Takeshi Tsuchiya/Takamitsu Matsui, terceiro colocado na temporada com 17 pontos, vai com 34 kg extras nessa prova. Dos 28 carros da lista, treze não tem qualquer lastro previsto para a rodada de Sugo.

E para a imensa alegria dos fãs do Super GT, haverá transmissão AO VIVO via live streaming. A Nismo TV prevê o início dos trabalhos a partir da 1h50 da manhã de sábado para domingo e o blog A Mil Por Hora vai ter o vídeo da corrida de Sugo para vocês, leitores.

Comentários